O Marketing digital é uma ideia em movimento há vários anos, e com isso, suas mudanças são constantes. No ano de 2020, com o cenário da pandemia de Covid-19, o Marketing teve grandes mudanças, e sua visão ampliada.
Com o distanciamento social, lojas e marcas se viram na necessidade de aprofundar no assunto, e utilizar o marketing digital, em prol de suas metas. Como exemplo, pode-se observar a expansão do e-commerce, da utilização das redes sociais e da internet no geral, no âmbito da Comunicação.
No entanto, as mudanças não param por aí. Por isso, aqui vão 4 tendências para o marketing em 2021 que, se forem bem planejadas e utilizadas, podem alavancar suas métricas!
Pesquisa por voz
A pesquisa por voz é algo que vem crescendo bastante ultimamente. A cada dia mais pessoas utilizam um assistente virtual em casa, seja ele pelo Google Assistant ou pela Alexa, dispositivo que fez grande sucesso em 2020.
Com tais dispositivos, os usuários podem fazer pesquisas sobre seu negócio, e até mesmo a compra de seus produtos e serviços.
É uma grande aposta para o e-commerce de 2021 e do futuro, mas para usá-lo corretamente ao seu favor, é necessário uma adaptação na estratégia do seu SEO para não perder tráfego de internet. Fique de olho!
Integração do e-commerce e das redes sociais
Outra tendência que está em constante crescimento é a integração do e-commerce com as redes sociais.
Em 2020, ocorreu um grande crescimento no registro de lojas no Instagram e no Facebook, com isso, as plataformas vêm adaptando cada dia mais seu software para a função de venda.
O instagram, por exemplo, adicionou recentemente, a aba de Shopping em seu aplicativo, além da nova função de pagamento pelo WhatsApp.
Vale a pena se inteirar sobre o assunto, já que o futuro do e-commerce está no seu dispositivo móvel!
Conteúdos personalizados através da análise de dados
A inteligência artificial e a análise de dados vem a cada dia mais sendo um aliado do Marketing Digital.
Vários aplicativos e softwares que usam tal tecnologia, conseguem analisar e prever padrões de comportamento, inclusive o dos seus consumidores e do seu público alvo.
Dessa forma, o e-commerce consegue vender um serviço personalizado, proporcionar experiências mais certeiras e veicular propagandas mais efetivas.
Como exemplo de tais ferramentas, temos o Google Analytics e o Google Ads, que fazem com que suas interações nas redes sociais sejam bem segmentadas e personalizadas, trazendo assim, uma maior taxa de conversão e aumento nas suas métricas!
Maior uso do WhatsApp e do Google Meu Negócio
O Google meu negócio é uma ferramenta que merece grandes apostas para o ano de 2021! Ele é uma ferramenta que auxilia na divulgação de pequenos e médios negócios locais, garantindo uma ótima resposta nas pesquisas feitas no Google, e de forma gratuita.
Um ponto de observação, é que com o aumento de empresas utilizando o Google Meu Negócio, ocorrerá também, a disputa de posição nas respostas de pesquisa do Google Maps. Portanto, vale a pena estudar sobre como usar e se aperfeiçoar nas técnicas de otimização de tal ferramenta.
Outra grande aposta para o Marketing em 2021, é o bom e velho WhatsApp Business. A empresa vem anunciando novas tecnologias e mudanças que deixarão a ferramenta cada vez mais usual para o e-commerce e para o marketing digital.
Como exemplo, há a nova ferramenta de pagamento, via WhatsApp!
E aí? Já sabe no que vai apostar para o ano de 2021? O Marketing Digital é uma grande aposta para 2021, e não para por aí!
Quer saber mais sobre Comunicação? Nos siga nas nossas Redes Sociais: @criaufmg para ficar por dentro dos novos conteúdos!