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Plano de Comunicação: Entenda a importância desse serviço para a comunicação de sua marca

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Sua empresa sabe se comunicar com todos os seus públicos, na mídia correta e de forma eficaz? Caso você ainda não tenha essas estratégias mapeadas, é hora de entender o que é um Plano de Comunicação!

Estratégia é a base do Plano de Comunicação!

Nos dias de hoje, com o mercado competitivo em que estamos inseridos, é um grande erro realizar apenas ações simples de divulgação, sem um objetivo definido. Ter uma rede social bonita e movimentada, ou imprimir alguns panfletos sem entender o porquê, não vão garantir o sucesso da sua marca.

É preciso comunicar a sua empresa do ponto de vista estratégico, estabelecendo relacionamentos efetivos com os públicos. O Plano de Comunicação é um documento, como um mapa, que vai orientá-lo nisso, ajudando sua empresa a alcançar seus objetivos.

Líder de Mercado!

Vamos supor que você deseja que sua empresa ganhe notoriedade no mercado. Para isso, é necessário que ela se destaque dentre a concorrência e seja reconhecida pelo público. Entre tantas outras marcas, ela precisa ser relevante e lembrada!

Para isso, é importante que ela não seja apenas mais uma empresa que vende algum produto, e sim uma grande marca com valor agregado ao produto. Planos táticos e operacionais precisam ser traçados para que sua empresa comunique o que sua marca promete. 

Além disso, esse plano guia não só a Comunicação com públicos externos, mas internos também. Uma marca que deseja crescer, precisa estar alinhada com seus funcionários. Assim, a Comunicação Interna também precisa ser trabalhada. 

Construindo um Plano de Comunicação!

Sendo um Documento Estratégico, o Plano depende de muito planejamento e pesquisa. É importante entender o seu negócio, mercado, público e o contexto. Por isso mesmo que esse documento é revisto periodicamente, afinal o contexto pode mudar com o tempo. 

Entenda seu mercado

Para traçar a sua estratégia de Comunicação para Stakeholders Externos, o primeiro passo é estudar o seu mercado. Dessa forma, o Plano possibilita conhecer seus possíveis clientes, seus concorrentes e o diferencial do seu negócio. 

São feitas pesquisas de Público e Mercado, e ferramentas de analise de gestão, como a Matriz SWOT, podem ser aplicadas. Dessa forma, vamos entender onde a sua marca está e o que precisa ser feito!

Além disso, é preciso definir o seu objetivo de negócio. Assim como já falamos, a Comunicação irá orientar sua empresa de acordo com o que ela quer alcançar. Dessa forma, metas também serão construídas, para que suas ações comunicativas tenham um porquê. 

Saiba com quem você fala e como!

Através dessas pesquisas, todos os públicos estratégicos podem ser mapeados. Consequentemente, planos de ação podem ser traçados, de acordo com o objetivo do seu negócio. 

Serão construídas as Buyers e Brand Personas, que possibilitam que sua comunicação seja direcionada. Isto é, conhecer seu público é o que possibilita que você crie um relacionamento, favorecendo sua marca. 

E assim, também constrói-se a mensagem que será passada por sua empresa. Ainda mais importante que isso, também define-se a voz da sua marca. Entenda melhor o que é isso nesse artigo!

Alinhe sua empresa e seus funcionários!

Ao mapear o seu público, não se pode esquecer do público interno. São os colaboradores, fornecedores, pessoas que movimentam sua empresa. Portanto sua estratégia precisa estar alinhada com aqueles que irão operacionalizá-la. 

O plano de Comunicação vai estudar a sua empresa internamente, seus processos e como ela funciona. Além disso, também inclui olhar para sua cultura e construir ações internas de comunicação. Ter um relacionamento interno eficaz é essencial para o alinhamento e coerência da empresa. 

Incluir um estudo interno da empresa possibilita que seu funcionários estejam engajados com os objetivos. Portanto, sua empresa se constrói solidamente de dentro para fora. 

Um Plano de Ação!

Por fim, após todo estudo, deve ser feito o planejamento das ações comunicacionais. Entendendo melhor a sua empresa, é possível construir ações que sejam significativas e coerentes. 

Serão estabelecidos os canais, formas, cronogramas e todos processos que envolvam a comunicação com cada um dos seus públicos. Isso tudo pensando em um relacionamento duradouro com seus stakeholders. 

O plano de comunicação será elaborado considerando os objetivos da sua empresa, o seu propósito e a missão. Por isso, ele será feito considerando uma visão a longo prazo. 

Criando uma grande marca com o Plano de Comunicação

Através de um bom Plano de Comunicação, maior será o valor agregado à sua marca. Isso porque suas ações terão mais eficácia e sucesso. Dessa forma, o essencial é que sua marca trabalhe com a Comunicação Integrada, alinhando tanto seus objetivos internos quanto externos.  

Ficou interessado em saber mais sobre um Plano de Comunicação? Entre em contato com a Cria, podemos te ajudar a potencializar sua  marca!

Redator da Cria

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