Assessoria de imprensa é uma área que busca criar uma boa relação entre uma marca e canais de informação, gerando mídias espontâneas.
Já existindo há mais de cem anos, a área passou por diversas mudanças para se adaptar à era digital. Apesar disso, a sua existência continua sendo de extrema importância dentro de uma empresa.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de empresa é quem busca tornar o contato com a mídia de informações com o objetivo de gerar mídias espontâneas. Ela serve para que exista um diálogo sem ruídos entre a marca e a imprensa e promove o trânsito de informações por esses meios.
Hoje em dia, com a internet e a rapidez do consumo de informação, o trabalho da assessoria de imprensa se mostra mais presente em empresas privadas e públicas. Estratégias de marketing digital se mostram muito úteis para guiar estes profissionais.
O que faz um assessor de imprensa e quais os benefícios para uma empresa?
Já se tem uma ideia mais geral do que um profissional desta área faz. Agora vamos falar um pouco dos pontos mais específicos em que estes atuam e como essas ações podem impactar sua empresa de uma maneira positiva.
1. Planejamento estratégico
O Planejamento de como uma marca deve agir e sobre o que deve falar são responsabilidades da área. Um planejamento estratégico é capaz de guiar sua marca e facilitar os diversos outros processos de uma empresa.
2. Fortalecimento de marca
O trabalho da assessoria de imprensa e as informações disparadas por essa fazem com que uma marca ganhe mais credibilidade e aumenta o alcance destas. Assim, se fortalece sua marca ao mesmo tempo que a expande.
3. Orientação dos porta-vozes da empresa
A assessoria de imprensa é a área com maior contato com a mídia de informações, mas em casos que a empresa virou uma notícia, não é ele quem sai ao público para falar da marca, e sim o porta-voz. Por isso é importante que o assessor de imprensa guie e oriente este para que as atitudes e discursos da companhia estejam sempre alinhados e coerentes.
4. Gerenciamento de Crise
Em meio a uma crise é muito importante que se dialogue da maneira certa, no tom certo. É um momento crítico em uma empresa no qual o relacionamento com a mídia se mostra fundamental.
Com experiências prévias deste tipo de comunicação e com uma visão estratégica, é função da assessora de imprensa traçar a melhor estratégia para lidar com a situação.
5. Ferramentas usadas na assessoria de imprensa
Para que se consiga atingir os objetivos, é sempre necessário algumas ferramentas para auxiliar. Aqui estão os principais modos pelos quais a assessoria de imprensa consegue fazer seu trabalho.
6. Press Release
O press release é um texto com caráter jornalístico que visa divulgar e promover algum evento ou acontecimento dentro de uma empresa.
7. Clipping
No clipping é onde se tem os resultados dos trabalhos da assessoria de imprensa. A partir disso, é feito um relatório diário no qual se analisa de forma quantitativa e qualitativa tudo que foi vinculado a imprensa que se relaciona a marca.
Desafios da assessoria de imprensa no mundo digital
Como falado no começo do texto, a assessoria de imprensa é uma área muito antiga e, que por conta das várias mudanças na realidade da comunicação, teve que se adaptar. Aqui estão algumas das principais dificuldades que a pessoa que exerce função nessa área pode encontrar.
Estratégia Digital
É de extrema importância que uma marca tenha uma presença digital. Dessa forma, surge um desafio para a assessoria de imprensa de entender estratégias de marketing digital para que consiga atuar em cima delas.
Ir além do texto
Durante muito tempo, o foco da assessoria de imprensa era no conteúdo textual. Mas, atualmente, a estética é tão importante quanto o texto. Assim, a assessoria de imprensa passa a ser multimídia, demandando um conhecimento de mais áreas.
Gerenciamento de crises nas redes sociais
Com as redes sociais, a informação viaja mais rápido do que nunca. Por isso, gerenciar uma crise nos tempos atuais demanda uma ótima estratégia pensada em pouco tempo.
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