Uncategorized

Quais indicadores importantes para seu Comercial?

Rate this post

A previsibilidade de resultados é uma das coisas mais importantes em um núcleo comercial, e para termos maior controle sobre ela, podemos fazer uso de indicadores.

Essa previsibilidade ocorre a partir do planejamento estratégico, ou seja, o planejamento dos objetivos que precisam ser alcançados e quais estratégias serão utilizadas para atingi-los. 

Para isso, é ideal acompanhar indicadores que demonstrem a eficácia ou falha dos processos do núcleo. Como resultado, tais indicadores podem influenciar em processos internos, como metas e desenvolvimento dos vendedores, e externos, dependendo de clientes, como os KPIs, key performance indicator.

O que são KPIs e seus indicadores?

Porém, um KPI não é somente uma métrica, mas um indicador que une várias métricas para poder chegar a uma meta, demonstrando o desempenho do processo.

Para decidir sobre quais indicadores acompanhar, é de extrema importância que o planejamento estratégico do setor esteja bem definido e com objetivos palpáveis. Dessa forma é mais fácil traçar qual o caminho precisa ser tomado para atingir os objetivos. 

Agora que você já sabe mais sobre KPIs e indicadores, que tal ler um pouco mais sobre alguns que podem ser analisados no seu núcleo comercial?

Taxa de conversão

São calculados entre as fases do seu funil de vendas e são importantes para saber quantos clientes estão sendo perdidos no processo. Assim, você sabe onde existem falhas e pode aprimorar processos. Para calcular esse indicador é só dividir o número de conversões pela audiência. 

Ciclo de Vendas

Mostra o tempo que leva sua negociação desde o primeiro contato até o fechamento de contrato. Sendo assim importante pra saber se uma negociação está tomando mais tempo que o ideal. 

Total de vendas

É o valor total das vendas realizadas. Sendo assim, esse é um medidor de seu faturamento e serve de base para calcular o Ticket Médio. 

Churn

É o indicador de “desistência”, quantos clientes abandonaram o processo de negociação. Por isso, é muito importante saber o motivo pelo qual os clientes abandonaram seu processo de venda para poder resolver os problemas e ter mais clientes chegando até o fechamento e satisfação. Para calcular é só dividir a quantidade de clientes perdidos pela quantidade geral de clientes, em um determinado período.

Ticket médio

Fornece o valor médio das vendas, sendo dessa forma muito importante para planejamento de resultados. É ideal que seja comparado com valores anteriores deste indicador, para saber se os objetivos estão sendo atingidos. Para calcular basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do período. 

Como escolher indicadores?

Após analisar alguns desses indicadores, os KPIs devem ser escolhidos com base em uma análise do planejamento estratégico, para poderem ser o mais concatenados possível com os objetivos da empresa. Sendo assim, deve-se optar por indicadores tem com dados consistentes e que gerem resultados, evitando dessa forma aqueles que sejam somente ‘indicadores de vaidade’. É importante também que se acompanhe constantemente tais métricas, a fim de sempre mante-las em sintonia com sua empresa e gerar mudanças nos seus processos.

Quer conhecer mais conteúdo sobre marketing e gestão de marca? Acesse nosso blog e descubra muito mais conteúdo como esse!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

6 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago