Como já foi explicado em outros textos, a Identidade Visual é construída a partir de elementos gráficos que estão presentes na estética da marca. Sendo assim, o mesmo design é encontrado em cartões de visitas, postagens nas redes sociais ou no logotipo da empresa, por exemplo.
Com base nisso, uma das maneiras de entender a importância da Identidade Visual é pensando em cima de um case de sucesso.
Dra. Janaina Goston atua no mercado de nutrição esportiva há mais de 10 anos. Atualmente, além de atender em seu consultório particular, ela é professora no curso de Especialização em Fisioterapia da UFMG e no Curso de Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Desportiva do IESPE,e colunista no programa Alimentação Saudável.
Nesse tocante, diante dos diversos nichos que Janaina atua, a demanda por uma Identidade Visual é muito importante para a consolidação no mercado, a partir dessa representação estética.
Diante desse cenário, a primeira etapa nesse processo foi uma reunião feita pelos membros da Cria, responsáveis pelo projeto, em conjunto com a cliente, de forma a entender melhor sobre a empresa, além coletar os insumos necessários para o processo criativo.
Depois disso, as principais ideias foram resumidas em um Briefing Criativo, documento que serve de base para guiar o processo criativo, deixando-o alinhado com as expectativas do cliente. Nele, estão as principais ideias do projeto.
Um dos principais insights ocorreu a partir da personalidade da própria Janaina, que transmite carisma e energia nas ações. Diante disso, foi muito importante pensar em maneiras de transmitir essa energia em elementos gráficos.
Além disso, como ela atua em diversos setores do mercado, o nome tornou-se um dos elementos mais marcantes para o processo criativo. A partir disso, ele foi associado à escrita médica, por ter uma característica única, apresentando uma tipografia marcante.
Por fim, é válido ressaltar que na criação de uma logo, é esperado que o nome esteja associado com algum elemento gráfico. Contudo, pensando no conceito de mudança e inovação, a Identidade Visual baseou-se, novamente, na utilização do nome, como forma de trazer certo dinamismo e espontaneidade para o processo criativo.
Ademais, a escolha de cores ligada ao verde traduz tanto uma preferência de Janaina, pontuada na reunião inicial, quanto com a ideia de saúde e movimento presentes no significado da cor.
Ao final, o processo criativo estava bem alinhado com a expectativa da cliente, sendo possível associar a arte aos conceitos definidos inicialmente, ressaltando características que tornam a marca única.
Frente ao exposto, a ID é um dos processos importantes para a consolidação no mercado, uma vez que os elementos visuais são associadas à marca e ao que ela busca oferecer.
Ficou interessado no assunto? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse!
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…