O TikTok é um aplicativo de criação de pequenos vídeos e dublagem de áudios lançado em 2017. Entretanto ele viralizou nesse período de isolamento social, principalmente entre os jovens da geração Z.
Antenadas com seu sucesso, as empresas se viram diante de um novo desafio, migrar para o TikTok e manter sua natureza dentro dos padrões da rede. Qual é o melhor jeito de fazer essa consolidação de marca acontecer sem que a essência seja perdida?
A marca que possui um branding em redes sociais definido não sofre muito quando vai transitar de uma para outra. Ao migrar, é ideal que ela mantenha traços da sua identidade, tenha uma estrutura atraente, e priorize a identificação do espectador com os conteúdos produzidos. Sabe aquela situação com a qual você se identifica? Aquele meme que você acha muito engraçado? Ou aquele bordão que não sai da sua cabeça? São alguns exemplos que podem gerar essa identificação.
Veja 5 exemplos de marcas que tem se destacado no TikTok business:
Sucesso no ramo da beleza, O boticário tem produzido um conteúdo super envolvente, trazendo influenciadores e outros nomes conhecidos para produzir desafios e outros tutoriais usando os seus produtos, com um tom que garante a espontaneidade das ações. Eles lançaram, por exemplo, o #EgeoChallenge, desafio musical estrelando um perfume tradicional e muito conhecido.
A Desinchá tem aproveitado o TikTok para consolidar sua marca e divulgar suas promoções e lançamentos de produtos de uma maneira muito cômica e interativa. Além disso, podemos encontrar no perfil da empresa uma série de dicas culinárias, gravadas de forma bem caseira, utilizando os diferente sabores de chá, o que gera muita identificação no espectador, além de propagar a ideia da versatilidade do produto.
O jornal americano The Washington Post não ficou de fora e tem feito uma espécie de jornal humorístico em seu perfil. Apesar de ser um ramo mais sério, as brincadeiras com as manchetes e a informalidade das gravações, que são feitas em um cenário de um apartamento comum, garantem que os conteúdos fiquem completamente amigáveis.
Um pouco diferente dos outros posicionamentos, a Guaraná trouxe um ar musical para o seu perfil em parceria com a cantora Manu Gavassi. Juntos, eles lançaram a hashtag #pipocaeguarana e vêm trazendo paródias e músicas autorais, que mostram situações diárias de entretenimento em que a bebida pode acompanhar o internauta. Tudo isso sem perder o tom intimista e informal do TikTok, claro.
Já a Chipotle, um fast food de comida mexicana muito famoso nos Estados Unidos, preferiu produzir para a rede social uma gama de conteúdos diferentes, que vão desde receitas malucas, por exemplo, de como fazer um garfo comestível utilizando uma massa de tortilha para a sua refeição da Chipotle até dicas e ideias de customização de camisetas. Essa variedade fez muito sucesso, já que seu perfil tem aproximadamente 1,2 milhões de seguidores e 19,9 milhões de curtidas.
Certamente, o que garante que o TikTok business seja um sucesso absoluto para essas empresas é o branding consolidado nas redes sociais, o que contribui para elas terem uma marca extremamente forte, e que permite a transição fluida de uma mídia para a outra sem preocupações. Quer saber mais sobre Branding e redes sociais? Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todos esses conteúdos!
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