Negócios com Propósito: O que são?

Rate this post

Você sabe o que são  negócios com propósito social? Conhece a sua importância e os impactos nos resultados da empresa? Sabe diferenciar o propósito da missão e visão? Ainda não? Então, vem com a gente e conheça tudo sobre negócios com propósitos.

Afinal, o que são eles e qual sua importância?

Os empreendimentos com propósito social são negócios que buscam além dos fins lucrativo a contribuição ativa que promove impacto na sociedade. 

Sua razão de existir vai além dos próprios objetivos, para a geração de benefícios sejam eles sociais, ambientais, econômicos que atingem a todos. Desde o produto ou serviço em si ofertado, passando pela linha de produção, até a divisão dos ganhos de modo compartilhado. 

Possuir um propósito bem definido com um olhar para o entorno é importante, e traz ganhos significativos aos negócios. Além de levar um sentido maior para o trabalho desenvolvido pelos seus colaboradores, negócios com propósito deixam os times mais engajados e motivados a alcançar seus resultados. 

Além disso, com a frequente mudança de comportamento dos consumidores, é cada vez mais usual  clientes que pensam não só no produto ou serviço, mas na experiência e nos efeitos que eles causam na sociedade. 

Tá, mas é a diferença entre o propósito, a missão e a visão dos negócios? 

Propósito x Missão x Visão

É muito comum confundirmos a missão e a visão de um negócio com o seu propósito, mas não, eles não significam a mesma coisa

Como um dos elementos da cultura organizacional das empresas, a missão corresponde ao que ela é, e faz no momento presente.  A visão, diferentemente, representa o que ela deseja conquistar no futuro. Já o propósito diz sobre a razão ou motivo pelo qual ele existe,  propósito social vai além da empresa abrangendo também o coletivo.

Um propósito de um negócio que faça sentido é muito mais do que uma frase ou posts em redes sociais. Ele precisa ser transformado em ações concretas no dia a dia, e realizar transformações constantes na empresa que geram mudanças na comunidade.

Um exemplo que inspira

A empresa natura é um bom exemplo de negócios com o propósito social. Ao longo dos anos, a empresa buscou mudanças e a construção de programas que causam impacto social, econômico e ambiental. 

Desde a mudança na linha de produção com a abolição de teste de produto em animais, passando pelo programa de redução na cadeia produtiva da emissão de carbono, até a criação de programa de alfabetização de suas consultoras a Natura tem o mostrado na prática como é viver um propósito que vai além da empresa em prol do todo.


Gostou  do nosso conteúdo  e quer receber mais conteúdos um pouco fantásticos como esse? Se inscreve agora na nossa newsletter e receba materiais exclusivos sem esforço, bora lá?

Redator da Cria

Recent Posts

Neuromarketing: é tudo parte da sua cabeça

Descubra o Neuromarketing, uma maneira de usar estímulos mentais dentro da comunicação.

4 dias ago

Análise de dados: Números que guiam sua marca ao sucesso

Veja como uma boa análise de dados pode ser um divisor de águas para a…

2 semanas ago

Marketing de Experiência: estratégia de venda memorável

Tenha uma experiência maravilhosa descobrindo sobre o Markering que está cada vez mais presente no…

2 semanas ago

Compromisso com Diversidade e Inclusão: mais que uma meta

Descubra mais sobre a importância de iniciativas de Diversidade e Inclusão dentro do mercado.

3 semanas ago

Marketing de busca: Transforme visitas em vendas

Descubra como fazer com que as visitas no seu site se tornem vendas concretas.

4 semanas ago

Como aumentar suas vendas no período da Páscoa?

Dessa vez quem vai trazer algo é Cria UFMG, leia nosso texto e descubra como…

1 mês ago