Num mercado cada vez mais competitivo e exposto a crises repentinas, quem mostra um diferencial se destaca. Sendo assim, saber usar de ferramentas que podem expor e aplicar esse diferencial no meio online é um caminho promissor. Estamos falando aqui de Marketing Digital.
Ter uma empresa com credibilidade nos dias de hoje e que seja presente no é um dos desafios do mercado atualmente. Afinal, estar sempre constante perante as mudanças de seu público e se mostrar atrativo nunca foi algo fácil.
Infelizmente, não se tem uma fórmula mágica sobre como possuir tal notoriedade, mas existem estratégias que podem te auxiliar num caminho promissor. Estamos falando do famoso Marketing!
Primeiramente, o que seria o tão falado Marketing?
Se trata de uma área de estudo mercadológica responsável por explorar todas as nuances de uma empresa com seu mercado e público. Porém, como todos sabem, essa relação pode se dar em diversas variações e ambientes: online, presencial, pontos de contato específicos como shoppings, boca a boca, dentro da própria empresa, e por aí vai.
Dentre essa variedade temos o marketing digital que estuda e cria estratégias para dentro do meio online. Ele vem ganhando cada vez mais força nos dias de hoje, devido a constante digitalização da nossa sociedade, e, quem demonstra ter domínio desse conhecimento, tem um caminho muito promissor como empreendimento.
O Marketing digital é importante para meu negócio?
Sim! A nossa sociedade vem sendo pendante cada vez mais para o digital: transações bancárias online, serviços de carona, delivery, construção de relacionamentos e até encontros feitos por chamada de vídeo.
Portanto, o negócio que se mantém de forma estratégica nesse meio consegue construir uma boa perspectiva de marca, gerar mais conhecimento de seu público e até mesmo conversão de vendas.
Por isso, a Cria veio aqui te dar 5 dicas sobre como estruturar sua empresa no digital e estratégias promissoras de como se gerir tal mecanismo!
1- Antes de tudo: Autoconhecimento
Pense primeiro na estrutura de sua empresa como um todo para saber quais ações podem ser tomadas.
Quando falamos sobre estrutura estamos falando sobre como opera sua empresa para si e para o mundo: Qual o propósito da minha marca? Quais são os meus pontos fracos e fortes? Se minha marca fosse uma pessoa, como ela seria? Como ela se comunicaria? Eu tenho um posicionamento? Qual o meu público?
Estas perguntas cumprem o mínimo para sua gestão de marca e fazem parte de uma área chamada Branding. Além disso, esses questionamentos poderão te guiar no digital e te auxiliar sobre várias decisões.
Se quiser saber mais sobre a estratégia de Branding, confira nosso texto sobre como ela pode te ajudar a se destacar no mercado!
Por exemplo, minha empresa é extremamente formal e busca se comunicar principalmente com empresários. Qual rede social eu poderia escolher? Sabendo disso, poderíamos pensar na possibilidade de uso mais forte no Linkedin, visto que, de acordo com a própria empresa, 80% dos leads B2B -empresas que vendem para empresas – vêm do LinkedIn.
Ou seja, conecte suas respostas com pesquisas e ações estratégicas e obtenha uma estratégia relevante para seu negócio.
2- Elabore e publique conteúdo relevante para seu público
Atualmente, uma das estratégias mais elaboradas em dentro das redes sociais e das plataformas online é o uso de conteúdos com base num funil de vendas.
Esse funil diz respeito a um molde de mercado usado para ilustrar um dado percurso de seu consumidor antes de efetuar a compra do produto. Ele transita entre o topo, meio e fundo de funil.
Como funciona tal funil?
Para facilitar seu entendimento, usaremos tal protótipo numa exemplificação online da seguinte forma:
Imagine que um restaurante de comida nordestina está implementando sua presença no digital e decide criar textos com base nas fases de seu consumidor.
- Topo de Funil: Nesta etapa, estamos falando de pessoas que caíram na sua rede e não possuem percepção inicial de compra ou problema que queiram resolver. Estão aí apenas por estar e irão se deparar com um conteúdo despretensioso, apenas com o intuito de entretê-lo ou informá-lo sobre um assunto;
Exemplo de conteúdo: 5 fatos da região nordestina que irão fazer você se apaixonar pelo Nordeste. Após ver um conteúdo interessante, ele descobre que gostaria de conhecer a região nordestina.
- Meio: Nesse momento ele descobre que já chega sentindo falta de algo ou com alguma demanda, mas não sabe bem como resolver. Nesse momento você deve criar um conteúdo que de alguma forma mostre um caminho para a solução da problemática.
Exemplo: Conheça 5 pratos da comida baiana que irão te trazer um gostinho do nordeste. O consumidor agora sabe que tem uma ausência e vai por meio do seu conteúdo descobrir como irá solucionar tal falta.
- Fundo: Nesta fase, o seu cliente está educado o bastante para reconhecer que ele tem uma demanda e precisa de um serviço para solucioná-la. É neste instante que a empresa deve realizar uma oferta, uma vez que a pessoa está aberta e com visão de valor sobre o que você irá ofertar.
Exemplo: Um acarajé bem feito, é o acarajé da xxxxxxx: venha sentir o gostinho da Bahia. Aqui podemos logo pelo título ofertar aquilo que o consumidor almeja.
Para ir além das vendas:
Outros benefícios que surgem junto a esta estratégia é a de construção de autoridade no assunto. Afinal, se sua marca consegue demonstrar por meio de conteúdo como ela tem domínio no que vende e fala. Ela é uma marca vista com credibilidade no que faz.
3- Interaja com seu público
Uma das vantagens do marketing digital, é a troca de experiências que a sua empresa pode ter com o público. Por meio de reações em posts, portal de atendimento, comentários e outros meios, conseguimos identificar o que é mais relevante de ser feito e como podemos aprimorar alguns pontos do negócio.
Se 4 pessoas estão dando baixa classificação para seu restaurante, por exemplo, no Google, em razão da demora do atendimento, você já sabe de um ponto de atenção do seu negócio e pensa em como aprimorar.
Indo mais longe, imagine que você soluciona essa questão com o adiantamento de pedidos por mensagem. Após essa ação, você pode conferir sua classificação na mesma plataforma e dar uma resposta de solução às pessoas que estavam insatisfeitas com tal processo.
Afinal, um público espera de sua uma empresa uma capacidade de ser ouvinte e solucionador, e quem traz consigo isto consegue ganhar credibilidade no que faz e fidelidade de um grupo.
4- Analise os resultados
Dando continuidade ao tópico anterior, é sempre válido lembrar de que todo dado é apenas um dado quando não analisado.
A conversão dessa informação em conhecimento aparenta ser algo difícil, mas não é. Existem diversas plataformas que nos possibilitam explorar essa infinidade de dados, como o Google Analytics – plataforma gratuita do Google que mensura e gera relatórios de dados ao que diz respeito ao seu site, campanha e afins-, e assim você consegue inferir quais estratégias são mais eficazes.
Estas plataformas conseguem trazer maior embasamento para tomar uma decisão e para solucionar como o negócio pode trazer aprimorarmentos para os pontos de contato entre empresa e consumidor.
5- Conecte o virtual com o real
Um dos pontos de maior atenção para essa estratégia é o modo com o qual você irá conectar o que faz no virtual com o presencial.
No caso, é necessário que todo o seu discurso realizado nas redes cumpram com o que você faz no dia a dia de sua empresa, ou seja, é preciso ter coerência.
Lembrando que a presença no digital é muito importante para sua marca, mas que o presencial não deixa de existir. Portanto, quem tem a proeza de criar um plano de marketing misturando o online com o offiline consegue ter maior consistência de marca perante o público.
E aí? Gostou das dicas? Se sente mais preparado para explorar o marketing digital?
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