O que é o CRM?
CRM é a sigla para Customer Relationship Management ou em português Gestão do Relacionamento com o cliente.
De acordo com o Gartner Group, CRM é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades e potenciais de uma empresa. Além disso, possui objetivo de gerenciar a relação com os clientes, satisfazer e fidelizar, ajudando a reduzir custos e aumentar a qualidade e os lucros do negócio.
Assim, visando auxiliar estas tarefas e rotinas automatizadas é necessário um software, mais popularizado como CRM ou sistema CRM.
O que faz um CRM?
O CRM armazena os dados dos potenciais e atuais clientes, como nome, endereço, telefone, etc; bem como suas atividades e jornada dentro da empresa.
Assim, todo o serviço feito e até mesmo o que você obteve de informação desse cliente, é anotado em único lugar, que te permite ter uma ampla e fácil visualização de possíveis novos compradores.
A plataforma reúne e integra dados valiosos. Ela também rastreia ativamente o cliente, conecta sua equipe, captura os e-mails dos clientes, possibilita um atendimento de leads, fornece recomendações e insights e expande e personaliza de acordo com o crescimento da empresa.
Benefícios de adquirir um software de CRM
A plataforma dispensa processos e esforços manuais e ajuda o negócio progredir. Organizando a contas e contatos em tempo real, acelera e simplifica o desenvolvimento da empresa.
A organização da equipe aumenta exponencialmente, visto que as informações sobre os clientes são passadas de forma rápida e fácil, atualizadas, independentemente de onde esteja e o que está fazendo.
Outros benefícios estão relacionados a:
- Aumento da produtividade e na assertividade da ação dos colaboradores;
- Aprimora o atendimento aos clientes e garante o sucesso dos mesmos;
- Visão ampliada do negócio;
- Inteligência no planejamento estratégico;
- Acompanhamento do desempenho em tempo real;
- Análise das dores do clientes;
- Alinhamento entre Marketing e Vendas;
- Segmentação de ofertas para clientes certos.
Aplicações do CRM
O CRM, como dito anteriormente, pode fazer é um conceito que pode ser abordado por várias áreas da empresa. Para ajudar seu negócio, é possível utilizar ferramentas de CRM em diferentes setores, como: automação de gestão do marketing , gestão comercial e a gestão de atendimento ao cliente.
Uma boa gestão de marketing colabora com a vendas e o relacionamento com o cliente, podendo acompanhar sua jornada dentro do funil. O software ajuda na construção de estratégias para ativar o relacionamento com o cliente, como a produção de conteúdo, avaliação de SEO das páginas do site, campanhas de email marketing, monitoramento de redes sociais, relatórios, entre outros – inclusive integração com CRM de vendas.
Veja mais sobre estratégias de marketing
O CRM de vendas, mais conhecido, focado no processo comercial – quando o cliente já passou pelo marketing e agora está em contato com a equipe de vendas. Com o objetivo de controlar o fluxo de leads no funil de vendas, o vendedor tem maior controle sobre a carteira de clientes, diminuindo assim, perda de novas oportunidades.
O software possibilita um grande banco de dados, com informações pertinentes sobre as pessoas que entraram em contato com o negócio. Esse banco de dados permite que setores como vendas, marketing e até mesmo produção, estejam atentos a detalhes acerca do perfil do cliente. Além disso promovem informações que auxiliam na prospecção de clientes, direcionamento o setor de vendas.
Por último, CRM também ajudam na gestão de atendimento, contribuindo para uma relação mais próxima e ágil para com o cliente. Assim, resolver o problema do cliente de maneira rápida e eficaz auxilia para uma boa experiência do cliente em sua empresa. Além disso, o trabalho do atendente pode tornar-se cada vez mais completo e personalizado com todas as informações fornecidas pelo software.
Os tipos de CRM
Para adequar a cada tipo de empreendimento e tamanho de empresas, há dois tipos de CRM, o Enterprise e o PME.
Veja mais sobre cada um:
Enterprise
O sistema Enterprise é destinado para grandes empresas e possui foco em personalização devido às demandas das grandes organizações com funções e áreas específicas. Desse modo, é possível oferecer recursos mais robustos e pacotes de soluções maiores, que ajudam em um acompanhamento do negócio de maneira macro.
PME
O PME é uma solução para pequenas empresas, que possuem times menores e que precisam melhorar as operações para que sejam mais ágeis e móveis. Por possui recursos mais simples, o investimento é menor. Entretanto, isso não quer dizer que esse tipo de CRM seja uma ferramenta superficial, suas funcionalidades, como ferramentas externas e automação de atividades, ajudam em processos diários.
Como identificar se uma empresa precisa de um sistema de CRM?
É difícil saber quando sua empresa precisa de uma ferramenta de gestão, mas mesmo para empresas pequenas com poucos clientes, o CRM é necessário por todos os motivos que vimos até então.
Por isso, preparamos uma lista de necessidades que empresas possuem antes de adquirir um CRM, confira!
- Ter uma visão sistêmica do negócio
- Ter uma produtividade sustentável
- Processos mais definidos
- Informações mais organizadas
- Agilidade das equipes
- Controlar melhor Follow-Up de vendas
- Ter inteligência no planejamento estratégico
- Acompanhamento de desempenho em tempo real
- Fortalecer a marca.
Quais os CRM mais utilizados no mercado?
Para ajudar na busca dos softwares de CRM, colocamos as principais ferramentas utilizadas no mercado brasileiro.
Vendas:
Marketing:
- Mkt2Easy da Dinamize
- RD Station Marketing da Resultados Digitais
- Pipz Automation da eCentry
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