Já falamos aqui no blog da Cria a importância de se ter um bom planejamento de campanha. Portanto, salientamos que planejar é a melhor ação para se atingir um objetivo. Para isso, é necessário que sejam realizadas, pesquisas e análise que farão com que a execução dela seja possível. Assim, abordaremos as 4 campanhas online que foram destaque nesses últimos anos e como elas alcançaram isso.
Primeiramente, é preciso entender que todas as campanhas online são pautadas por um objetivo, que vai tornás-la possíveis. Nesse sentido, tal objetivo é pautado em um valor principal, capaz de guiar a partir daquilo todo o resto da campanha. Esses objetivos podem ser vários, entre eles :
Em seguida, depois de definido um objetivo para a campanha online, é necessário planejá-la criando um futuro cenário que fará com que ela tenha sucesso. Para isso, é preciso uma estrutura completa com um planejamento estratégico, pesquisas e outros elementos para garantir que ela dê certo.
Assim, com o objetivo principal definido para a campanha online, é necessário colocar em prática seu planejamento. Para isso, um bom desenvolvimento em detalhes e tópicos são essenciais para ela funcionar. São eles:
Análise, diagnósticos e pré testes para saber qual seria a eficiência da campanha online, a reação do público quando ela estiver em meios de divulgação.
Quem vai interagir, analisar e receber a campanha online, analisando para quem é voltada a campanha, isto é, o público alvo, sabendo assim o que eles gostam e o que esperam. Criação de buyer personas ;o poder de engajamento e persuasão que ela vai ter sobre o público para a futura intenção de compra.
Saber um pouco do mercado que se está inserido é fundamental pois é ele que vai direcionar a campanha online.
Qual é a intenção da marca ao divulgar a campanha online, se ela está adotando alguma causa de grande relevância e importância como o racismo, as questões de gênero, violência, o universo LBTQIA+, a sustentabilidade etc. Ligado também se quer gerar conhecimento, ou se quer divertir, conscientizar, etc.
O que a marca acredita ser importante e transparecer isso para todos é fundamental em uma campanha online
Se a campanha online passa mais formalidade ou informalidade, se consegue ser acolhedora estando mais próxima do público (se este for seu objetivo) ou se é mais distante, se seu objetivo é se manter séria).
Saber o que vai ser ser veiculado, se vai ser um lançamento de um novo produto, se a marca está se reinventando, se é algo que é limitado etc.
Como será seu processo de veiculação no meio online, a partir de quais mídias como o instagram, Twitter, facebook, Linkedin um vídeo no youtube etc.
Esses são alguns dos passos básicos para algumas das campanhas online que foram destaque nesses últimos anos. Tais campanhas obtiveram sucesso não somente por adotar tais etapas mas também por que foram capazes de fugir do habitual do que se conhece das campanhas onlines.
Agora, você vai ver as 4 campanhas online que foram destaque nesses últimos anos:
Uma frase bastante preconceituosa do dia a dia de muitos brasileiros é a : “essa Coca é Fanta”. Assim, a Coca Cola reinventou o termo e assumindo que, sim, essa Coca é Fanta. Dessa forma, ela ganhou bastante repercussão pois as latas da bebida não tinham Coca-Cola como de costume mas, sim, Fanta.
Com o objetivo de acabar com o preconceito ao redor dessa frase, a marca foi bastante incisiva no que acreditava. Assim, a propaganda repercutiu muito o que conquistou a ela um bilhão de reais sem nenhum investimento.
À primeira vista, a campanha da Renault parecia ser um filme do desenho animado dos anos 80, A Caverna do Dragão.
Cheia de aventura, ela mostrava os personagens em mais uma tentativa de voltar para o nosso mundo. Usando uma estratégia de saber como o público iria reagir a campanha, a marca investe na nostalgia do desenho e no sentimento de proximidade e aconchego com quem vê a propaganda.
Com o objetivo de dar enfoque às mulheres no futebol, a propaganda mostra como desde pequenas as mulheres sofrem com os estereótipos de gênero. Desse modo, ela consegue prender quem a assisti em todos os segundos do vídeo usando uma estratégia que surpreende ao final.
É impossível não se emocionar quando se vê essa propaganda, pois ela é baseada em fatos reais, o que a deixa com mais credibilidade ainda.
Desenvolvida pelo Itaú, ela mostra uma mãe catadora de lixo e o filho dela. Ela lia para ele e, assim, ele conseguiu estudar em uma das maiores universidades do mundo.
A propaganda se atentou a mostrar que a leitura faz a diferença na vida das pessoas, como fez na do menino.
Com suas peculiaridades e originalidade, essas campanhas online conquistaram o público e ficou por muito tempo na memória das pessoas. E elas fizeram isso porque foram capazes de usar de forma estratégica e bem planejada o plano de campanha se beneficiando no final de seu sucesso.
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