Prospecção ativa é buscar clientes em potenciais, despertando nele o interesse da sua solução. Ela se diferencia do fluxo orgânico, pois no fluxo orgânico o cliente chega de forma “natural” para sua empresa. Pode chegar por inbound marketing, lendo conteúdos do seu site ou de suas redes sociais.
Agora que você já sabe o que é prospecção, vamos te apresentar seis pontos para te ajudar a prospectar de forma mais eficiente:
Para prospectar mais eficientemente, é ideal que você saiba sobre o mercado em que está inserido, entendendo como outras empresas chegam nos clientes, como você pode inovar. É necessário também saber qual é seu público, para saber como atingi-lo da melhor maneira, pesquise quem visita suas redes sociais, olhe seus clientes atuais.
Confira nosso texto sobre Inteligência Comercial para mais dicas!
Mirando em contas adequadas para seu negócio, a chance da prospecção ser mais certeira é maior. Ao entender quem é o cliente que você quer atingir, fica mais fácil saber como chegar até ele. Faça pesquisas e invista tempo para ter um perfil que se encaixe com o da sua empresa. Vale olhar as redes sociais dos negócios que quer prospectar e tente identificar como você pode ajudá-la.
Às vezes ao tentar falar em uma empresa você não conseguirá falar com o responsável, esses são os Gate Keepers, barreiras de acesso para conseguir chegar ao seu objetivo: falar com o responsável por tomar a decisão. Peça sempre para falar com o encarregado, não perca seu tempo com secretários e outros setores.
Agora que você já sabe sobre o mercado, sobre o público e já tem uma lista com perfis que são ideais para sua empresa, você precisa decidir qual a melhor forma de falar com ele: email, ligação ou até mesmo ferramentas como WhatsApp ou redes sociais.
Caso seu cliente permita mais informalidade ou esteja presente apenas em redes sociais, você já sabe como chegar até ele. Caso seja mais formal, uma ligação ou um email sucinto pedindo uma reunião podem ser mais ideais. Entenda seu cliente e trace a melhor forma de chegar até ele.
Inicie o contato com uma apresentação, diga de onde fala e quem é na empresa. Fale o motivo de contato, dessa forma o cliente já entende o que está acontecendo.
Uma dica para fazer ligações é falar sorrindo. Dessa forma, sua voz transmite a simpatia e fica mais suave, a ligação fica mais alegre e seu cliente pode sentir o entusiasmo! Demonstre interesse pela fala do cliente.
Ao redigir textos procure manter esse entusiasmo também, trate o cliente da forma mais simpática possível.
Ao finalizar o contato garante que o cliente saiba dos próximos passos. Caso seja uma reunião, marque junto com o cliente e envie um lembrete mais tarde.
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