Uncategorized

Como o Design Thinking pode te ajudar durante a pandemia

Rate this post
O Design Thinking pode ajudar na organização e processo criativo da sua empresa

Certamente, nem em nossas previsões mais negativas, esperávamos um cenário parecido com o que estamos vivendo. Por outro lado, houve o surgimento da necessidade de adaptação e enfrentamento dessas dificuldades.  Muitas ferramentas usadas anteriormente se tornaram inutilizáveis e deram espaço para a criação de novas ferramentas como o Design Thinking. 

O Design Thinking é uma das práticas que mais têm sido utilizadas para resolução de problemas, desenvolvimento de ideias inovadoras e o cultivo da criatividade. Nesse sentido, aplicado à situação atual, esse metódo pode te levar a solução definitiva para os problemas de organização criados pela pandemia. 

Mas o que é Design Thinking? E como ele pode me ajudar? São duas perguntas que você pode estar fazendo nesse momento. Portanto, nos tópicos abaixo, explicamos um pouco desse método:

O que é Design Thinking?

O Design Thinking é um método de solução de problemas com foco no usuário. Para isso, se beneficia do pensamento de vários profissionais de competências diferentes. Ele possui três pilares importantes: 

  1. Empatia

Segundo o dicionário Aulete, empatia é a “Experiência pela qual uma pessoa se identifica com outra, tendendo a compreender o que ela pensa e a sentir o que ela sente, ainda que nenhum dos dois o expressem de modo explícito ou objetivo.” Assim, no Design Thinking, a empatia se expressa ao abstermos de pré julgamentos e alinharmos a nossa visão com a do usuário final, para conseguirmos verdadeiramente sentir suas dores e identificar seus interesses. A partir disso, conseguimos sugerir soluções mais eficazes e que responsivas. 

  1. Colaboração

A presença de profissionais de diferentes competências enriquece a geração de ideias e soluções, pois suas percepções subjetivas tem um grande potencial criativo quando combinadas.

  1. Experimentação

Por fim, ninguém está imune ao erro. Logo, a experimentação tem como objetivo adiantar o erro para diminuir o risco em fases mais avançadas da criação. 

Como isso pode me ajudar?

Aplicando esses ideiais do Design Thinking no seu processo, você garantirá uma margem de erro muito menor e estará garantindo um ambiente de inovação e liberdade para criação na sua empresa. Além disso, esse metódo dispõe de certas ferramentas que são um atalho na hora do desenvolvimento de ideias, como o Mapa da Empatia, o Brainstorming e o MVP. 

Quer descobrir outros métodos revolucionários? Nos siga nas redes sociais!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

7 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago