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Arquétipo de Marca: Entenda a personalidade da sua marca

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Você sabia que, assim como nós, marcas também têm suas personalidades? Frente a isso, existe ainda uma forma de classificar esse conjunto de características e dividí-las em tipos, que são conhecidos como arquétipos. Nesse sentido, existem 12 principais tipos de arquétipo de marca nos quais as empresas podem se encaixar e sobre os quais conversaremos neste artigo. 

Frente ao exposto, é importante lembrarmos também do que é em si uma marca, pois, ao contrário do que muitos pensam, esse conceito não se resume a um nome ou a uma logo, mas abrange tudo que identifique e diferencie sua empresa, estendendo-se, assim, à experiência vivida pelo cliente como um todo. Portanto, o arquétipo de marca é um recurso de autoconhecimento para as marcas. 

O arquétipo de marca é poderoso na gestão de uma marca pois ajuda a nortear o conjunto de ações estratégicas que tem como objetivo construir a imagem positiva do negócio com seus clientes. Dessa forma, tudo isso resume-se ao conceito de branding, que envolve também valores, propósitos e posicionamentos da marca.

Mas o que é um arquétipo de marca?

Os arquétipos foram primeiro estudados por Carl Jung no séc XX e posteriormente aplicado ao marketing por Carol Pearson. Podemos pensar os arquétipos como um conjunto de características que determinam a personalidade da marca, uma espécie de horóscopo que as classifica. 

Assim, a principal importância disso é que, ao entender e expressar seu arquétipo, uma marca é capaz de gerar interesse e confiança por parte do público a partir da percepção de características e valores comuns entre eles. 

Portanto, agora que já compreendemos um pouco sobre o que são os arquétipos e como eles funcionam, vamos conhecer quais são eles? Para isso, nós separamos abaixo os 12 principais tipos de arquétipo de marca para você poder descobrir em qual deles sua marca se encaixa. 

Conhecendo os arquétipos de marcas:

Os arquétipos se dividem em 4 grupos que se relacionam com a motivação dos indivíduos, são eles definidos como: 

  • busca espiritual: procuram a independência e realização
  • deixar um legado: adeptos ao risco e em busca da excelência
  • fornecer estrutura: prezam pela estabilidade e o controle
  • se conectar: motivados pela comunidade e o prazer

Dentro de cada um desses grupos, existem 3 arquétipos de marca, totalizando assim 12 diferentes e sendo eles:

O inocente

Tem como característica principal a pureza, como já mostra o próprio nome. Dessa forma, é aquele que inspira a simplicidade e um olhar otimista e descomplicado sobre si mesmo e o mundo. Outra características marcantes são a autenticidade, a espontaneidade e a transparência. 

Destacam-se exemplos de marcas como a Dove que, tanto na comunicação quanto em suas embalagens e produtos, mantém sempre um aspecto muito leve. 

O sábio

É marcado por estimular o aprendizado e valorizar o pensamento, acreditando que compartilhar conhecimento nos leva a grandes lugares. 

Diante dessa ideia, é sempre muito ligado nas tendências e estudos que possam melhorar o entendimento sobre os mais diversos assuntos, passando uma ideia de mentoria ou consultoria na linguagem, nos elementos visuais e nos discursos. 

Assim, destaca-se que o TEDx é um grande exemplo de ação que ilustra esse arquétipo com suas diversas versões ao redor do mundo e abordando variados temas. 

O herói

Destinado a mudar o mundo, sempre proativo, esforçado e corajoso. Essas são algumas das características principais dessa personalidade. 

Em peças publicitárias, é recorrente a sensação de esforço e dedicação e como isso torna qualquer coisa possível. 

Frente a essa ideia, nesse arquétipo, é impossível não pensarmos na Nike e em seu slogan “just do it”, traduzido livremente para “apenas faça”, que transmite justamente a ideia de força e determinação. 

O rebelde

Conhecido também como o fora da lei, marcas que se encaixam nesse arquétipo estão sempre inquietas por mudança e prontas para quebrar barreiras. Desse modo, a sensação de incômodo com a sociedade e o espírito inovador fazem com que sejam vistos como “fora de seu tempo”. 

Diante disso, temos como exemplo a gigante da tecnologia Apple, que está sempre buscando inovações e desafiando a realidade que conhecemos. 

O explorador

Movido pela vontade de explorar o mundo e fugir da rotina, o explorador carrega em si um espírito livre e aventureiro.  Assim, a presença da ideia de movimento e paisagens selvagens são instrumentos importantes de marcas como a Jeep, que se encaixam nesse perfil. 

Dessa forma, valoriza-se muito a ideia de encontrar a felicidade em pequenas ações e principalmente a fuga do ambiente urbano e da vida cotidiana. 

O mago

Apoia-se na ideia de fugir do senso comum e transformar a realidade. A criação de um ar misterioso, cheio de ilusões e propriamente mágico, são características marcantes de marcas que se encaixam nesse arquétipo. 

Nesse tocante, um claro exemplo de como essas marcas trazem a magia para a realidade é a RedBull e seo slogan “RedBull te dá asas” e suas redes sociais que sempre trazem ideias fora da caixa. 

A pessoa comum

Sem o uso de grandes promessas ou fórmula mágica para o sucesso, a ideia aqui é se inserir na sociedade, fazer parte do cotidiano e alcançar a eficiência de forma leve e natural. 

São marcas com um maior nível de humanização que apelam para a afinidade com a rotina do consumidor, tais como a Havaianas que, mesmo usando atores famosos, tende a retratá-los como pessoas comuns em suas propagandas.  

O amante

Apesar do nome, não relaciona-se tanto com o sentimento romântico, mas sim com a ideia de personalização. Diante disso, as marcas que se encaixam no perfil de amantes se entregam aos clientes e sua produção limitada cria a ideia de exclusividade, sempre com um toque sofisticado e ousado.

Como exemplo temos grandes grifes de moda,  entre elas Chanel e Dior que criam em suas propagandas uma esfera de maior intimidade com seu consumidor, conversando diretamente com ele.

O bobo

Fazendo sempre uso do humor e com uma atmosfera descontraída, são marcas mais acessíveis, tais como a Skol. 

Não se espera daqueles que se encaixam nesse arquétipo grandes posicionamentos ou ideias inovadoras, mas sim ações de branding que geram grande identificação do cliente com a marca. 

O cuidador

Carinho e afetividade são características que podemos esperar dos cuidadores, uma vez que buscam promover uma melhor vida ao seu consumidor sem medir esforços para isso.

São marcas bastante humanizadas e que valorizam sempre garantir o bem estar do outro e da sociedade. Tem como foco as pessoas, suas ações e seus sentimentos, como é exemplo de ONGS e Instituições como o Médico Sem Fronteiras. 

O criador

Engenhoso, criativo e sempre em busca de novidades, esse é o perfil do criador. Considera importante o aspecto artístico e busca deixar uma marca no mundo, valorizando sempre a ideia, por mais mirabolante que ela seja. 

Temos como exemplo claro a Lego, que permite através de simples blocos que o consumidor explore sua imaginação sem barreiras. 

O governante

Sempre associadas ao luxo e ao glamour, marcas que se encaixam nesse arquétipo carregam a ideia de líderes natos, sempre confiável e com grande poder persuasivo. Desse modo, transmite a ideia de poder como é o caso da Rolex, famosa marca de relógios e, para muitos, símbolo da ostentação e status social.  

Frente ao exposto, você já descobriu em qual deles sua empresa se encaixa? Então, conta pra gente aqui nos comentários! E assine também nossa newsletter para receber muito mais conteúdo como esse. 

Redator da Cria

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