Você já ouviu falar em copywriting? Ele é uma técnica de escrita do meio publicitário que visa a conversão dos leitores. Essa conversão não é necessariamente uma compra, o objetivo pode ser assinar uma newsletter ou deixar seu e-mail para contato, por exemplo. Então, o segredo do copywriting é a escrita persuasiva, mas não é tão simples assim.
O copywriter, profissional responsável pela produção, não é apenas um redator. Ao redigir um copy, ele precisa conhecer o seu público, quais as necessidades da persona e como se relacionar com ela.Só assim ele poderá decidir o que deve ser passado e de qual forma, a fim de convencer o leitor do copy a realizar a ação desejada.
Esse tipo de profissional não é nenhuma novidade. O copywriter surgiu no século XIX, mas o termo se referia a redatores publicitários que trabalhavam em campanhas. A ascensão dos meios digitais foi responsável por reformular o conceito de copywriting e distanciá-lo da publicidade.
Existem dois tipos de copys, o copy de conversão, cuja intenção é levar a persona para tomar uma determinada ação, e o de conteúdo, que engaja e educa a persona. O funil de vendas é que vai definir qual deles será necessário.
E qual a diferença entre Copywriting e redação publicitária?
O que diferencia o copywriting da redação publicitária e, indo mais além, do marketing de conteúdo, é o objetivo final de cada um e os instrumentos utilizados.
O copy nasceu na escrita publicitária e, até hoje, esses meios não estão totalmente separados e definidos, podendo se misturar e se complementar. Apesar da semelhança, a redação é mais envolvida com a imagem da marca e com técnicas de venda mais direitas.
Já o marketing de conteúdo é mais voltado para a técnica de funil de vendas. Ele se preocupa com toda a jornada do consumidor, estando envolvido com estratégias de criação e divulgação da marca, e tem resultados visíveis a médio e longo prazo. Mesmo sendo bem distintos, o copywriting e o marketing de conteúdo caminham juntos na busca por resultados.
E o marketing digital?
Assim como no marketing de conteúdo, o copywriting é um aliado importantíssimo do marketing digital. Não só pela geração de valor da empresa na visão do público, mas para gerar conversões no meio digital.
Hoje em dia muitos negócios se mantém estritamente no meio digital e a boa utilização de copys é essencial para gerar leads e obter uma marca de sucesso. Os anúncios digitais também precisam da escrita persuasiva, principalmente para gerar engajamento nas redes.
Além disso, o copywriting pode ser utilizado em conjunto com a técnica de SEO, para que, além da escrita, a página seja otimizada e se posicione bem em buscadores da internet.
Dicas para um Copywriting de sucesso
A seguir, selecionamos algumas dicas para produzir um copy de sucesso.
Saiba quem é seu público
É necessário conhecer bem sua persona. Saiba o que ela faz, o que gosta de consumir, o que procura na internet, etc. Assim, seu conteúdo será orientado para os clientes que você quer atingir e a quantidade de conversões será maior.
Além disso, ao conhecer seu público é possível definir a melhor abordagem a ser realizada, o tom e o posicionamento necessários da marca.
Faça bons títulos
É o título que vai atrair ou não o leitor, então é importante que ele seja perfeito!
Ele deve ser direto, o título tem que expressar o que será passado no conteúdo sem se delongar, conter a palavra-chave e despertar curiosidade no leitor.
Utilize números
Números no título ou de pesquisas, ao longo do copy, são bons aliados.
No título eles servem para informar o leitor sobre o conteúdo. Por exemplo: 10 dicas para um texto de sucesso. Já no restante do copy, é importante trazer dados para embasar suas afirmações, mas lembre-se de citar pesquisas e fontes confiáveis.
Facilite a leitura
Uma boa escaneabilidade é o que vai definir se o leitor abandonara seu texto ou não. Então, aqui vai algumas dicas:
- Use parágrafos curtos e alinhe o texto a esquerda para tornar a leitura menos maçante.
- Tente não repetir a mesma palavra diversas vezes.
- Divida as informações em subtítulos, tópicos e tabelas.
- Use exemplos para facilitar a compreensão.
Conte histórias
Uma técnica muito utilizada dentro do copywriting é a técnica de storytelling. Ela nada mais é do que contar uma história para envolver o leitor, para que ele se reconheça no copy e interaja.
Seja persuasivo
Robert Cialdini, em seu livro “As Armas da Persuasão”, listou as leis fundamentais que regem o comportamento humano e que podem te ajudar a atingir seu objetivo. Sendo elas:
- Reciprocidade: o ser humano tende a responder ações com outras. Então entregue algo ao consumidor para que ele entregue algo de volta para você.
- Prova social: pessoas são influenciadas por outras pessoas. Assim, cases de sucesso e depoimentos podem alavancar seu conteúdo.
- Afeição: temos mais facilidade de nos conectar com nossos semelhantes.
- Escassez: temos mais vontade de possuir algo se acreditarmos que ele é escasso.
- Coerência: quando as pessoas se comprometem publicamente com algo, é provável que entreguem o que foi prometido.
- Autoridade: pessoas tendem a respeitar mais a opinião de outras que são consideradas “autoridades”. Dessa forma, essas autoridades podem ser especialistas, políticos ou famosos.
E aí? Entendeu tudo sobre a técnica de Copywriting? Se você quiser ficar por dentro do que está acontecendo no mundo da comunicação e não perder dicas valiosas, assine nossa newsletter!