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A experiência do usuário como um fator de ranqueamento

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É essencial que o seu site tenha um bom ranqueamento no Google, ou seja, que o seu site seja uma das primeiras opções quando é feita uma busca que tenha relação com ele. Para isso, tem-se algumas estratégias que podem ajudar a melhorar o ranqueamento, entre elas está o aperfeiçoamento da experiência do usuário que visita o seu site, conhecida como user experience (UX).

Sobre o User Experience

A experiência do usuário é avaliada com base em ações dele. Essas ações são feitas a partir da interação do público com a sua empresa. Por isso, se a interação foi positiva para o usuário, as ações que ele tiver irão demonstrar isso, e o Google, por exemplo, vai considerar que o conteúdo deve ser mostrado para mais pessoas, pois provavelmente é relevante para quem está consumindo-o.

O que deve guiar o desenvolvimento do UX?

Para que seja relevante para o consumidor, o conteúdo, necessariamente, deve solucionar alguma dor do cliente. Porém isso não basta. E aí está o “pulo do gato”. Além de resolver o problema do consumidor, o seu conteúdo tem que funcionar de maneira efetiva, sendo acessível para o espectador e, por último, apresentar uma leitura prática, que desperte interesse no leitor, instigando que ele consuma todo o conteúdo. 

Por que o  User Experience é importante?

Métricas diretamente relacionadas ao UX são consideradas em diversos algoritmos! Ou seja, quando um cliente tem ações que demonstram que a experiência do consumidor foi positiva, seu site vai ter ajuda dos algoritmos para ser mostrado para os seus clientes. 

Ainda ficou com dúvida? Aqui tem um texto explicando mais sobre o assunto! Vai conferir!

Quais métricas influenciam diretamente nas avaliações dos algoritmos?

  • velocidade de carregamento do site;
  • tempo de permanência na página;
  • taxa de rejeição (usuário acessa o site e abandona em seguida);
  • CTR (proporção entre impressões e cliques).

Consequências de um bom UX

Com a otimização da experiência do usuário, várias consequências positivas podem acontecer para o seu negócio. Pode ser que a percepção dos consumidores melhore em relação a marca, as conversões podem aumentar e custos com atendimento podem ser reduzidos, pois os clientes podem se sentir contemplados com informações e recursos da plataforma digital utilizada pela empresa.

Atualize seus conteúdos e se adeque às exigências

Os algoritmos e suas formas de funcionamento são recorrentemente atualizados. Por isso, é importante estar atento(a) quanto aos fatores que influenciam os algoritmos. Assim, é de grande valor acompanhar essas atualizações para conseguir alcançar um bom ranqueamento de forma constante.

Core Web Vitals

Core Web Vitals é a última atualização do Google em relação aos algoritmos relativos às plataformas digitais da empresa. Essa atualização é “um conjunto de métricas do mundo real  centradas no usuário que quantificam aspectos-chave dessa experiência.” Aqui estão algumas métricas consideradas por essa atualização, a seguir:

LCP: tempo necessário para “carregar” o maior elemento presente na página, geralmente uma imagem;

FID: é o intervalo entre a primeira interação do usuário e o momento em que o navegador responde a essa ação;

CLS: mede a movimentação dos elementos da página, que pode prejudicar a experiência;

Mobile-friendly: as páginas devem estar adaptadas para a navegação em dispositivos móveis;

Segurança da navegação: o conteúdo não deve conter informações maliciosas ou enganosas;

HTTPS: garantir que as informações trocadas com o site estão devidamente protegidas;

Ausência de intersticiais intrusivos: navegação intuitiva, livre de pop-ups, anúncios e outros elementos que prejudiquem a experiência do usuário.

Como saber se meu site cumpre os requisitos para ser bem ranqueado?

Com as ferramentas a seguir, é possível identificar a performance do site de acordo com os fatores discutidos aqui:

PageSpeed Insights: analisa o desempenho das páginas a partir das principais métricas relacionadas à experiência da página, de acordo com o Core Web Vitals;

Google Lighthouse: solução automatizada utilizada para aprimorar aplicativos web;

Google Search Console: mostra dados sobre os Core Web Vitals do seu site e pode identificar o desempenho das URLs;

Mobile-Friendly Test: defini se os sites são otimizados, a nível de código, para dispositivos móveis;

Crazy Egg: utiliza mapas de calor para avaliar o comportamento dos usuários.

Gostou do texto e das estratégias que podem ajudar a melhorar o ranqueamento? Siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

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