Marketing Sensorial: conheça o que é, exemplos e vantagens

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O Marketing tem o objetivo de gerar valor num produto ou serviço para que estes se tornem atraentes pros consumidores, o que pode gerar bons frutos para sua empresa. Existem diversos tipos de marketing, mas você conhece o Marketing Sensorial? Trata-se de uma maneira de trabalhar a percepção dos consumidores por meio de estímulos sensoriais.

Quer saber mais sobre o que é o marketing sensorial, como é aplicado e quais são as vantagens dessa estratégia? Então, continue a leitura!

Afinal, o que é Marketing Sensorial?

Marketing Sensorial, também conhecido como Marketing de Experiência, é uma estratégia que tem o objetivo de criar vínculos e cativar o consumidor por meio da provocação dos 5 sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Desse modo, a intenção é que esses estímulos atinjam o subconsciente do consumidor e gerem determinadas reações, que influenciam o comportamento de compra e geram uma necessidade de consumir.

Um exemplo de Marketing Sensorial é quando entramos em um restaurante que tem aquele cheiro delicioso e característico da comida do local. Assim, é provável que na próxima vez que você entre no estabelecimento haja uma uma vontade de comer ali, aguçando seu paladar. Basicamente, são sensações que os consumidores acabam associando a determinada marca e isso cria um vínculo afetivo/sensorial que influencia na compra.

Os cinco sentidos no Marketing Sensorial

O cheiro de pipoca do cinema ou o cheiro daquela loja de cosméticos do shopping também são bons exemplos, mas não param por aí. Não somente o olfato pode ser estimulado mas todos os outros 4 sentidos.

A forma como uma embalagem e como o próprio produto é construído estimula o tato, e isso também é um ponto de decisão na compra do cliente. Quando se tem um tecido macio, por exemplo, ou quando uma empresa vende serviços, mas sua mobília é agradável, isso já estimula esse sentido.

A decisão de colocar playlists dentro da loja também é uma boa estratégia, os consumidores tendem a ficar mais na loja caso gostem da música. Desse modo, estímulo da audição é muito vantajoso, a música pode retomar memórias boas no consumidor e estimular a compra dos produtos.

Uma boa identidade visual, com cores e fontes bem características da marca estimulam positivamente a visão, que irá associar facilmente essa identidade a sua marca. Além disso, a iluminação e decoração de uma loja também permitem essa associação.

Por fim, temos o estímulo do paladar que pode ser feito não somente em degustação num estabelecimento de comida, mas também quando são oferecidos os famosos biscoitinhos com café num estabelecimento. Assim, o paladar está sendo utilizado para criar vínculo com a empresa dos dois modos.

O ambiente digital

Apesar dos muitos exemplos no espaço físico, também podemos utilizar o Marketing Sensorial no ambiente digital. Mesmo que nesse espaço não possamos explorar o olfato, tato e o paladar, há muito para explorar dentro de visão e audição.

Primeiro pensando na visão, uma identidade visual construída por profissionais, com cores e fontes que são bem utilizadas nas redes da empresa, fotos bonitas no site da marca, conteúdos de qualidade, tudo isso é um estímulo para aquele consumidor interagir com sua marca.

Na parte de audição, trabalhar com músicas em posts ou criação de playlists interativas com o público também são boas formas de criar uma conexão com estes consumidores.

Vantagens do Marketing Sensorial

O estímulo dos sentidos propicia uma experiência única da marca para seu consumidor, ativa a memória afetiva, gera valor ao produto ou serviço e assim também potencializa as vendas da empresa com uma abordagem mais sutil. Além disso, o consumidor é fidelizado, pois cria um vínculo afetivo com a empresa.

Ademais, a partir das ações com estímulos sensoriais, pode-se comunicar a identidade da marca e assim o consumidor se envolve ainda mais com a empresa. É importante lembrar que para realizar essas ações sensoriais deve-se entender bem o Branding da marca, como ela se porta, quais são os valores, e também pensar no público que estará recebendo essas ações. Todas as estratégias de marketing devem ser condizentes com a realidade da empresa e com o que ela oferta.

Exemplos de Marketing Sensorial

Netflix

A Netflix fez uma campanha para divulgar a edição de 2020 de seu evento “TUDUM”. O nome do evento é uma brincadeira com o som assinatura do início dos filmes e séries na Netflix, que foi apropriado para esse festival. Como estamos vivendo a pandemia da Covid-19, o evento passou para o mundo virtual e uma das formas de divulgação foi através do Almanaque Tudum que foi construído com vários conteúdos extras de filmes e séries originais Netflix e com os convidados do evento que fizeram matérias especiais. 

Tanto o uso do som assinatura quanto a distribuição dos almanaques são característicos do Marketing Sensorial. O “TUDUM” que ouvimos sempre antes de um original Netflix nos faz lembrar da marca, sempre que ouvirmos esse som vamos associar à Netflix. Além disso, a distribuição dos almanaques fez com que os consumidores da Netflix pudessem tem uma experiência tátil com um produto que eles criaram, mesmo sendo uma plataforma digital. Além disso, criaram playlists exclusivas do evento e listas de filmes e séries feitas pelos convidados, permitindo mais interação. Houve um Marketing Sensorial a partir da expansão das experiências com a marca. Para conferir a versão digital do almanaque clique aqui.

Cup Noodles

A Nissin fez uma campanha de degustação do Cup Noodles na Avenida Paulista. A intenção era “estar onde o público está” e mostrar que o produto pode ser consumido de maneira fácil em qualquer lugar. Além disso, serviu para dar mais visibilidade a marca.  A campanha também contou com apresentações artísticas para complementar a ação e promover uma experiência diferente.

Beck’s

A cervejaria Beck’s, na campanha de inauguração no Brasil, quis provar que a cerveja deles é do gosto dos brasileiros. Para isso, eles desafiaram os clientes a tomarem cervejas da concorrência ouvindo uma música que altera o sabor para mais amargo ou mais doce. Segundo pesquisas, o som pode alterar a percepção do paladar, e eles usaram disso pra mostrar que a deles é amarga independente das circunstâncias. Essa experiência foi um exemplo muito evidente do Marketing Sensorial, em que a marca brincou com os sentidos para deixar mais marcado a característica forte da Beck’s, que é ser amarga. Para saber mais sobre a campanha clique aqui.

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