Cada vez mais é necessário que sejam pensadas novas estratégias de Marketing para manter sua marca como referência no mercado. O e-book se tornou um modelo de conteúdo fundamental na estratégia de Marketing Digital das empresas para garantir sua autoridade de marca e gerar leads quentes para a negociação.
No entanto, também existem outros formatos para este tipo de conteúdo que não o PDF estático tão conhecido. Este modelo é nomeado como e-book interativo e se mostra como um grande aliado do Marketing de Conteúdo de qualquer empresa.
O que é um e-book e qual a diferença entre o estático e o e-book interativo?
Antes de tudo, é necessário entender o que é um ebook e qual a diferença entre sua forma estática e sua forma interativa.
Um ebook é um conteúdo produzido pela marca considerado rico, ou seja, ele agrega uma estratégia de Marketing de Conteúdo na qual o leitor deve baixar o conteúdo para obter o conhecimento sobre determinado assunto.
Em sua forma interativa, no entanto, é possível ir além do que é proposto pela formatação de PDF. O ebook interativo permite e instiga o leitor a interagir com o material podendo essa interação acontecer de diversas formas, como por exemplo:
- a alteração do conteúdo apresentado de acordo com a interação do leitor;
- a forma como as informações são coletadas para os dados que podem ser dados ao decorrer da leitura;
- o ebook interativo permite que o conteúdo seja focado para aquilo que o leitor procura
Uma forma de aplicar os exemplos acima é utilizar de questionários aos longo do documento para guiar o leitor. Perguntas como: você trabalha com Marketing Digital? Você aplica estratégias de Marketing Digital em uma empresa?; com respostas de sim ou não, são ideais para tal.
O as perguntas e os conteúdos que seguem essas perguntas devem se adequar de acordo com a resposta.
As vantagens de se utilizar do e-book interativo em sua estratégia de Marketing de Conteúdo
1. Qualificação de Leads
Ao baixar qualquer conteúdo rico, o leitor já se torna um lead da empresa. O diferencial do ebook interativo é a forma que ele traz de acelerar o processo de qualificação.
Por meio das respostas coletadas pela interação do leitor com o conteúdo, o time de vendas consegue uma abordagem muito mais eficaz e específica. Isso, pois é possível identificar as dores do cliente por meio desse conteúdo rico, antes mesmo do time comercial entrar em contato com ele.
2. Formatos de mídia
Além desta abordagem direcionada, o e-book interativo também permite a utilização de diversos formatos de mídia. A inserção de áudios e GIFs neste conteúdo rico se torna possível, justamente por não ter um formato estático.
Estas pequenas mudanças deixam a leitura mais agradável e permitem que o leitor consiga adaptar a leitura do material a seu cotidiano.
O vídeo também é outro formato de mídia que se torna viável com este tipo de ebook, e é ideal para complementar alguma informação passada durante o texto. É possível, por exemplo, mostrar a teoria que foi explicada, na prática, por meio do audiovisual.
3. Experiência no Mobile é mais agradável
Cada vez mais as pessoas estão deixando de utilizar o desktop para interagir e estão utilizando do mobile. Os dispositivos móveis surgiram com estes propósito e é isto que as pessoas esperam ao se conectar em seus smartphones.
Isso, somado ao fato de que o celular, no Brasil, é o principal meio das pessoas acessarem à internet., é imprescindível adaptar suas estratégias digitais para esse formato.
É essencial a implementação de conteúdos que explorem esta interação e o ebook é uma ótima opção.
Como criar um e-book interativo?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é esta ferramenta e quais as vantagens de utilizá-la, é preciso saber como aplicá-la.
Para isso, é preciso que sejam seguidos alguns passos:
Escrita do e-book
O primeiro passo para a produção deste material é a produção dos elementos textuais. Por mais que seu diferencial seja a parte interativa, o que define um e-book são as informações que estão sendo passadas para o leitor.
Para isso, é importante que sejam utilizadas das técnicas de copywriting para garantir um material de sucesso. O texto pode ser produzido na plataforma de sua preferência – seja ela o Google Docs, o Microsoft Word ou outra.
Escolha de plataforma
Por se tratar de um conteúdo rico que permite a inserção de conteúdo interativos como vídeos e áudios – como citado anteriormente – a criação de ebook interativo requer um pouco mais de esforço que o tradicional.
É essencial que a plataforma escolhida seja dedicada à isso, pois ela irá garantir uma leitura prazeroso e eficiente. Uma das opções viáveis de plataforma é a ion Interactive, por exemplo.
Design
Uma parte muito importante na qual você deve se atentar ao produzir qualquer material é o design.
Por se tratar de um modelo diferenciado, é importante que este design passe o propósito do material para o leitor, cative seu interesse e seja eficiente. Ou seja, é importante que ele se adapte às peculiaridades do documento e à inserção de mídias, além de permitir uma legibilidade da parte escrita.
Publicação e divulgação
Por fim, é importante que seja realizada a publicação e a divulgação deste conteúdo para seu público-alvo. Por se tratar de algo diferenciado, é importante deixar isso evidente ao divulgar o material.
Também é interessante explorar este diferencial em termos de concorrência no mercado.
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Case de Sucesso
Ademais, trouxemos um case de sucesso para ilustrar o que foi falado ao longo do texto.
O e-book “Como Criar seu Podcast do Zero” da Cria! Ele foi inteiramente desenvolvido pela nossa equipe e, além de ser 100% gratuito, é um exemplo de e-book interativo implementado na prática. Ele é composto por diversos elementos clicáveis e diversos formatos midiáticos para a melhor experiência do leitor.
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