Direção de Arte

Como a estampa pode ser uma aliada na identidade visual

5/5 - (1 vote)

É muito comum as pessoas fazerem a confusão entre “logotipo” e “identidade visual”. Entender tais diferenças é o que fará com que a estampa possa ser uma aliada da sua identidade visual.

Apesar de ambos serem aspectos fundamentais na construção de um branding bem consolidado, eles representam coisas diferentes. O logotipo, na verdade, é uma das facetas da identidade visual, talvez a sua mais visível, mas só uma parte do que vem a se constituir a personalidade estética de uma marca.

O que é a Identidade Visual?

Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, nas tipografias, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem.

É fundamental que essa Identidade Visual seja cuidadosamente pensada, executada e empregue, afinal ela é a materialização visual dos valores, conceitos e objetivos de uma marca.

Dentro de uma Identidade Visual, nós também temos as Estampas ou Patterns, propriamente o tópico desse texto.

O que é uma Estampa?

As Estampas são elementos de apoio à Identidade Visual. Elas geralmente estão esteticamente bem alinhadas com o Logotipo e servem o propósito de:

1. Comunicar personalidade.

2. Reforçar a identificação da marca com certos elementos visuais. Assim como, por exemplo, associamos as cores vermelho e amarelo ao McDonald’s, podemos fazer o mesmo com desenhos, formas e traçados.

3. Destacar a sua marca em relação à concorrência.

4. Dar maior versatilidade à aplicação da Identidade Visual, que passa a ficar menos presa ao logotipo em si, mas ainda mantendo uma consistência estética.

Exemplos de Patterns de sucesso

Louis Vuitton

Um exemplo interessante, e um pouco mais conhecido, de como a estampa pode consolidar a marca é a Louis Vuitton, especializada na produção de bolsas e malas de viagem. A empresa francesa tem como estampa símbolos e itens das sua identidade visual que estão sempre presentes em seus produtos. 

 

Programa da Eliana

Você com certeza já ouviu falar no Programa da Eliana, certo?

Um dos entretenimentos de domingo, o programa passou um recente rebranding em que suas estampas também foram atualizadas. Agora seus patterns contam com um degradê vibrante e vários objetos complementares que deixam a identidade visual dinâmica e moderna. 

Mas e agora? Como a estampa pode ajudar na sua identidade visual

Como explicado anteriormente, assim como o logotipo, a Estampa é uma ferramenta a mais na construção e consolidação da sua marca. Experimente o uso dela e aprenda ainda mais sobre Direção de Arte e a elaboração de Identidades Visuais por meio de outros textos aqui do Blog.

Gostou do conteúdo? Então se liga nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Redator da Cria

Recent Posts

Como o uso de novas tecnologias impacta nas vendas

VR, AR e IA: Veja como o uso de novas tecnologias tem revolucionado os negócios…

4 dias ago

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

2 semanas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

3 semanas ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

4 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

1 mês ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

1 mês ago