Categories: ComunicaçãoCultura

10 mulheres da comunicação que você precisa conhecer!

2.7/5 - (30 votes)

Em um mercado muitas vezes associado a liderança masculina, pode ser difícil de pensar rapidamente em mulheres de destaque. Não porque elas não existem (muito pelo contrário, é difícil selecionar apenas 10), mas sim porque a representatividade feminina ainda é uma questão a ser melhorada nessa área.

Para que você conheça mais referências de mulheres no mercado da comunicação, selecionamos 10 personalidades que deixaram sua marca e estão continuamente mudando esse mercado.

Ana Couto

Apesar de ser formada em Design, uma área que não é comunicação propriamente dita, Ana fundou sua agência em 1993 e desde então vêm realizando trabalhos que são destaque na área de branding no Brasil. Possui diploma pela Havard University em Owner/President Management Program. Atualmente sua empresa que leva seu nome, Ana Couto,  oferta um serviço full service, integrando a estratégica da marca até a propaganda em si.

Dentre sua lista de clientes atendidos nos mais de 25 anos no mercado, destacan-se: P&G, Beach Park, Itaú, Buscapé e Caixa.

Como se não bastasse, ela também lançou a LAJE uma plataforma online que possui como proposta mudar a visão dos empresários no Brasil.

Ana Fontes

É pós-graduada em Marketing pela ESPM e em Relações Internacionais pela USP, é presidente da Rede Mulher Empreendedora e pioneira no incentivo do empreendedorismo feminino no Brasil. Atualmente o negócio conta com mais de 300 mil participantes.

Além dessa iniciativa, também é cofundadora da W55 que apoia causas empreendedoras lideradas por mulheres.

Adriana Barbosa

Eleita em 2017 como uma das 51 pessoas negras mais influentes no mundo (Mipad), Adriana fundou o PretaHub, uma plataforma  destinada a pesquisas e valorização do consumo e empreendedorismo negro no Brasil.

Formada em Gestão de Eventos, é responsável pelo evento Feira Preta,  a maior feira cultural da América Latina que existente há mais de 18 anos .  Em sua última edição, no final de 2019, contou com cerca de 35 mil pessoas.

Christiane Silva Pinto

Formada em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, Christiane é Gerente de Marketing no Google Brasil. Também possui diplomas em  Educação Executiva, Negociação Estratégica e Gestão de Conflitos pelo Insper e é mestre em Comunicação e Informação pela Universidade de Provence, na França.

Iniciou sua carreira na empresa na equipe de recursos humanos e ao longo de 6 anos foi se destacando devido ao seu engajamento na área de inclusão. É fundadora do Afrogooglers, comitê de diversidade racial da companhia, e atuante na plataforma YouTubeBlack Brasil, que tem como função incentivar os produtores negros a se expandirem na rede. 

Emilia Chagas

É graduada em jornalismo e conhecida por ser pioneira em aplicar o Marketing de Conteúdo no Brasil quando fundou a plataforma Contentools em 2013. O modelo inovador do negócio fez com que fosse considerada a primeira plataforma de Marketing de Conteúdo da América Latina.

Elaine Ishibashi

Sua trajetória profissional focada em Marketing fez com que ela ocupasse cargos em empresas de grande relevância no mercado, como LG Eletronics, Nestlé e Samsung, na qual trabalha atualmente como Diretora de Marketing. É reconhecida por trazer ideias inovadoras, que impactam a relação do público com a marca.

Responsável pela criação de plataformas de esporte e música para os clientes, ela e sua equipe merecem o reconhecimento pelo prêmio que a companhia recebeu da Ipsos. O prêmio avaliou as estratégias que envolviam a relevância, a liderança e a presença da marca no mercado, sendo boa parte dessas questões fruto do bom trabalho desempenhado por essa profissional.

Gabriela Viana

Com mais de 19 anos de experiência no mercado da comunicação, ela domina conceitos que envolvem propaganda e gestão de marketing como: Branding, Gestão de dados, CRM, entre outros.

Desde 2016 é Diretora de Marketing da Adobe, mas em sua trajetória profissional encontramos nomes como Motorola, Xiaomi, Google e Vex. É formada em Marketing e Propaganda mas também possuiu conhecimentos acerca de Neurociências e Psicologia, o que a torna uma profissional extremamente capacitada para lidar com os desafio do mercado.  

Martha Gabriel

Especialista em Marketing Digital, Martha é autora de 6 livros incluindo o best-seller “Marketing na Era Digital”, além de palestrante, levando seu conhecimento para o público brasileiro e também para o exterior, já tendo ministrado mais de 70 palestras em diversos países. 

Possui um formação acadêmica diversa, sendo engenheira pela Unicamp, pós-graduanda em Marketing pela ESPM e em Design Gráfico pela Belas Artes- SP e mestre e doutora em Artes pela USP.

Já participou em diversos eventos TEDx abordando temas como: inovação, mudança digital e inteligência artifical. 

Patrícia Riccelli Galante de Sá

Patrícia é conhecida por trazer uma visão diferenciada para o seu campo de atuação. Formada em Relações Públicas, ela busca inovar na sua visão profissional e trabalha com consultoria de branding e sustentabilidade. Seu enfoque é a segmentação do mercado e atração de públicos pouco explorados, como os segmentos Grey Power, que abrange o público da terceira idade, e LGBTQ+.

É uma referência em Economia de Transição e possui certificado pela Schumacher College, universidade britânica. Já trabalhou na Natura e Monsanto e também participou de projetos com a Louis Vuitton, Tilibra, Disney e LATAM.

Paula Bellizia

Paula nasceu na Angola mas se mudou para o Brasil com 3 anos de idade e atualmente é Vice-presidente de Vendas, Marketing e Operações na Microsoft Brasil. Sua capacitação na área a fez se destacar em temas que abrangem liderança, crescimento da nuvem de dados e valorização do empreendedorismo no país. Além disso, já trabalhou com grandes marcas, entre elas: Facebook, Apple, Telefonica e Burger King.

Ela é responsável pelo Centro de Transparência da Microsoft, um modelo que permite o acesso e fiscalização de códigos-fonte pelos orgãos governamentais, um diferencial da filial brasileira.

É fundamental valorizar as profissionais que atuam com destreza em um mercado conhecido por sua competitividade para que seu trabalho e dedicação sejam merecidamente reconhecidos. Além disso, elas servem de exemplo de sucesso para outras mulheres que desejam seguir nessa área.

Quer ficar mais informado sobre comunicação ? Assine nossa newsletter!

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

1 hora ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago