Se você já está familiarizado com o conjunto de técnicas de otimização conhecido por SEO, está na hora de dar um passo à frente e conhecer mais a fundo um de seus principais pilares: o SEO off-page.
O que é SEO Off-Page?
SEO off-page se consiste em técnicas e estratégias aplicadas fora do seu website com o objetivo de melhorar seu posicionamento nas ferramentas de busca. Muito mais do que apenas produzir conteúdo de qualidade, é essencial que aquilo que está sendo produzido esteja se relacionando ativamente com o resto do meio digital.
Quando falamos em SEO off-page, essa relação se dá por meio de links e menções feitas, por outras páginas, à sua marca, site e/ou conteúdo.
Imagine que você precisa urgentemente de um veterinário; seu cachorrinho ou gatinho de estimação está doente, mas você ainda não conhece nenhum profissional na sua região. Naturalmente, você perguntará para conhecidos e amigos se eles conhecem algum veterinário de confiança. Se mais de uma pessoa recomenda o mesmo médico, você provavelmente dará prioridade em levar seu animal àquele profissional.
Agora, troque conhecidos e amigos por páginas, as indicações por links; você é o mecanismo de busca e o veterinário é o resultado. Se diferentes sites comentam e recomendam o que você está criando, para o algoritmo do Google isso é sinal de que você tem autoridade no assunto que está sendo tratado. Portanto, a sua página passa a ser categorizada como uma fonte confiável.
Backlinks é o nome dado aos links que direcionam o usuário à outra página ou site. A geração desses backlinks, como estratégia, é conhecida por Link Building.
Dessa forma, enquanto o SEO on page diz respeito a tudo que é aplicado na sua própria página e afeta a estrutura e conteúdo do seu site, o SEO off-page se trata da relação com o externo e se baseia na reputação do que você está produzindo como indício de credibilidade. Assim sendo, é importante ressaltar que, o on page e o off-page funcionam melhor quando em conjunto e, portanto, devem andar de mãos dadas.
Mas qual é a importância do SEO Off-Page?
O uso dos links faz parte do universo digital desde o seu início e é por meio deles que o Google rastreia conteúdo e lista os resultados da busca em ordem de relevância.
A partir do momento em que o mecanismo de pesquisa acessa uma página e considera que ela é popular, segura e possui autoridade em seu ramo de atuação, faz todo o sentido que ele volte seu olhar para as referências que serviram de base ao conteúdo produzido e aplique valor sobre elas também.
Assim sendo, o SEO off-page é um dos principais fatores levados em conta pelos mecanismos de busca no momento da geração das listas de rankeamento. É imprescindível que ele seja aplicado.
É também importante ressaltar que, apesar de possuir um valor menor, a menção direta a uma marca ou produto, sem a geração de backlinks, também conta para o impulsionamento via SEO off-page. Atualmente, os mecanismos de busca se desenvolveram ao ponto de serem capazes de ler, entender e aplicar valor a essas menções.
E como funciona o rankeamento?
Para entender como funciona o rankeamento, é fundamental compreender os fatores que levam os mecanismos de busca a aplicarem valor sobre certos backlinks e outros não. Afinal, nem sempre o link building vai surtir um efeito positivo, dependendo do modo que ele é executado, podendo, na verdade, ter um efeito contrário.
Páginas avaliadas com maior confiabilidade pelo Google passam um valor maior aos seus Backlinks do que páginas consideradas suspeitas e sem credibilidade. Essa relação é conhecida como link juice e é uma das medidas de segurança criada pelos mecanismos de busca para evitar “burladores” do sistema.
Assim sendo, um site que possui maior tráfego, mais anos de atuação, produz um conteúdo de maior qualidade, entre outros fatores, têm suas indicações consideradas e ranqueadas com maior peso. Se os mecanismos de busca identificam uma página como confiável, segura e de autoridade, faz lógica que suas referências e recomendações sejam relacionadas a esses mesmos valores.
Uma página que é backlinked por mais de uma fonte também é atribuída mais destaque, afinal vale muito mais a pena ser citado 1 vez por 100 pessoas do que 100 vezes por alguém só. Além disso, um backlink de uma página relacionada à sua área de atuação também possui maior peso na construção da rede de links.
Mas afinal, o que fazer e não fazer para colocar essas técnicas em prática?
Em primeiro lugar, é essencial começar pela criação de conteúdo de qualidade. Como dito anteriormente, o SEO on page e o off-page devem caminhar lado a lado. Porr isso, comece analisando como estruturar o seu site de modo que ele esteja otimizado para os mecanismos de busca e invista na produção de material que seja bom o suficiente para receber Backlinks de modo orgânico, sem que você precise correr atrás deles.
Aproveite também para divulgar seu conteúdo em redes sociais, trazendo atenção para o que você está produzido, e busque parceiros de credibilidade para o seu link building. Através do diálogo e do reconhecimento do seu material como um produto de qualidade, é possível firmar parcerias com páginas já mais estabelecidas, envolvendo a produção de conteúdo como convidado para esses sites em troca da inserção de um backlink para a sua página, ou a produção de conteúdo em conjunto.
Por fim, rejeite backlinks de sites duvidosos, pois estes podem afetar negativamente a reputação do seu conteúdo ao ver dos mecanismos de busca. Ademais, evite, em geral, tentativas de manipular o algoritmo, como por meio de esquemas de compras e spam. As ferramentas de pesquisa são capazes de identificar essas fraudes e seu ranqueamento pode ser seriamente prejudicado.
Gostou do texto? Então não deixe de aplicar essa ferramenta em seu negócio! Para saber mais sobre assuntos ligados à comunicação assine nossa newsletter!