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7 Dicas de como fazer uma campanha no Facebook Ads

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O Facebook Ads é uma das ferramentas de anúncios digitais mais utilizadas na atualidade. A plataforma é de extrema importância para o Marketing Digital e oferece diversas possibilidades de anúncios e campanhas na própria rede social e também em seus parceiros, como é o caso do Instagram. 

Sem dúvidas, para fazer anúncios é fundamental que as campanhas tenham qualidade. Uma boa campanha no Facebook Ads deve ser planejada e executada por meio de técnicas específicas para que essa seja realmente efetiva. Mas antes, como funciona o Facebook Ads? 

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é um sistema de mídias e anúncios pagos. A plataforma permite criar várias campanhas em diversos formatos de anúncios. Quando as campanhas são planejadas e bem executadas, a ferramenta é um investimento que vale muito a pena. Sem dúvidas, utilizando bem o Facebook Ads seus anúncios vão chegar para as pessoas certas e, assim, o alcance dos produtos e serviços oferecidos por você será bem maior! 

Qual a importância e por quê usar o Facebook Ads?

A ferramenta do Facebook Ads é uma das melhores do mercado. Com isso, estando de acordo com os objetivos do seu negócio, é muito provável que seja benéfico e muito rentável para você utilizar a plataforma. 

O Facebook Ads tem um grande público ao seu alcance e te permite usufruir de muitas possibilidades ao realizar seus anúncios. Dessa forma, certamente o seu público está dentro da ferramenta, basta analisar o fato de o Facebook ser uma rede que já ultrapassou 1 bilhão de usuários. Além disso, a plataforma oferece a realização de testes de campanhas, a mensuração de resultados e uma completa segmentação de público. 

Já vimos que o Facebook Ads é importante para sua estratégia de Marketing Digital, mas o que você saber antes de começar a usá-lo? 

Conhecendo conceitos e termos

Gerenciador de negócios

O Gerenciador de negócios é a parte onde os anúncios do Facebook Ads serão construídos. Ele oferece ao usuário inúmeros recursos os quais permitiram a construção das campanhas, o monitoramento dos anúncios e a mensuração dos resultados.

Anúncio ou Ad

O anúncio é justamente as mídias pagas para atingir determinado público a partir de um objetivo. Um anúncio é o conjunto de imagem, texto, público definido e a forma de pagamento escolhida. 

Publicação Impulsionada

Uma publicação impulsionada, diferentemente dos anúncios, é realizada diretamente na publicação do feed. O Facebook tende a sugerir quais publicações deveriam ser impulsionadas. 

Publicação Patrocinada

Uma publicação patrocinada é um formato pago que se direciona apenas para quem já faz parte do seu público. Deste modo, ela pode ser utilizada para promover algo específico de sua marca e é muito provável que as pessoas ligadas a marca vejam essa publicação. 

Pixel de Conversão

O Pixel de conversão é a ferramenta que permite o acompanhamento dos anúncios. É nela que você vai ver se as campanhas estão sendo efetivas. Além disso, vale ressaltar que a ferramenta precisa ser configurada para ter melhores resultados.

Impressões e conversões

As impressões são a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido e as conversões são quando o objetivo pré-determinado é alcançado. Por exemplo, se o objetivo do Ad era visitar o site, quando isso acontece ocorre uma conversão no anúncio. 

ROAS (Return on Advertising Spend)

O ROAS ou Retorno sobre o gasto em Ad é a mensuração do retorno do investimento feito com um anúncio. É ela que vai mensurar e metrificar a efetividade da campanha e o retorno para sua empresa que seus gastos trouxeram.

Custo por clique (CPC)

O CPC é a divisão do seu gasto total com um anúncio pelo número total de cliques obtidos. Assim, quanto mais baixo o CPC mais rentável está sendo sua campanha. 

Teste A/B

O teste A/B é indicado para quando sua empresa não sabe qual formato de anúncio é mais efetivo. Ele permite que um mesmo anúncio seja experimentado em diferentes formatos. 

Dicas para criar um anúncio

Agora que você já sabe o que é o Facebook Ads, sua importância e os termos e conceitos básicos, que tal falar de algumas dicas na hora de criar o seu anúncio? 

1 – Comece por um objetivo

Para que um anúncio seja efetivo e alcance os resultados que você espera, a primeira coisa a se fazer é definir um objetivo. Dessa forma, definido o que você deseja, se torna mais fácil saber o que fazer para alcançar esses resultados. 

Dessa forma, após abrir o gerenciador de negócios, o primeiro passo é definir um objetivo. Você pode escolher por alcance, reconhecimento da marca, tráfego, engajamento, entre outros.   

2 – Segmentações e público

Com um objetivo definido, o próximo passo é segmentar o público do seu anúncio. O Facebook te permite direcionar os anúncios para sua Core audience (audiência principal), para audiências personalizadas e similares. Uma campanha de sucesso é sem dúvidas uma campanha segmentada de maneira correta e efetiva. Assim, seja estratégico e faça um bom planejamento acerca de qual segmentação é melhor para o seu objetivo. 

A segmentação pode ser baseada na localização, no gênero, na idade, nos interesses, nos históricos de buscas, no comportamento online, entre muitas outras. As possibilidades são muitas, mas o mais importante é saber o porquê de realizar as suas segmentações baseadas no seu objetivo. 

3 – Posicionamento

Após feita a segmentação do público é importante que você determine o posicionamento do anúncio. O posicionamento diz respeito ao local em que seu anúncio será exibido. Além disso, o Facebook permite que o posicionamento seja manual ou automático. 

O recomendado é que você opte pelo posicionamento automático. Nessa opção, o próprio Facebook Ads determina as melhores posições baseadas nos seus gastos. 

4 – Hora de ser criativo!

Na hora de criar o anúncio é importante que você seja criativo e estratégico. Seja objetivo na legenda e ao mesmo tempo é importante prezar pela clareza da mensagem para não deixar dúvidas. Faça uma chamada atraente e convide o espectador a realizar alguma ação. 

Da mesma forma, a imagem, vídeo ou o formato de vinculação escolhido deve prender a atenção dos usuários. O feed das redes sociais são como um bombardeio de informações e com isso é preciso ser criativo para se destacar! 

5 – Escolhendo o tipo de anúncio

O anúncio pode ser do tipo de imagem, vídeo, carrossel, experiência instantânea e coleção. Mais uma vez, pense em qual formato é melhor que seu anúncio seja vinculado. Por outro lado, escolhendo a opção de teste A/B o mesmo anúncio é compartilhado em vários formatos pelo Facebook. 

6 – Faça testes

Ao construir o seu anúncio, faça campanhas direcionadas para públicos diferentes. Essa dica é importante pois pode fazer com que você tenha menos prejuízos e ao mesmo tempo entenda mais do seu público.

Além de oferecer muitas possibilidades, o Facebook Ads permite que sua marca conheça ainda mais seu público-alvo. Dessa forma, não se prenda sempre a uma única segmentação ou a um único formato de anúncios. Muitas vezes fazer novos testes e inovar também é importante!

7 – Gerenciando e metrificando

Por fim, depois de configurar e criar seu anúncio, o importante é gerenciar e metrificá-lo. O gerenciador de anúncios possibilita que você tenha uma visão geral e alguns insights de como a sua campanha está. Não se prenda apenas às informações gerais, mas se atente também aos pequenos detalhes fornecidos. 

Fique atento à situação do seu orçamento, ao alcance, impressões, conversões, entre vários outros indicadores. Caso necessário, faça modificações em campanhas que já existem para melhorar os resultados obtidos.


Gostou das dicas? Não deixe de conferir também sobre o Google Ads e o Instagram Ads em nosso blog!

Redator da Cria

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