Você sabe o que são negócios com propósito social? Conhece a sua importância e os impactos nos resultados da empresa? Sabe diferenciar o propósito da missão e visão? Ainda não? Então, vem com a gente e conheça tudo sobre negócios com propósitos.
Afinal, o que são eles e qual sua importância?
Os empreendimentos com propósito social são negócios que buscam além dos fins lucrativo a contribuição ativa que promove impacto na sociedade.
Sua razão de existir vai além dos próprios objetivos, para a geração de benefícios sejam eles sociais, ambientais, econômicos que atingem a todos. Desde o produto ou serviço em si ofertado, passando pela linha de produção, até a divisão dos ganhos de modo compartilhado.
Possuir um propósito bem definido com um olhar para o entorno é importante, e traz ganhos significativos aos negócios. Além de levar um sentido maior para o trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores, negócios com propósito deixam os times mais engajados e motivados a alcançar seus resultados.
Além disso, com a frequente mudança de comportamento dos consumidores, é cada vez mais usual clientes que pensam não só no produto ou serviço, mas na experiência e nos efeitos que eles causam na sociedade.
Tá, mas é a diferença entre o propósito, a missão e a visão dos negócios?
É muito comum confundirmos a missão e a visão de um negócio com o seu propósito, mas não, eles não significam a mesma coisa.
Como um dos elementos da cultura organizacional das empresas, a missão corresponde ao que ela é, e faz no momento presente. A visão, diferentemente, representa o que ela deseja conquistar no futuro. Já o propósito diz sobre a razão ou motivo pelo qual ele existe, propósito social vai além da empresa abrangendo também o coletivo.
Um propósito de um negócio que faça sentido é muito mais do que uma frase ou posts em redes sociais. Ele precisa ser transformado em ações concretas no dia a dia, e realizar transformações constantes na empresa que geram mudanças na comunidade.
A empresa natura é um bom exemplo de negócios com o propósito social. Ao longo dos anos, a empresa buscou mudanças e a construção de programas que causam impacto social, econômico e ambiental.
Desde a mudança na linha de produção com a abolição de teste de produto em animais, passando pelo programa de redução na cadeia produtiva da emissão de carbono, até a criação de programa de alfabetização de suas consultoras a Natura tem o mostrado na prática como é viver um propósito que vai além da empresa em prol do todo.
Gostou do nosso conteúdo e quer receber mais conteúdos um pouco fantásticos como esse? Se inscreve agora na nossa newsletter e receba materiais exclusivos sem esforço, bora lá?
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…