Categories: Uncategorized

Consultoria de Marca: Case de sucesso da marca E-tec

Rate this post

A construção de uma marca muitas vezes está ligada ao nome e à identidade visual que ela apresenta. Mas, na realidade, ela vai muito além disso. Você sabe a importância de uma marca bem construída e como ela impacta no mercado e nos próprios membros da empresa? Entenda como no case de sucesso da escola técnica E-tec, em que a Cria fez a consultoria de marca.

O que é consultoria de marca?

A Consultoria de Marca é um documento realizado pelo núcleo de Planejamento com o intuito de solidificar a base de uma marca. Este serviço é a etapa inicial para que uma empresa tenha seus objetivos, valores, posicionamento e afins alinhados.

Nele, estão presentes pesquisas à respeito do público e mercado do cliente, as quais consistem em uma análise profunda de seus consumidores, das práticas do mercado onde a marca está inserida e de seus concorrentes. Estas pesquisas servem como base para guiar toda a construção da marca, dada ao longo do documento, por meio de mecanismos como: personas, golden circle, missão, valores, pilares de objetivo e análise SWOT.

Para que serve a consultoria de marca?

Como vimos, a consultoria de marca tem como objetivo guiar a empresa em sua presença no mercado. Grandes marcas como Apple, Coca-Cola e Disney perceberam que uma marca bem construída; com valores, objetivos e missão, inspiram as pessoas que estão dentro da empresa a darem seu melhor para alcançar aquilo que a marca almeja.

É por isso que a consultoria de marca se mostra tão importante: ela impacta tanto a sociedade quanto os membros daquele lugar e, assim, guia a marca como um todo.

Ela estrutura todas as ações da marca e, por consequência, sua comunicação com o seu consumidor. Isso permite que o negócio alcance melhores resultados de acordo com o objetivo da empresa.

Case de sucesso: E-tec

A E-tec, Escola Técnica de Ensino Médio, chegou para a Cria em 2019/2 apenas com o nome definido e sem ser inaugurada. O pedido inicial do cliente era para que o time ajudasse com a divulgação do negócio, porém nossos consultores perceberam que antes era preciso consolidar a marca.

Daí veio a consultoria de marca, na qual construímos a missão, visão e valores da escola; assim como seu tom e posicionamento, o golden circle do négocio, e suas principais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Todos estes pontos foram alinhados aos desejos do cliente e às pesquisas que fizemos, com o intuito de gerar valor ao negócio e construir uma marca de sucesso.

Como a escola de situava em Itabira, foi desafiador realizar as pesquisas de mercado e de público. Mesmo assim, o cliente saiu bem satisfeito com a consultoria que foi feita, pois conseguiu unir com o seu objetivo de tornar a E-tec uma escola jovem e para todos, oferecendo oportunidades aos estudantes de Itabira.

O documento, no entanto, foi apenas a primeira etapa, visto que a Cria também realizou a identidade visual e o planejamento de campanha para a marca. Todos esse serviços seguiram a Consultoria de Marca, realizada pela então Coordenadora de Planejamento, Nathália.

Ficou interessado em nosso serviço de consultoria? Que tal conferir nosso texto Consultoria de Marca: entenda o que é e como ela pode te ajudar para saber um pouco mais do assunto? E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter, para receber todas as novidades sobre o mercado de comunicação!

Redator da Cria

Recent Posts

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

7 dias ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago

5 Estratégias de Taylor Swift para a Fidelização de Clientes

Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…

1 mês ago