É muito comum as pessoas fazerem a confusão entre “logotipo” e “identidade visual”. Entender tais diferenças é o que fará com que a estampa possa ser uma aliada da sua identidade visual.
Apesar de ambos serem aspectos fundamentais na construção de um branding bem consolidado, eles representam coisas diferentes. O logotipo, na verdade, é uma das facetas da identidade visual, talvez a sua mais visível, mas só uma parte do que vem a se constituir a personalidade estética de uma marca.
O que é a Identidade Visual?
Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.
Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, nas tipografias, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem.
É fundamental que essa Identidade Visual seja cuidadosamente pensada, executada e empregue, afinal ela é a materialização visual dos valores, conceitos e objetivos de uma marca.
Dentro de uma Identidade Visual, nós também temos as Estampas ou Patterns, propriamente o tópico desse texto.
O que é uma Estampa?
As Estampas são elementos de apoio à Identidade Visual. Elas geralmente estão esteticamente bem alinhadas com o Logotipo e servem o propósito de:
1. Comunicar personalidade.
2. Reforçar a identificação da marca com certos elementos visuais. Assim como, por exemplo, associamos as cores vermelho e amarelo ao McDonald’s, podemos fazer o mesmo com desenhos, formas e traçados.
3. Destacar a sua marca em relação à concorrência.
4. Dar maior versatilidade à aplicação da Identidade Visual, que passa a ficar menos presa ao logotipo em si, mas ainda mantendo uma consistência estética.
Exemplos de Patterns de sucesso
Louis Vuitton
Um exemplo interessante, e um pouco mais conhecido, de como a estampa pode consolidar a marca é a Louis Vuitton, especializada na produção de bolsas e malas de viagem. A empresa francesa tem como estampa símbolos e itens das sua identidade visual que estão sempre presentes em seus produtos.
Programa da Eliana
Você com certeza já ouviu falar no Programa da Eliana, certo?
Um dos entretenimentos de domingo, o programa passou um recente rebranding em que suas estampas também foram atualizadas. Agora seus patterns contam com um degradê vibrante e vários objetos complementares que deixam a identidade visual dinâmica e moderna.