Na Cria, entendemos a comunicação como uma ferramenta fundamental na construção de novos caminhos para pessoas, marcas e empresas. Por esse motivo, sempre buscamos em nossos projetos entregar soluções que tenham um impacto real na vida dos nossos clientes. Um exemplo de case de sucesso de identidade visual da Cria UFMG é o case da MobJr.
Primeiro contato para direcionar uma case de sucesso
No início do ano, a empresa júnior de engenharia de transportes do CEFET-MG entrou em contato com a Cria com o objetivo de reformular a sua comunicação visual. A partir disso, tivemos várias conversas para que pudéssemos entender melhor sobre as dores da EJ. Assim, este foi um importante momento em que todo o departamento da Mob estava presente. Juntos, pudemos discutir e encontrar as melhores soluções para suprir as necessidades que eles tinham para ter sucesso nesse case.
A principal demanda da Mob foi a construção de uma nova identidade visual. Frente a isso, ela deveria transmitir os valores, conceitos e legado do que a empresa é hoje. Juntamente com esse serviço, desenvolvemos também aplicações como templates para slides, cartão de visitas, papel timbrado, template para posts de rede social e templates para o site.
A ID Visual faz parte do branding e é fundamental para uma construção de marca forte. Desse modo, ela compreende todos os elementos gráficos e visuais que representam esta marca, tais como logo, cores, tipografia, estampa, símbolos, mascotes, ícones, entre outros. Depois do nome, a forma como as pessoas mais identificam uma marca é por meio visual. Diante disso, destaca-se que a estética de um produto tem um enorme peso na decisão de compra do consumidor. Portanto, a Identidade Visual de uma marca deve ser bem construída, de fácil identificação e deve transmitir os valores da empresa.
Pesquisa e construção para atingir uma case de sucesso
Primeiramente, buscamos compreender os principais conceitos a serem transmitidos na ID, que eram inovação, movimento, sinergia e compromisso. Realizamos também um estudo do mercado, do público da MobJr., bem como o desenvolvimento de brand e buyer personas. Assim, todo esse processo foi necessário para garantir que o projeto atendesse às expectativas dos clientes e fosse alinhado ao branding da marca.
Em seguida, a partir dos insumos coletados, começou então a construção da Identidade Visual de fato. Para o logotipo, foi usado como referência os panoramas urbanos e, especificamente, as curvas da Igreja de São Francisco de Assis, símbolo de Belo Horizonte. Na paleta de cores, foram escolhidos o amarelo, preto e branco, que remetem a energia, sofisticação e primor respectivamente, a combinação dessas cores também é muito utilizada nas sinalizações de trânsito.
Em relação a tipografia, foi escolhida a Raleway, uma fonte sem serifa humanista que tem excelente legibilidade, é moderna, e também possui curvas que harmonizam com o símbolo gráfico. Dentro da ID, temos também a estampa, um padrão gráfico a ser usado em aplicações da marca, neste projeto a estampa foi uma expansão do próprio logotipo.
Unidade visual
Com a Identidade Visual pronta, pudemos desenvolver as aplicações de papelaria, redes e site utilizando a nova estética desenvolvida para a marca. Nesse sentido, essa padronização é muito importante para se ter uma unidade visual e garantir que o cliente sempre identifique a MobJr. nos diferentes contatos que ele tiver com a marca.
Frente ao exposto, esse é apenas um caso que exemplifica como cada projeto que a Cria se compromete a fazer, visa entregar algo impactante e que fará valer a pena a nossa dedicação. Então, para conhecer mais do nosso trabalho e descobrir como a comunicação pode impactar na sua marca acesse as nossas redes.