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Lives: Como trabalhar sua marca em eventos online?

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A internet abre um espaço de interação com o público muito importante para toda marca que quer ampliar sua presença e se manter relevante. Alinhando a tendência de comunicação mais íntima adotada por grande parte do mercado ao potencial de aproximação que produções audiovisuais podem oferecer, as transmissões ao vivo na internet, mais conhecidas como Lives online, se tornaram uma ótima oportunidade de divulgação.

A popularidade das lives online na quarentena

Com o cenário promovido pela pandemia do COVID-19 toda a população passou por diversas mudanças para se adaptar ao isolamento social. A indústria do entretenimento acostumada a realizar grandes eventos para um público considerável sofreu ao ver a estrutura padrão para a sua realização ser totalmente comprometida devido ao novo estilo de vida que precisou ser adotado. Desse modo, a criação dos eventos online, podendo ser citados os festivais de música realizados através de produções que garantiam as apresentações dos artistas seguindo as recomendações de prevenção do vírus, permitiu que o alcance oferecido pelos eventos continuassem efetivos. E assim, manteve a relevância do espaço publicitário desses eventos.

Todas as movimentações realizadas para a vida continuar acontecendo mudaram um pouco o comportamento do público, então resolvemos trazer algumas informações para ajudar a divulgar sua marca de forma correta.   

Princípios e Regras Publicitárias

A internet já não é mais um ambiente novo, é um meio utilizado por grande parte da população e está sempre proporcionando novas formas de se comunicar. Por facilitar o alcance e a conexão entre pessoas, o seu uso para transmitir a mensagem de uma marca é bastante comum. Porém, um mau conhecimento de suas regulamentações pode trazer problemas.

A propaganda no Brasil é regulamentada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária(Conar) criado na década de 70 pelos próprios anunciantes, veículos e agências. Ele é responsável por indicar os limites que as ações publicitárias precisam seguir. Assim, é uma forma de impedir a publicidade enganosa ou abusiva e defender a liberdade de expressão comercial.

Em 2019 quase 70% dos processos éticos do Conar envolveram publicidade veiculada na internet. Esse dado mostra a necessidade de estar atento ao escolher esse meio. Portanto, resolvemos listar algumas leis e recomendações que valem sua atenção ao se lançar nos Eventos e nas Lives Online:

Anúncios de Bebidas Alcoólicas:

A Súmula 09, de 2017, do Conar prevê que “anúncios de bebidas alcoólicas, divulgados em qualquer veículo de comunicação ou plataforma, não devem conter apelo imperativo de consumo e não podem deixar de expor ostensivamente uma cláusula de advertência para responsabilidade social no consumo do produto”.

Atenção às especificidades:

O controle de acesso à internet é dificultado o que abre espaço para a análise do público que pode estar assistindo a transmissão. Dessa maneira, deve-se levar em conta que o conteúdo que está sendo transmitido pode atingir um público inapropriado pode evitar problemas.

O Conar abriu uma representação ética contra os responsáveis por uma live alegando alto consumo de bebida alcóolica e a promoção da mesma durante a apresentação. Posteriormente, o conselho soltou uma nota afirmando que a propaganda na internet “deve estar em conformidade com os princípios fundamentais da comunicação comercial do segmento, com a divulgação responsável de bebidas alcóolicas e se fragilizar os cuidados para que não seja difundida a crianças e adolescentes”.

O Anúncio Sempre Deve Estar Distinguido

Um dos grandes poderes da internet é trazer aproximação com o público, se aproveitar dessa relação pode ser muito valioso tomadas as devidas precauções. Como muitas das transmissões são feitas em casa, a divulgação de uma marca nessas condições ganha um valor mais intimista. Dessa forma, é totalmente condizente com o modelo de comunicação bastante adotado no mercado atual. Porém vale lembrar que todo anúncio deve ter seu caráter publicitário reconhecível. É essencial ter a informação descrita para que o consumidor possa diferenciar a opinião de um influenciador e a vinculação publicitária.

A Divulgação online bem feita

A Vans é uma fabricante americana de vestuário e calçados muito conhecida por fazer produtos voltados para a prática de esportes radicais. Também mantém forte presença entre os ouvintes de punk-rock e subgêneros. Essa popularidade muito se deve primeiramente pela produção dos festivais que unem música e esporte raciais, e também pelo relacionamento próximo com diversas bandas. A Vans Warped Tour é um dos grandes eventos organizados pela marca que segue esse molde. Ela ocorre todos os anos nos Estados Unidos e Canadá, mas também ocasionalmente na Europa, Japão e Austrália. 

No Brasil a marca também se faz presente na cena musical alternativa, se mostrando bem próxima de diversas bandas bem populares em certos nichos. Ela também é patrocinadora do Oxigênio Festival que possui características parecidas com a Warped Tour reunindo várias bandas da cena nacional.

Novas oportunidades

Por causa do isolamento social e a popularidade dos eventos online ela organizou o Vans Living Room Sessions, um evento online ocorrido no dia 30 de maio. Ele contou com mais de 30 artistas e mais de 6 horas de duração. Pegando carona na proximidade entre os músicos da cena underground e os fãs, a marca soube aproveitar muito bem a oportunidade em meio a um cenário que, a princípio, se mostrava desfavorável. 

O sucesso do evento permitiu com que a Vans continuasse a produção de mais conteúdo ao vivo. E nas redes sociais, a marca mantém um cronograma de transmissões que abrangem música, esporte e outras artes. 

Momentos de grandes mudanças são ótimos para explorar novas oportunidades. Em conclusão, não existe uma fórmula bem definida para atingir o sucesso na divulgação da sua marca, porém estar atento às novas tendências e buscar orientação especializada pode garantir a assertividade de suas ações!

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Redator da Cria

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