Blog

Ebook interativo: O conteúdo rico que vai mudar sua estratégia de Marketing

Rate this post

Cada vez mais é necessário que sejam pensadas novas estratégias de Marketing para manter sua marca como referência no mercado. O e-book se tornou um modelo de conteúdo fundamental na estratégia de Marketing Digital das empresas para garantir sua autoridade de marca e gerar leads quentes para a negociação.

No entanto, também existem outros formatos para este tipo de conteúdo que não o PDF estático tão conhecido. Este modelo é nomeado como e-book interativo e se mostra como um grande aliado do Marketing de Conteúdo de qualquer empresa.

O que é um e-book e qual a diferença entre o estático e o e-book interativo?

Antes de tudo, é necessário entender o que é um ebook e qual a diferença entre sua forma estática e sua forma interativa.

Um ebook é um conteúdo produzido pela marca considerado rico, ou seja, ele agrega uma estratégia de Marketing de Conteúdo na qual o leitor deve baixar o conteúdo para obter o conhecimento sobre determinado assunto.

Em sua forma interativa, no entanto, é possível ir além do que é proposto pela formatação de PDF. O ebook interativo permite e instiga o leitor a interagir com o material podendo essa interação acontecer de diversas formas, como por exemplo:

  • a alteração do conteúdo apresentado de acordo com a interação do leitor;
  • a forma como as informações são coletadas para os dados que podem ser dados ao decorrer da leitura;
  • o ebook interativo permite que o conteúdo seja focado para aquilo que o leitor procura

Uma forma de aplicar os exemplos acima é utilizar de questionários aos longo do documento para guiar o leitor. Perguntas como: você trabalha com Marketing Digital? Você aplica estratégias de Marketing Digital em uma empresa?; com respostas de sim ou não, são ideais para tal.

O as perguntas e os conteúdos que seguem essas perguntas devem se adequar de acordo com a resposta.

As vantagens de se utilizar do e-book interativo em sua estratégia de Marketing de Conteúdo

1. Qualificação de Leads

Ao baixar qualquer conteúdo rico, o leitor já se torna um lead da empresa. O diferencial do ebook interativo é a forma que ele traz de acelerar o processo de qualificação.

Por meio das respostas coletadas pela interação do leitor com o conteúdo, o time de vendas consegue uma abordagem muito mais eficaz e específica. Isso, pois é possível identificar as dores do cliente por meio desse conteúdo rico, antes mesmo do time comercial entrar em contato com ele.

2. Formatos de mídia

Além desta abordagem direcionada, o e-book interativo também permite a utilização de diversos formatos de mídia. A inserção de áudios e GIFs neste conteúdo rico se torna possível, justamente por não ter um formato estático.

Estas pequenas mudanças deixam a leitura mais agradável e permitem que o leitor consiga adaptar a leitura do material a seu cotidiano.

O vídeo também é outro formato de mídia que se torna viável com este tipo de ebook, e é ideal para complementar alguma informação passada durante o texto. É possível, por exemplo, mostrar a teoria que foi explicada, na prática, por meio do audiovisual.

3. Experiência no Mobile é mais agradável

Cada vez mais as pessoas estão deixando de utilizar o desktop para interagir e estão utilizando do mobile. Os dispositivos móveis surgiram com estes propósito e é isto que as pessoas esperam ao se conectar em seus smartphones.

Isso, somado ao fato de que o celular, no Brasil, é o principal meio das pessoas acessarem à internet., é imprescindível adaptar suas estratégias digitais para esse formato.

É essencial a implementação de conteúdos que explorem esta interação e o ebook é uma ótima opção.

Como criar um e-book interativo?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é esta ferramenta e quais as vantagens de utilizá-la, é preciso saber como aplicá-la.

Para isso, é preciso que sejam seguidos alguns passos:

Escrita do e-book

O primeiro passo para a produção deste material é a produção dos elementos textuais. Por mais que seu diferencial seja a parte interativa, o que define um e-book são as informações que estão sendo passadas para o leitor.

Para isso, é importante que sejam utilizadas das técnicas de copywriting para garantir um material de sucesso. O texto pode ser produzido na plataforma de sua preferência – seja ela o Google Docs, o Microsoft Word ou outra.

Escolha de plataforma

Por se tratar de um conteúdo rico que permite a inserção de conteúdo interativos como vídeos e áudios – como citado anteriormente – a criação de ebook interativo requer um pouco mais de esforço que o tradicional.

É essencial que a plataforma escolhida seja dedicada à isso, pois ela irá garantir uma leitura prazeroso e eficiente. Uma das opções viáveis de plataforma é a ion Interactive, por exemplo.

Design

Uma parte muito importante na qual você deve se atentar ao produzir qualquer material é o design.

Por se tratar de um modelo diferenciado, é importante que este design passe o propósito do material para o leitor, cative seu interesse e seja eficiente. Ou seja, é importante que ele se adapte às peculiaridades do documento e à inserção de mídias, além de permitir uma legibilidade da parte escrita.

Publicação e divulgação

Por fim, é importante que seja realizada a publicação e a divulgação deste conteúdo para seu público-alvo. Por se tratar de algo diferenciado, é importante deixar isso evidente ao divulgar o material.

Também é interessante explorar este diferencial em termos de concorrência no mercado.


Confira também:

E-BOOK GRATUÍTO | Construção de Marca: como se destacar gerando valor, autoridade e credibilidade.

MATERIAL EXCLUSIVO | Como aprimorar suas vendas de forma rápida e prática.


Case de Sucesso

Ademais, trouxemos um case de sucesso para ilustrar o que foi falado ao longo do texto.

O e-book “Como Criar seu Podcast do Zero” da Cria! Ele foi inteiramente desenvolvido pela nossa equipe e, além de ser 100% gratuito, é um exemplo de e-book interativo implementado na prática. Ele é composto por diversos elementos clicáveis e diversos formatos midiáticos para a melhor experiência do leitor.

Gostou da leitura? Não deixe de se inscrever em nossa newsletter para ficar por dentro dos assuntos da comunicação!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

7 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago