Categories: Uncategorized

6 dicas para tornar sua prospecção de cientes mais eficiente

Rate this post

O que é prospecção ativa?

Prospecção ativa é buscar clientes em potenciais, despertando nele o interesse da sua solução. Ela se diferencia do fluxo orgânico, pois no fluxo orgânico o cliente chega de forma “natural” para sua empresa. Pode chegar por inbound marketing, lendo conteúdos do seu site ou de suas redes sociais.

Agora que você já sabe o que é prospecção, vamos te apresentar seis pontos para te ajudar a prospectar de forma mais eficiente:

1- Conheça seu público e o mercado

Para prospectar mais eficientemente, é ideal que você saiba sobre o mercado em que está inserido, entendendo como outras empresas chegam nos clientes, como você pode inovar. É necessário também saber qual é seu público, para saber como atingi-lo da melhor maneira, pesquise quem visita suas redes sociais, olhe seus clientes atuais.

Confira nosso texto sobre Inteligência Comercial para mais dicas!

2- Faça uma lista com o perfil ideal do seu cliente

Mirando em contas adequadas para seu negócio, a chance da prospecção ser mais certeira é maior. Ao entender quem é o cliente que você quer atingir, fica mais fácil saber como chegar até ele. Faça pesquisas e invista tempo para ter um perfil que se encaixe com o da sua empresa. Vale olhar as redes sociais dos negócios que quer prospectar e tente identificar como você pode ajudá-la. 

3- Lide com tomadores de decisão

Às vezes ao tentar falar em uma empresa você não conseguirá falar com o responsável, esses são os Gate Keepers, barreiras de acesso para conseguir chegar ao seu objetivo: falar com o responsável por tomar a decisão. Peça sempre para falar com o encarregado, não perca seu tempo com secretários e outros setores.

4- Escolha a melhor forma de contatar seu cliente

Agora que você já sabe sobre o mercado, sobre o público e já tem uma lista com perfis que são ideais para sua empresa, você precisa decidir qual a melhor forma de falar com ele: email, ligação ou até mesmo ferramentas como WhatsApp ou redes sociais.

Caso seu cliente permita mais informalidade ou esteja presente apenas em redes sociais, você já sabe como chegar até ele. Caso seja mais formal, uma ligação ou um email sucinto pedindo uma reunião podem ser mais ideais. Entenda seu cliente e trace a melhor forma de chegar até ele. 

5- Fale com entusiasmo e simpatia.

Inicie o contato com uma apresentação, diga de onde fala e quem é na empresa. Fale o motivo de contato, dessa forma o cliente já entende o que está acontecendo.

Uma dica para fazer ligações é falar sorrindo. Dessa forma, sua voz transmite a simpatia e fica mais suave, a ligação fica mais alegre e seu cliente pode sentir o entusiasmo! Demonstre interesse pela fala do cliente.

Ao redigir textos procure manter esse entusiasmo também, trate o cliente da forma mais simpática possível. 

6- Deixe os próximos passos agendados.

Ao finalizar o contato garante que o cliente saiba dos próximos passos. Caso seja uma reunião, marque junto com o cliente e envie um lembrete mais tarde.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre os assuntos da comunicação? Assine nossa newsletter e nos siga nas redes sociais para não perder nenhum de nossos conteúdos!

Redator da Cria

Recent Posts

As estratégias de posicionamento dos artistas no Grammy

O texto mostra as estratégias de posicionamento no Grammy e por que elas são importantes…

5 dias ago

Ouviu os sinos? confira as melhores campanhas de Natal de 2024

Já consegue sentir o clima natalino no ar? Fique por dentro de algumas das melhores…

2 meses ago

Sessão de fotos Sorveteria São Domingos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed eiusmod tempor incidunt ut labore et…

2 meses ago

Evento TIPCOM

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisci elit, sed eiusmod tempor incidunt ut labore et…

2 meses ago

Marketing Verde: Sustentabilidade e Negócios podem andar juntos

Veja o que é o Marketing Verde e exemplos de marcas que souberam conciliar sustentabilidade…

3 meses ago

Como o uso de novas tecnologias impacta nas vendas

VR, AR e IA: Veja como o uso de novas tecnologias tem revolucionado os negócios…

3 meses ago