Podcast e o sucesso dessa nova onda.
Se você é produtor de conteúdo ou pensa em começar no ramo, deve saber que nem sempre é fácil conseguir um bom alcance e fidelizar ouvintes e espectadores. Porém, não se desanime pois, por mais complicado que possa parecer esse processo, vamos citar dicas de marketing para podcast que possibilitarão uma maior divulgação e um bom alcance para suas produções.
Você já deve ter escutado algum podcast nos últimos anos ou, provavelmente, já ouviu falar deles. Pois bem, de acordo com uma pesquisa do Ibope, dentre os 120 milhões de internautas, cerca de 40% já escutaram ao menos um programa de áudio pela internet. Esse número mostra um crescimento incrível desses novos queridinhos que chegam, de acordo com dados divulgados pelo Spotify, a mais de 700 mil na plataforma citada.
Se você se interessou pelo assunto e pensa em produzir podcasts mas não sabe por onde começar, eu sugiro a leitura do nosso texto “5 dicas para produzir um bom roteiro para seu Podcast”. Mas caso você já saiba disso, vamos falar então de marketing para podcast.
Uma das melhores formas de conseguir um aumento no número de ouvintes é convidar pessoas que já tenham podcasts conhecidos ou que tenham certa relevância no assunto tratado, porém é importante certificar que seu convidado possui domínio no assunto e que terá bons insights, pois isso será determinante para a qualidade de seu conteúdo. A divulgação acontece uma vez que, muito provavelmente, ele irá divulgar o seu podcast nas páginas dele, o que irá atrair novos ouvintes que gostam de conteúdos parecidos ou que acompanham e confiam na pessoa convidada.
Outra dica quente é abusar das redes sociais certas e que irão dar um alcance maior às suas produções, como Instagram, Facebook, Twitter e Linkedin. Se você produz um conteúdo mais descontraído ou de humor, talvez o linkedin não seja a melhor opção, mas se você pretende trabalhar com assuntos da sua área profissional, é interessante considerar essa rede social. Por isso é importante conhecer seu conteúdo para divulgá-lo em redes sociais que trarão um público mais parecido com o que você pretende atingir.
Aqui, é importante atentar não só às redes sociais mencionadas anteriormente, mas também procurar formas de publicar seu podcast no Youtube e em seu blog, já que essas plataformas trabalham com o SEO e ajudarão no rankeamento do seu conteúdo. Além disso, hoje o Youtube se mostra com uma das redes de maior audiência e capaz de gerar muitos ouvintes, então publique seu podcast em forma de vídeo por lá também.
O blog também é um grande aliado, visto que podcasts costumam ser um pouco mais extensos e alguns ouvintes podem não ter tanta disponibilidade para ouvi-los, sendo assim, publicar o seu podcast em forma de texto, destacando os melhores momentos pode ser mais fácil e despertar o interesse de pessoas para que posteriormente elas procurem uma forma de ouvir.
Procure também interagir com seus ouvintes pelos comentários e incentivá-los a avaliarem seu podcast, pois em algumas plataformas isso é um fator relevante para a popularidade de seus conteúdos. Promova também sorteios para seus ouvintes, de forma a engajá-los e chamar a atenção de novos públicos.
E, por fim, publique conteúdos constantemente. É interessante criar um cronograma fixo de publicações e compartilhar com seus ouvintes, para que eles possam se organizar e ter conhecimento dos dias em que seus podcasts serão postados.
É interessante postar pequenos trechos ou momentos importantes do seu podcast nas redes sociais, de modo a despertar a curiosidade de seu público e motivá-los a procurar sua produção.
Caso você ainda não tenha publicado nenhum podcast, considere lançar ao menos três de uma vez, de modo que seu público consiga ter conteúdo suficiente para te conhecer um pouco melhor e formar uma opinião sobre seus podcasts, não ficando em dúvida quanto à qualidade e relevância de seus conteúdos.
Por fim, agora que você já possui um melhor conhecimento sobre marketing para podcasts, divulgar suas produções e cativar seu público não será mais um problema. Lembre-se sempre de produzir bons roteiros e garantir a qualidade de seu conteúdo, trazendo sempre assuntos inovadores e bem embasados, assim seu público ficará satisfeito e fiel aos seus podcasts.
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