É essencial que o seu site tenha um bom ranqueamento no Google, ou seja, que o seu site seja uma das primeiras opções quando é feita uma busca que tenha relação com ele. Para isso, tem-se algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o ranqueamento, entre elas está o aperfeiçoamento da experiência do usuário que visita o seu site, conhecida como user experience (UX).
A experiência do usuário é avaliada com base em ações dele. Essas ações são feitas a partir da interação do público com a sua empresa. Por isso, se a interação foi positiva para o usuário, as ações que ele tiver irão demonstrar isso, e o Google, por exemplo, vai considerar que o conteúdo deve ser mostrado para mais pessoas, pois provavelmente é relevante para quem está consumindo-o.
Para que seja relevante para o consumidor, o conteúdo, necessariamente, deve solucionar alguma dor do cliente. Porém isso não basta. E aí está o “pulo do gato”. Além de resolver o problema do consumidor, o seu conteúdo tem que funcionar de maneira efetiva, sendo acessível para o espectador e, por último, apresentar uma leitura prática, que desperte interesse no leitor, instigando que ele consuma todo o conteúdo.
Métricas diretamente relacionadas ao UX são consideradas em diversos algoritmos! Ou seja, quando um cliente tem ações que demonstram que a experiência do consumidor foi positiva, seu site vai ter ajuda dos algoritmos para ser mostrado para os seus clientes.
Ainda ficou com dúvida? Aqui tem um texto explicando mais sobre o assunto! Vai conferir!
Com a otimização da experiência do usuário, várias consequências positivas podem acontecer para o seu negócio. Pode ser que a percepção dos consumidores melhore em relação a marca, as conversões podem aumentar e custos com atendimento podem ser reduzidos, pois os clientes podem se sentir contemplados com informações e recursos da plataforma digital utilizada pela empresa.
Os algoritmos e suas formas de funcionamento são recorrentemente atualizados. Por isso, é importante estar atento(a) quanto aos fatores que influenciam os algoritmos. Assim, é de grande valor acompanhar essas atualizações para conseguir alcançar um bom ranqueamento de forma constante.
Core Web Vitals é a última atualização do Google em relação aos algoritmos relativos às plataformas digitais da empresa. Essa atualização é “um conjunto de métricas do mundo real centradas no usuário que quantificam aspectos-chave dessa experiência.” Aqui estão algumas métricas consideradas por essa atualização, a seguir:
LCP: tempo necessário para “carregar” o maior elemento presente na página, geralmente uma imagem;
FID: é o intervalo entre a primeira interação do usuário e o momento em que o navegador responde a essa ação;
CLS: mede a movimentação dos elementos da página, que pode prejudicar a experiência;
Mobile-friendly: as páginas devem estar adaptadas para a navegação em dispositivos móveis;
Segurança da navegação: o conteúdo não deve conter informações maliciosas ou enganosas;
HTTPS: garantir que as informações trocadas com o site estão devidamente protegidas;
Ausência de intersticiais intrusivos: navegação intuitiva, livre de pop-ups, anúncios e outros elementos que prejudiquem a experiência do usuário.
Como saber se meu site cumpre os requisitos para ser bem ranqueado?
Com as ferramentas a seguir, é possível identificar a performance do site de acordo com os fatores discutidos aqui:
PageSpeed Insights: analisa o desempenho das páginas a partir das principais métricas relacionadas à experiência da página, de acordo com o Core Web Vitals;
Google Lighthouse: solução automatizada utilizada para aprimorar aplicativos web;
Google Search Console: mostra dados sobre os Core Web Vitals do seu site e pode identificar o desempenho das URLs;
Mobile-Friendly Test: defini se os sites são otimizados, a nível de código, para dispositivos móveis;
Crazy Egg: utiliza mapas de calor para avaliar o comportamento dos usuários.
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