Num mercado cada vez mais competitivo e exposto a crises repentinas, quem mostra um diferencial se destaca. Sendo assim, saber usar de ferramentas que podem expor e aplicar esse diferencial no meio online é um caminho promissor. Estamos falando aqui de Marketing Digital.
Ter uma empresa com credibilidade nos dias de hoje e que seja presente no é um dos desafios do mercado atualmente. Afinal, estar sempre constante perante as mudanças de seu público e se mostrar atrativo nunca foi algo fácil.
Infelizmente, não se tem uma fórmula mágica sobre como possuir tal notoriedade, mas existem estratégias que podem te auxiliar num caminho promissor. Estamos falando do famoso Marketing!
Se trata de uma área de estudo mercadológica responsável por explorar todas as nuances de uma empresa com seu mercado e público. Porém, como todos sabem, essa relação pode se dar em diversas variações e ambientes: online, presencial, pontos de contato específicos como shoppings, boca a boca, dentro da própria empresa, e por aí vai.
Dentre essa variedade temos o marketing digital que estuda e cria estratégias para dentro do meio online. Ele vem ganhando cada vez mais força nos dias de hoje, devido a constante digitalização da nossa sociedade, e, quem demonstra ter domínio desse conhecimento, tem um caminho muito promissor como empreendimento.
Sim! A nossa sociedade vem sendo pendante cada vez mais para o digital: transações bancárias online, serviços de carona, delivery, construção de relacionamentos e até encontros feitos por chamada de vídeo.
Portanto, o negócio que se mantém de forma estratégica nesse meio consegue construir uma boa perspectiva de marca, gerar mais conhecimento de seu público e até mesmo conversão de vendas.
Por isso, a Cria veio aqui te dar 5 dicas sobre como estruturar sua empresa no digital e estratégias promissoras de como se gerir tal mecanismo!
Pense primeiro na estrutura de sua empresa como um todo para saber quais ações podem ser tomadas.
Quando falamos sobre estrutura estamos falando sobre como opera sua empresa para si e para o mundo: Qual o propósito da minha marca? Quais são os meus pontos fracos e fortes? Se minha marca fosse uma pessoa, como ela seria? Como ela se comunicaria? Eu tenho um posicionamento? Qual o meu público?
Estas perguntas cumprem o mínimo para sua gestão de marca e fazem parte de uma área chamada Branding. Além disso, esses questionamentos poderão te guiar no digital e te auxiliar sobre várias decisões.
Se quiser saber mais sobre a estratégia de Branding, confira nosso texto sobre como ela pode te ajudar a se destacar no mercado!
Por exemplo, minha empresa é extremamente formal e busca se comunicar principalmente com empresários. Qual rede social eu poderia escolher? Sabendo disso, poderíamos pensar na possibilidade de uso mais forte no Linkedin, visto que, de acordo com a própria empresa, 80% dos leads B2B -empresas que vendem para empresas – vêm do LinkedIn.
Ou seja, conecte suas respostas com pesquisas e ações estratégicas e obtenha uma estratégia relevante para seu negócio.
Atualmente, uma das estratégias mais elaboradas em dentro das redes sociais e das plataformas online é o uso de conteúdos com base num funil de vendas.
Esse funil diz respeito a um molde de mercado usado para ilustrar um dado percurso de seu consumidor antes de efetuar a compra do produto. Ele transita entre o topo, meio e fundo de funil.
Para facilitar seu entendimento, usaremos tal protótipo numa exemplificação online da seguinte forma:
Imagine que um restaurante de comida nordestina está implementando sua presença no digital e decide criar textos com base nas fases de seu consumidor.
Exemplo de conteúdo: 5 fatos da região nordestina que irão fazer você se apaixonar pelo Nordeste. Após ver um conteúdo interessante, ele descobre que gostaria de conhecer a região nordestina.
Exemplo: Conheça 5 pratos da comida baiana que irão te trazer um gostinho do nordeste. O consumidor agora sabe que tem uma ausência e vai por meio do seu conteúdo descobrir como irá solucionar tal falta.
Exemplo: Um acarajé bem feito, é o acarajé da xxxxxxx: venha sentir o gostinho da Bahia. Aqui podemos logo pelo título ofertar aquilo que o consumidor almeja.
Outros benefícios que surgem junto a esta estratégia é a de construção de autoridade no assunto. Afinal, se sua marca consegue demonstrar por meio de conteúdo como ela tem domínio no que vende e fala. Ela é uma marca vista com credibilidade no que faz.
Uma das vantagens do marketing digital, é a troca de experiências que a sua empresa pode ter com o público. Por meio de reações em posts, portal de atendimento, comentários e outros meios, conseguimos identificar o que é mais relevante de ser feito e como podemos aprimorar alguns pontos do negócio.
Se 4 pessoas estão dando baixa classificação para seu restaurante, por exemplo, no Google, em razão da demora do atendimento, você já sabe de um ponto de atenção do seu negócio e pensa em como aprimorar.
Indo mais longe, imagine que você soluciona essa questão com o adiantamento de pedidos por mensagem. Após essa ação, você pode conferir sua classificação na mesma plataforma e dar uma resposta de solução às pessoas que estavam insatisfeitas com tal processo.
Afinal, um público espera de sua uma empresa uma capacidade de ser ouvinte e solucionador, e quem traz consigo isto consegue ganhar credibilidade no que faz e fidelidade de um grupo.
Dando continuidade ao tópico anterior, é sempre válido lembrar de que todo dado é apenas um dado quando não analisado.
A conversão dessa informação em conhecimento aparenta ser algo difícil, mas não é. Existem diversas plataformas que nos possibilitam explorar essa infinidade de dados, como o Google Analytics – plataforma gratuita do Google que mensura e gera relatórios de dados ao que diz respeito ao seu site, campanha e afins-, e assim você consegue inferir quais estratégias são mais eficazes.
Estas plataformas conseguem trazer maior embasamento para tomar uma decisão e para solucionar como o negócio pode trazer aprimorarmentos para os pontos de contato entre empresa e consumidor.
Um dos pontos de maior atenção para essa estratégia é o modo com o qual você irá conectar o que faz no virtual com o presencial.
No caso, é necessário que todo o seu discurso realizado nas redes cumpram com o que você faz no dia a dia de sua empresa, ou seja, é preciso ter coerência.
Lembrando que a presença no digital é muito importante para sua marca, mas que o presencial não deixa de existir. Portanto, quem tem a proeza de criar um plano de marketing misturando o online com o offiline consegue ter maior consistência de marca perante o público.
E aí? Gostou das dicas? Se sente mais preparado para explorar o marketing digital?
Nós amamos movimentar ideias! Então compartilhe com algum amigo esse conteúdo, conte para a gente o que você curtiu e não deixe de assinar a nossa newsletter!
A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…
Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…