As pessoas associam a palavra marketing a uma ideia de construção e promoção de uma marca, produto ou serviço dentro do mercado. Porém, muita gente não sabe que existe uma enorme diferença entre o marketing online e offline, embora na maioria das vezes eles se complementam.
Para entender essas diferenças e a utilidade de cada uma dessas estratégias, é importante entender bem do que cada uma se trata.
O marketing offline é a forma mais tradicional de marketing e consiste no uso de diversas ferramentas, como panfletos, folders, propaganda impressa em revistas e jornais, propagandas no rádio e na televisão, organização de eventos, ações no ponto de venda, etc. Por muito tempo o marketing offline foi a única forma possível de fazer marketing.
Esse tipo de marketing abre cada vez mais espaço para divulgações e propagandas com o auxílio da web, porém não está abandonado e ainda dá muitos resultados, visto que é comum as pessoas lidarem com diversos tipos de mídia ao mesmo tempo (assistindo TV e navegando na web, por exemplo). Portanto, quem acha que esse tipo de divulgação está ultrapassada está enganado, visto que é possível sim criar campanhas muito impactantes.
Uma das principais vantagens do marketing offline é a credibilidade das mídias tradicionais. Meios de propagação como rádio, TV e jornal podem trazer ainda mais credibilidade do que a internet devido ao valor que agregaram ao longo do tempo. Portanto, associar sua marca a esses tipos de veículos pode ser extremamente vantajoso.
Além disso, essa estratégia é mais propícia para um alcance em massa da sua mensagem, atinge a parcela da população que não tem acesso a internet (mais de um terço da população, principalmente idosos) e permite experiências próximas, como o contato face a face em um ponto de vendas, por exemplo.
Já as desvantagens do marketing offline incluem, principalmente, o fato de se tornar cada vez mais invasivo, visto que hoje em dia as pessoas percebem estratégias de marketing com muita facilidade e tem menos aceitação ao modelo tradicional de abordagem em que o produto é empurrado ao consumidor a qualquer custo, por exemplo, usando inclusive recursos apelativos.
Além disso, o investimento raramente é direto e objetivo, visto que para impactar seu cliente ideal você precisa levar a mensagem a muita gente que não se encaixa nesse perfil. Offline também é bem mais difícil de mensurar e acompanhar o desempenho das ações do público alvo.
O marketing offline não é somente para grandes empresas e pode e deve ser utilizado por negócios locais e regionais. É importante os pequenos empreendedores estarem presentes nas mídias offline através da distribuição de folders e flyers, por exemplo. Outdoors são um exemplo de investimento offline para empresas de médio porte e para as grandes empresas os comerciais em televisão apresentam um enorme prestígio.
Já o marketing online são todas as estratégias aplicadas ao meio digital. Estamos cada vez mais conectados e os hábitos de compras não são os mesmos de antigamente.
Antes de fechar qualquer compra as pessoas utilizam a internet para procurar informações sobre o produto em questão, avaliações feitas por outros usuários ou mesmo efetuam a compra online. Principalmente por velocidade, alcance e capacidade analítica precisa, essa estratégia vem se tornando cada vez mais dominante.
Dentre as principais vantagens do marketing online estão a possibilidade de acompanhar melhor o comportamento do público, criando assim o conceito de cliente ideal; o custo benefício visto que a publicidade atinge diretamente o público que deseja você deseja atingir; permite engajamento com os clientes, o que contribui não só para conquistar novos consumidores, mas também para fidelizar aqueles que você já conquistou.
Já suas principais desvantagens são a maior concorrência, visto que o marketing digital é utilizado por quase todas as marcas, por isso é necessário um trabalho constante e preciso para se destacar, e a impossibilidade de atingir a parcela da população que não tem acesso a internet.
Concluindo, a tendência é que as duas formas de marketing andem juntas, integrando as estratégias. Ao fazer isso, é possível atingir e impactar seu possível cliente onde quer que ele esteja, além de melhorar a presença da sua marca e fazer com que ela venda mais.
Você pode utilizar as mídias tradicionais com o intuito de divulgar o seu produto e levar seu público alvo para os canais de marketing online, onde terão informações mais precisas que podem levar a compra do produto. O marketing integrado aumenta muito as chances de sucesso!
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