Construção de uma Identidade Visual para a iJunior

Rate this post

Já falamos sobre a importância de se ter uma boa identidade visual no Blog da Cria previamente. Discorremos sobre os erros mais comuns, a necessidade do entendimento do uso das cores, e hoje vamos falar sobre a construção de uma Identidade Visual muito especial para a Cria: a da UFMG Informática Júnior.

Contextualização:

A UFMG Informática Jr. é uma empresa júnior do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. A iJunior atua no mercado de computação. Encontramos no seu portfólio soluções em sistemas web, aplicativos mobile, sites e consultoria em Tecnologia da Informação.

A empresa chegou na Cria em 2019/2 com a demanda de fazer uma nova identidade visual a fim de uma maior identificação entre os membros. Além disso, também como uma maneira de evitar o recebimento de ligações em busca de serviços técnicos de computadores. Tal fato acontecia com frequência, o que demonstrava um desalinhamento entre a mensagem que a identidade visual antiga transmitia e os serviços ofertados pela empresa.

Construção de uma Identidade Visual:

Os insumos para construir a identidade visual foram dados pelos próprios membros da empresa na reunião de briefing. Sendo assim, os formatos e elementos gráficos utilizados giram em torno de elementos da informática e da programação.

Os principais conceitos da Identidade Visual envolvem a questão do “i”, uma vez que representa fatores que resumem a empresa, sendo eles: inovação, informática, internet, integração, e, por fim, iJunior.

Nesse cenário, o ícone é formado por bastões e a transparência foi uma alternativa explorada nesse projeto, representando, também, a ideia de conexão.

A estampa é composta por linhas mais duras e quadradas com o intuito de contrastar com as formas arredondadas do símbolo e da tipografia principal.

Não obstante, a tipografia utilizada nesse projeto veio da família Confortaa e foi estilizada para o nome da empresa, e tem a Montserrat como tipografia de apoio. A escolha foi feita já que ambas passam a sensação de tecnologia e juventude, características que se casam com a empresa júnior.

Já as cores escolhidas foram diferentes tons de azul com o intuito de representar a diversidade das pessoas dentro da empresa, que embora sejam muito diferentes, possuem a iJunior como elo comum. Além de ter sido uma exigência a presença do azul, ela se casa perfeitamente com o projeto. É uma cor que remete à erudição, tecnologia e juventude, assim como a seriedade que ela carrega.

O resultado ficou assim:

Algumas aplicações possíveis:

Então, o que achou do processo de construção da Identidade Visual da iJunior? Se você quer saber mais sobre comunicação, não deixe de assinar a nossa newsletter e nos seguir nas redes sociais, somos @criaufmg em tudo!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

1 dia ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago