O Facebook Ads é uma das ferramentas de anúncios digitais mais utilizadas na atualidade. A plataforma é de extrema importância para o Marketing Digital e oferece diversas possibilidades de anúncios e campanhas na própria rede social e também em seus parceiros, como é o caso do Instagram.
Sem dúvidas, para fazer anúncios é fundamental que as campanhas tenham qualidade. Uma boa campanha no Facebook Ads deve ser planejada e executada por meio de técnicas específicas para que essa seja realmente efetiva. Mas antes, como funciona o Facebook Ads?
O Facebook Ads é um sistema de mídias e anúncios pagos. A plataforma permite criar várias campanhas em diversos formatos de anúncios. Quando as campanhas são planejadas e bem executadas, a ferramenta é um investimento que vale muito a pena. Sem dúvidas, utilizando bem o Facebook Ads seus anúncios vão chegar para as pessoas certas e, assim, o alcance dos produtos e serviços oferecidos por você será bem maior!
A ferramenta do Facebook Ads é uma das melhores do mercado. Com isso, estando de acordo com os objetivos do seu negócio, é muito provável que seja benéfico e muito rentável para você utilizar a plataforma.
O Facebook Ads tem um grande público ao seu alcance e te permite usufruir de muitas possibilidades ao realizar seus anúncios. Dessa forma, certamente o seu público está dentro da ferramenta, basta analisar o fato de o Facebook ser uma rede que já ultrapassou 1 bilhão de usuários. Além disso, a plataforma oferece a realização de testes de campanhas, a mensuração de resultados e uma completa segmentação de público.
Já vimos que o Facebook Ads é importante para sua estratégia de Marketing Digital, mas o que você saber antes de começar a usá-lo?
O Gerenciador de negócios é a parte onde os anúncios do Facebook Ads serão construídos. Ele oferece ao usuário inúmeros recursos os quais permitiram a construção das campanhas, o monitoramento dos anúncios e a mensuração dos resultados.
O anúncio é justamente as mídias pagas para atingir determinado público a partir de um objetivo. Um anúncio é o conjunto de imagem, texto, público definido e a forma de pagamento escolhida.
Uma publicação impulsionada, diferentemente dos anúncios, é realizada diretamente na publicação do feed. O Facebook tende a sugerir quais publicações deveriam ser impulsionadas.
Uma publicação patrocinada é um formato pago que se direciona apenas para quem já faz parte do seu público. Deste modo, ela pode ser utilizada para promover algo específico de sua marca e é muito provável que as pessoas ligadas a marca vejam essa publicação.
O Pixel de conversão é a ferramenta que permite o acompanhamento dos anúncios. É nela que você vai ver se as campanhas estão sendo efetivas. Além disso, vale ressaltar que a ferramenta precisa ser configurada para ter melhores resultados.
As impressões são a quantidade de vezes que seu anúncio foi exibido e as conversões são quando o objetivo pré-determinado é alcançado. Por exemplo, se o objetivo do Ad era visitar o site, quando isso acontece ocorre uma conversão no anúncio.
O ROAS ou Retorno sobre o gasto em Ad é a mensuração do retorno do investimento feito com um anúncio. É ela que vai mensurar e metrificar a efetividade da campanha e o retorno para sua empresa que seus gastos trouxeram.
O CPC é a divisão do seu gasto total com um anúncio pelo número total de cliques obtidos. Assim, quanto mais baixo o CPC mais rentável está sendo sua campanha.
O teste A/B é indicado para quando sua empresa não sabe qual formato de anúncio é mais efetivo. Ele permite que um mesmo anúncio seja experimentado em diferentes formatos.
Agora que você já sabe o que é o Facebook Ads, sua importância e os termos e conceitos básicos, que tal falar de algumas dicas na hora de criar o seu anúncio?
Para que um anúncio seja efetivo e alcance os resultados que você espera, a primeira coisa a se fazer é definir um objetivo. Dessa forma, definido o que você deseja, se torna mais fácil saber o que fazer para alcançar esses resultados.
Dessa forma, após abrir o gerenciador de negócios, o primeiro passo é definir um objetivo. Você pode escolher por alcance, reconhecimento da marca, tráfego, engajamento, entre outros.
Com um objetivo definido, o próximo passo é segmentar o público do seu anúncio. O Facebook te permite direcionar os anúncios para sua Core audience (audiência principal), para audiências personalizadas e similares. Uma campanha de sucesso é sem dúvidas uma campanha segmentada de maneira correta e efetiva. Assim, seja estratégico e faça um bom planejamento acerca de qual segmentação é melhor para o seu objetivo.
A segmentação pode ser baseada na localização, no gênero, na idade, nos interesses, nos históricos de buscas, no comportamento online, entre muitas outras. As possibilidades são muitas, mas o mais importante é saber o porquê de realizar as suas segmentações baseadas no seu objetivo.
Após feita a segmentação do público é importante que você determine o posicionamento do anúncio. O posicionamento diz respeito ao local em que seu anúncio será exibido. Além disso, o Facebook permite que o posicionamento seja manual ou automático.
O recomendado é que você opte pelo posicionamento automático. Nessa opção, o próprio Facebook Ads determina as melhores posições baseadas nos seus gastos.
Na hora de criar o anúncio é importante que você seja criativo e estratégico. Seja objetivo na legenda e ao mesmo tempo é importante prezar pela clareza da mensagem para não deixar dúvidas. Faça uma chamada atraente e convide o espectador a realizar alguma ação.
Da mesma forma, a imagem, vídeo ou o formato de vinculação escolhido deve prender a atenção dos usuários. O feed das redes sociais são como um bombardeio de informações e com isso é preciso ser criativo para se destacar!
O anúncio pode ser do tipo de imagem, vídeo, carrossel, experiência instantânea e coleção. Mais uma vez, pense em qual formato é melhor que seu anúncio seja vinculado. Por outro lado, escolhendo a opção de teste A/B o mesmo anúncio é compartilhado em vários formatos pelo Facebook.
Ao construir o seu anúncio, faça campanhas direcionadas para públicos diferentes. Essa dica é importante pois pode fazer com que você tenha menos prejuízos e ao mesmo tempo entenda mais do seu público.
Além de oferecer muitas possibilidades, o Facebook Ads permite que sua marca conheça ainda mais seu público-alvo. Dessa forma, não se prenda sempre a uma única segmentação ou a um único formato de anúncios. Muitas vezes fazer novos testes e inovar também é importante!
Por fim, depois de configurar e criar seu anúncio, o importante é gerenciar e metrificá-lo. O gerenciador de anúncios possibilita que você tenha uma visão geral e alguns insights de como a sua campanha está. Não se prenda apenas às informações gerais, mas se atente também aos pequenos detalhes fornecidos.
Fique atento à situação do seu orçamento, ao alcance, impressões, conversões, entre vários outros indicadores. Caso necessário, faça modificações em campanhas que já existem para melhorar os resultados obtidos.
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