Você provavelmente já participou de um Webinar, mas não sabia. Cada vez mais essa ferramenta está ganhando força, já que as vantagens do seu uso para o realizador são enormes, abarcando diversos objetivos diferentes. Mas então, o que significa esse termo?
Um Webinar se trata de uma palestra por vídeo e, normalmente, ao vivo que traz temas relevantes para o consumidor. A partir disso, é possível atrair novos leads para a sua empresa, ou seja, aumentar o seu público e trabalhar no futuro para que ele se converta em novos cliente. Ainda, podem ser produzidos conteúdos para aqueles que já conhecem o seu produto, mas ainda não são completamente qualificados, aumentando o valor do seu negócio.
E por fim, um webinar também é muito útil para apresentar novos produtos ao seu público, em uma abordagem mais direta, para que ele conheça seu trabalho e se interesse por ele também. E em todas as situações, é possível conseguir um maior engajamento do seu público. Ao trazer ele para mais perto de você com palestras ao vivo, cria-se uma sensação de maior acessibilidade e sua marca será lembrada o otimizar a experiência dos usuários.
Essa é uma ferramenta que só traz vantagens para o seu negócio e, por mais que pareça trabalhosa a ideia de produzir um seminário online, vamos te mostrar que com alguns passos você pode colocar o seu negócio e os seus conhecimentos em evidência!
Antes de tudo, você precisa decidir o que irá abordar no seu webinar. Dessa forma, também é necessário alinhar quais suas intenções, pensando nas possibilidades que já citamos aqui. É preciso tomar cuidado para que o tema esteja de acordo com o seu público-alvo, sendo algo que precisa ajudar no desenvolvimento dos usuários, esteja ao alcance deles e que realmente faça sentido.
Além de fazer a palestra, você pode buscar formas de inovar ao longo da apresentação. Por isso, uma boa ideia é trazer convidados especialistas no assunto, realizar apresentações de slide ou simplesmente tentar inovar de acordo com a sua realidade. É importante lembrar que a internet é um espaço cheio de novos conteúdos a cada dia e, por isso, você precisa buscar formas de chamar a atenção do seu público e fazê-lo escolher você dentre os outros.
Escolha uma data que te dará espaço para se planejar bem. Você precisará de tempo para pesquisar e organizar espaço e equipamentos, assim como explicaremos nos próximos tópicos. Além disso, ter em mente quanto tempo você terá para se organizar servirá de motivação para que você siga em frente com a ideia. Lembre-se que é importante planejar com cuidado a data e a hora, pensando se o seu público terá disponibilidade para assistir ao seu seminário.
Quanto à divulgação, pense bem em onde está o público que você quer atingir. Dessa forma, comece a divulgação no tempo certo para que chame a atenção do seu público e desperte a curiosidade e a vontade de assistir ao seu webinar. É importante que a data seja anunciada para que todos se preparem e reservem o horário para assistir.
Landing page, resumidamente, é uma página com um conteúdo básico e específico, onde o público é diretamente levado ao objetivo da página. E por que isso é importante nesse caso? Para criar um espaço de inscrição para o seu evento. Dessa forma, além de ter um controle sobre quantas pessoas irão aparecer, você pode perceber se a sua estratégia de divulgação está funcionando ou não.
Além disso, recolhendo alguns dados do seu participante como o e-mail, você irá ter o meio de contato para enviar o link da palestra quando chegar a sua data. Por fim, o recolhimento do e-mail é uma importante ferramenta para enviar conteúdos, lembretes e as demais comunicações necessárias.
Já sabemos que o webinar é apresentado na internet, mas em qual plataforma? Esse é um ponto muito importante, pois é necessário buscar um espaço que seja de fácil acesso para o seu público e que seja funcional também. Algumas opções são aplicativos como Hangouts, Zoom Skype, onde é possível realizar chamadas de vídeos e apresentações também.
Uma das plataformas mais comuns é o Youtube, por ser um espaço comum de consumo de vídeo e que muitas pessoas já conhecem e acessam. Nele, é possível realizar a transmissão com um espaço para comentários das pessoas, tanto para você acompanhar os feedbacks ao vivo, quanto para responder perguntas. Além disso, há a possibilidade de monetizar o seu vídeo.
Enquanto a data não chega, tenha a certeza de que está se preparando ao máximo. Provavelmente, você já sabe o conteúdo, afinal, ele está relacionado ao seu negócio, mas tenha a certeza de que estará trazendo novidades para o seu público e que todas as suas abordagens serão realizadas de forma funcional. Lembre-se que é necessário que os usuários também entendam as suas explicações e que eles, em suma maioria, não são especialistas no assunto.
Traga dados, indicações, referências, inove!
Por fim, saiba que se preparar também inclui pensar em detalhes como tom de voz e dicção. Alguns pontos são bem particulares de cada pessoa, mas lembre-se sempre de buscar formas de garantir que o seu público irá te acompanhar do início ao fim.
Fale com clareza, use termos que serão de conhecimento geral (a não ser que você explique para o seu público logo depois) e tente sempre manter um ritmo coerente, fluído e que prenda a atenção.
Chegando o momento, tenha a certeza de que o ambiente escolhido será adequado para o seu webinar. Tome o cuidado de procurar um lugar com uma boa iluminação, pensando também no horário do dia em que você irá gravar, além de se preocupar também com o barulho. Invista em um ambiente silencioso, onde você não será interrompido e as chances de ter que lidar com sons externos sejam baixas.
Além disso, é importante pensar em como será realizada a gravação, Por fim, certifique-se de que você terá acesso a internet durante todo o tempo, bem como a um sinal alto que manterá a qualidade da sua apresentação. Essa é uma das partes mais importantes.
No caso de um webinar ao vivo, não é possível realizar cortes, por isso, é importante que todas as possibilidades de interferências sejam reduzidas.
No geral, também é extremamente recomendado que seja criado um roteiro para guiá-lo durante o seu webinar. Pense no tempo que você tem disponível e nos assuntos que deseja abordar, procurando sempre um equilíbrio para que tudo fique bem explicado e nenhuma parte fique faltando ou o tempo não seja estendido demais.
Um ponto interessante que vale ser lembrado, é um dos processos a ser realizado após o webinar. Um fator muito importante para medir a qualidade do seu trabalho é a busca por feedbacks. Dessa forma, envie um e-mail ou crie um formulário com algumas perguntas sobre o conteúdo ou a qualidade da transmissão para aqueles que participaram. Assim, você saberá o que pode melhorar para a sua próxima live e também os seus pontos fortes que podem ser mantidos.
Vale lembrar que não necessariamente o webinar precisa ser realizado ao vivo. Também é possível apenas gravá-lo e postá-lo na internet depois, mas os conteúdos que podem ser assistidos no momento em que estão produzidos sempre chamam mais a atenção do público pela interação tanto com o palestrante, quanto com os outros usuários. Além disso, como já citado, passa uma sensação de proximidade entre o seu negócio e o consumidor, construindo uma relação cada vez mais forte.
E então, conseguiu aprender um pouco sobre o que é um webinar e o processo para produzir o seu? Agora é só começar!
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