Direção de Arte

Como a estampa pode ser uma aliada na identidade visual

5/5 - (1 vote)

É muito comum as pessoas fazerem a confusão entre “logotipo” e “identidade visual”. Entender tais diferenças é o que fará com que a estampa possa ser uma aliada da sua identidade visual.

Apesar de ambos serem aspectos fundamentais na construção de um branding bem consolidado, eles representam coisas diferentes. O logotipo, na verdade, é uma das facetas da identidade visual, talvez a sua mais visível, mas só uma parte do que vem a se constituir a personalidade estética de uma marca.

O que é a Identidade Visual?

Identidade Visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, nas tipografias, em personagens, nas personalidades e outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem.

É fundamental que essa Identidade Visual seja cuidadosamente pensada, executada e empregue, afinal ela é a materialização visual dos valores, conceitos e objetivos de uma marca.

Dentro de uma Identidade Visual, nós também temos as Estampas ou Patterns, propriamente o tópico desse texto.

O que é uma Estampa?

As Estampas são elementos de apoio à Identidade Visual. Elas geralmente estão esteticamente bem alinhadas com o Logotipo e servem o propósito de:

1. Comunicar personalidade.

2. Reforçar a identificação da marca com certos elementos visuais. Assim como, por exemplo, associamos as cores vermelho e amarelo ao McDonald’s, podemos fazer o mesmo com desenhos, formas e traçados.

3. Destacar a sua marca em relação à concorrência.

4. Dar maior versatilidade à aplicação da Identidade Visual, que passa a ficar menos presa ao logotipo em si, mas ainda mantendo uma consistência estética.

Exemplos de Patterns de sucesso

Louis Vuitton

Um exemplo interessante, e um pouco mais conhecido, de como a estampa pode consolidar a marca é a Louis Vuitton, especializada na produção de bolsas e malas de viagem. A empresa francesa tem como estampa símbolos e itens das sua identidade visual que estão sempre presentes em seus produtos. 

 

Programa da Eliana

Você com certeza já ouviu falar no Programa da Eliana, certo?

Um dos entretenimentos de domingo, o programa passou um recente rebranding em que suas estampas também foram atualizadas. Agora seus patterns contam com um degradê vibrante e vários objetos complementares que deixam a identidade visual dinâmica e moderna. 

Mas e agora? Como a estampa pode ajudar na sua identidade visual

Como explicado anteriormente, assim como o logotipo, a Estampa é uma ferramenta a mais na construção e consolidação da sua marca. Experimente o uso dela e aprenda ainda mais sobre Direção de Arte e a elaboração de Identidades Visuais por meio de outros textos aqui do Blog.

Gostou do conteúdo? Então se liga nas nossas redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como esse!

Redator da Cria

Recent Posts

Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.

4 dias ago

Análise de dados: Números que guiam sua marca ao sucesso

Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a…

2 semanas ago

Marketing de Experiência: estratégia de venda memorável

Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no…

2 semanas ago

Compromisso com Diversidade e Inclusão: mais que uma meta

Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.

3 semanas ago

Marketing de busca: Transforme visitas em vendas

Descubra como fazer com que as visitas no seu site se tornem vendas concretas.

4 semanas ago

Como aumentar suas vendas no período da Páscoa?

Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…

1 mês ago