Todo o processo de construção e gestão de uma marca envolve muita pesquisa, planejamento e visão estratégica. Explicamos nesse texto o que é Branding e nesse outro qual o momento ideal para mudar as estratégias de posicionamento da marca, mas é importante retomar alguns pontos para aprofundarmos no conceito de Construção da Marca.
O termo Branding está relacionado com a gestão de uma marca. Ele diz respeito não só a um slogan bem construído ou a uma presença nas redes sociais, por exemplo. O Branding engloba, também, conceitos internos que ampliam os diferenciais de uma empresa.
O objetivo é criar um significado além do produto e, com isso, impactar diretamente a forma como o público enxerga a empresa, além de influenciar quais são as sensações e as memórias que surgirão na mente dessas pessoas ao terem contato com a marca. Tudo isso é sobre criar conexões conscientes, e inconscientes também, no mercado.
Diante da importância de um Branding bem construído, são feitas diversas pesquisas para avaliar qual a atual demanda do público e do mercado, além da escolha de estratégias mais assertivas para determinado ramo. Os resultados são analisados em um documento denominado Consultoria de Marca e, a partir dele, criam-se conceitos internos bem definidos que serão usado no processo de Construção de Marca.
Conceito traçado para definir como o público irá lembrar da sua marca. Em busca de um posicionamento mais assertivo, é importante saber qual o diferencial da marca, para quem o serviço se destina e qual o propósito dele. Para que isso se efetive, é importante traçar estratégias de comunicação, por exemplo, além de avaliar a cultura organizacional, visto que os funcionários também são promotores da marca.
São os atributos fundamentais que representam qual a essência da marca. Toda a identidade da marca, como as atitudes e o comportamento, deve estar refletida nos valores que ela defende
Ferramentas que devem estar alinhadas com os valores, a Missão e a Visão impactam diretamente a cultura organizacional de uma empresa. O primeiro termo se refere ao propósito da marca, ao motivo de existir. Já o segundo, diz respeito ao que a marca almeja ser no futuro, onde ela quer chegar. Vale ressaltar que esses conceitos se complementam.
Também chamada de Análise FOFA, é uma ferramenta que auxilia a ter uma visão estratégica do que influencia direta, ou indiretamente, a marca. O princípio dela estar em detectar quais as forças e as fraquezas presentes no ambiente interno, e quais as oportunidades e as ameaças encontradas no ambiente externo. Quando mapeadas, fica mais fácil de traçar estratégias para o negócio, seja de priorizar ações ou investir em capacitações, por exemplo.
Com isso, é fundamental traçar conceitos internos coerentes e bem consolidados, para que a empresa seja destaque no mercado.
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