Uncategorized

3 Metodologias para priorizar tarefas e ser mais produtivo

Rate this post

Ser produtivo nem sempre é fácil, às vezes nos enrolamos, deixamos tudo para em cima da hora e nos desesperamos com a chegada do prazo, principalmente quando estamos em home office. Para te ajudar nessa organização, separamos 3 metodologias que te auxiliarão a priorizar tarefas, não ficar travado e conseguir ser mais produtivo e entregar tudo no prazo.

Benefícios de se organizar

Antes de falarmos sobre como nos organizamos melhor, vamos pensar um pouco: porquê se preocupar em gerir o tempo? 

Nos organizar é muito importante para não nos perdemos no processo. Quando planejamos o que vamos fazer conseguimos ser mais produtivos e dessa forma fazer o nosso tempo render mais. 

No home office temos a tendência a confundirmos a vida pessoal com o trabalho, o que nos atrapalha e nos deixa mais susceptíveis a procrastinamos.

Essas metodologias são simples e as explicaremos mais adiante. Elas possuem alguns benefícios como:

  1. ajudar na priorização de tarefas e organização
  2. fácil implementação
  3. ajudar a concluir as tarefas

Metodologias para organização e produtividade

Agora que já sabemos os benefícios dessas metodologias para organizar tarefas, vamos conhecer algumas delas.

Matriz Eisenhower

A Matriz Eisenhower é uma ferramenta que auxilia na hora de definir a prioridade das tarefas. Ela consiste em quatro quadrantes, o de urgência, não urgência, o de importância e não importância.

O objetivo é separar as tarefas nesses quatro quadrantes de acordo com as categorias. Ela te ajudará a definir suas prioridades e visualizar tudo o que deve ser feito.

Matriz GUT

A matriz GUT (Gravidade, Urgência, Tendência) é uma ferramenta que auxilia na priorização de tarefas. Na Gravidade, você deve pensar em qual o tamanho da tarefa e sua tendência de gerar impactos negativos caso não seja feita. Na Urgência, deve-se pensar os prazos e no tempo que tem para executar a tarefa. Já na Tendência, deve-se levar em consideração as chances da tarefa se agravar caso nada seja feito. Com isso em mente, você já pode começar a montar sua matriz Gut.

O primeiro passo é listar todas as suas tarefas pendentes. Depois de colocar tudo no papel, está na hora de pontuar de 1 a 5 o nível de gravidade, urgência e tendência da tarefa. Na última fase, é necessário fazer um ranking dos problemas, multiplicar GxUxT e o maior valor encontrado será a primeira tarefa que terá que ser feita, e assim sucessivamente. Por último, você ainda pode definir prazos específicos para cada tarefa ser feita.

GTD

GTD (getting things done) é uma metodologia de produtividade. Ela consiste em 5 passos:

  1. Capturar: anotar todas as coisas que devem ser feitas.
  2. Esclarecer: analisar a lista feita e ver o que precisa de ação e o que não precisa.
  3. Organizar: é importante ter essas listas organizadas e de fácil acesso
  4. Refletir: atualizar as informações e obter perspectivas.
  5. Engajar: fazer a tarefa com a maior prioridade e focar no que está fazendo e no que precisa ser feito naquele momento, não se distrair com outras tarefas.

Algumas ferramentas podem te ajudar a seguir essas metodologias e tornar o home office mais fácil. Se quiser saber mais, leia o nosso texto: As principais ferramentas para se utilizar no home office. Boa leitura!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

6 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago