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Como fazer um E-book profissional: Confira 7 fatores que podem influenciar nele

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Os e-books, ou livro digitais, podem ser uma excelente estratégia de marketing para seu negócio. Um e-book é ideal para fisgar a atenção de possíveis clientes com um conteúdo mais aprofundado sobre aquilo que você oferece, dando, ao mesmo tempo, informações úteis para a pessoa que você deseja atrair para seu negócio.

A função dos e-books é de, basicamente, educar seu cliente, tirando possíveis dúvidas que ele possa ter sobre determinado tema ou informando sobre um assunto sobre o qual ele tem curiosidade. Assim, pode ser que essa pessoa tome uma decisão de compra a partir do que ela leu no livro digital.

Por isso, pensando em lhe ajudar a criar um e-book profissional, trouxemos alguns pontos de atenção que precisam ser levados em conta ao produzir esse tipo de conteúdo.

1. Persona para o seu e-book

Ao decidir escrever um e-book, uma das primeiras coisas que você deve definir é a sua persona. Basicamente, uma persona é um personagem semi fictício que engloba todas as características do público que você deseja atingir.

Muitas pessoas se enganam ao achar que, para ter um negócio de sucesso, elas devem atingir o máximo de pessoas possível. Na verdade, o que realmente dá certo é atingir a pessoa certa, no momento certo.

Por isso, definir uma pessoa é essencial. Com essa estratégia, é possível apontar de forma assertiva para quem aquele conteúdo está sendo produzido. Assim, seu e-book vai ter utilidade exatamente para seu consumidor ideal, fazendo com que a qualidade dele aumente bastante.

Pensando na parte prática, para criar esse personagem fictício, o ideal é fazer muitas pesquisas. Com dados concretos sobre quais as características, necessidades e desafios do seu público, é possível definir muito bem sobre o que você deve escrever, para que sua persona tenha interesse em ler seu livro digital.

Portanto, fique atento aos dados profissionais da sua persona, como salário, cargo e empresa, dados pessoais, como idade, gênero e desejos, e, com a ajuda do que você pesquisou, faça uma mini biografia desse personagem. Não se esqueça de colocar um nome e uma foto para ele(a)!

2. Dor da persona

Depois de definido o seu personagem fictício, chegou a hora de escolher sobre qual assunto você deve escrever para que ele leia seu e-book. Nessa etapa, foque na dor da sua persona, ou seja, nos desafios que ela tem. Depois disso, pense em como a sua empresa pode ajudá-la a superar essa dor. É sobre isso que você deve escrever.

Por exemplo, se você tem uma marca de tênis de corrida e sua persona sente a necessidade de se alimentar bem, escreva sobre alimentação saudável. Certamente seu público terá interesse no seu conteúdo e, quem sabe, decidirá que, além de se alimentar bem, ele também comprará um tênis de corrida da sua marca para se exercitar.

3. Tópicos abordados no seu e-book

Quando você já tiver predefinido o tema que será abordado no seu e-book, determine alguns tópicos que representam os pontos chave daquele assunto.

Para isso, é imprescindível que você utilize uma ferramenta de pesquisa de palavras chave, como o Google Keyword Planner. Essa plataforma da Google te ajuda a entender os interesses da sua persona, funcionando da seguinte forma: ao pesquisar sobre um determinado tema (por exemplo, tênis de corrida), a ferramenta fornece outras palavras-chave, pesquisadas com muita frequência, que estão relacionadas com o tema principal (como tênis de corrida confortável, tênis de corrida sem cadarço e tênis de corrida azul). Essas informações podem te nortear acerca do que você deve abordar dentro do seu tema principal.

4. Imagens em seu livro digital

Além de um bom conteúdo, é essencial que seu e-book tenha, também, algumas fotos, tanto para ajudar o leitor na compreensão daquele assunto quanto para deixar o livro menos cansativo. Infelizmente, não podemos utilizar qualquer imagem nesse caso, e, por isso, o ideal é encontrar bancos de imagens gratuitas na internet, ou, até mesmo, tirar a própria foto com a ajuda de um profissional. O importante é adicionar fotos que cumpram a função de ajudar o leitor a entender o tema.

5. Ortografia correta

Um outro fator de extrema importância para a elaboração de e-books é a ortografia. Um conteúdo assertivo não é o suficiente para gerar autoridade no seu negócio, portanto, tome cuidado com os erros ortográficos e tenha em mente que seu texto precisa ser claro, conciso e bem estruturado.

Para alcançar a excelência gramatical, não se esqueça se fazer uma revisão detalhada do começo ao fim, quantas vezes for preciso. Caso necessário, é válido contratar um revisor ou editor de textos, pois um trabalho bem escrito é essencial para que seu e-book tenha uma repercussão positiva e, dessa forma, sua empresa ganhe autoridade.

6. Diagramação e Editoração do e-book

Depois que seu texto estiver com um bom conteúdo, bem escrito e com tópicos interessantes para a persona, é muito importante se dedicar à finalização e ao acabamento do e-book. Esses dois fatores também podem aumentar de forma significativa a qualidade do seu livro e a autoridade da sua empresa.

Um e-book bem diagramado é visualmente confortável e pode ser o fator chave que leva seu consumidor a terminar de ler o livro digital, por isso, caso não tenha essa habilidade, também considere contratar um profissional de diagramação e acabamento. Assim, seu e-book ficará agradável de se ler e, assim, as chances de que o leitor leia até o final serão bem maiores.

7. Divulgação do e-book

Pronto, você já tem um e-book perfeito em mãos. Agora como fazer com que as pessoas vejam seu livro? É aí que entra uma das etapas principais da sua estratégia de marketing: a publicidade.

Divulgar seu e-book pode ser mais difícil do que parece. Conhecer bem sua persona também te ajuda a fazer com que as pessoas leiam seu livro, pois, tendo esse personagem bem claro, é possível supor em quais meios é mais provável que ele veja seu e-book (no Instagram, no Facebook, por e-mail, etc). É também uma ótima opção contratar serviços para impulsionar sua estratégia, como Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Há, ainda, profissionais e empresas no mercado que conseguem montar uma boa estratégia de divulgação, por isso, analise também essa possibilidade.

Gostou das dicas? Agora você pode colocá-las em prática e fazer sua estratégia funcionar! Acesse nosso e-book grátis Guia Básico de Redes Sociais para ficar ainda mais por dentro desse universo e fique atento no Blog da Cria para acompanhar as próximas novidades ou assine nossa Newsletter.

Redator da Cria

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