Big data é uma ferramenta utilizada no marketing, definida pela análise e interpretação de grandes volumes e variedades de informação. Para sua utilização, é essencial a participação de um profissional de Tecnologia da Informação. Este trabalhará com informações não estruturadas a uma grande velocidade a fim de gerar resultados importantes que, em proporções menores, seria muito difícil.
Assim, dá pra entender como o big data é importante no marketing da empresa, apesar de parecer bastante complexo, uma vez que conecta o cliente e a marca nessa nova era de tecnologia que a internet criou – sendo esta, por vezes, chamada de “Era do Big Data”. Esta ferramenta atinge proporções globais e faz com que as corporações possam conhecer melhor seu público e, por consequência, prever até mesmo tendências e ações.
Ainda dentro do conceito de big data, há o big data marketing, que se aproxima ainda mais da comunicação. Ele complementa os esforços de pesquisa, e, assim, ajuda as empresas a entenderem seus consumidores mais afundo e produzirem estratégias mais eficientes de comunicação e marketing. Ele pode contribuir no desenvolvimento de produtos personalizados, além de dar acesso à uma fidelização do cliente.
Sabendo disso, a forma com que esta ferramenta começou a ser tratada no âmbito da publicidade foi de grande destaque. Um exemplo explícito disso, foi a criação, no Festival de Criatividade Cannes Lions (considerada a maior premiação de publicidade do mundo) a categoria “Creative Data”. Esta tem o intuito de premiar empresas de publicidade que fizeram o uso do big data em seus processos de criação.
A aplicação do big data à empresa contém inúmeras vantagens,sendo algumas dela:
A Netflix é uma das ocorrências mais conhecidas que faz um excelente uso da ferramenta. A plataforma de streaming utiliza o big data a fim de analisar o gosto de seu público, podendo produzir conteúdos mais específicos e direcionados, que se tornam sucesso antes mesmo de serem lançados.
A exemplo disso, tem-se a série House of Cards, que foi minuciosamente planejada com base em dados coletados pela ferramenta. Ao analisar cada um de seus usuários e coletar os níveis de aprovação de atores e da obra de David Fincher, a produção tinha grandes chances de ser um sucesso e, de fato, foi.
E não para por aí: a Netflix cria métricas de comportamento que podem diagnosticar as ações dos consumidores na plataforma. Elas definem quanto tempo uma pessoa assiste sequencialmente à uma série; quantas vezes se pausa o vídeo e o potencial dela se tornar fã de alguma produção.
Outro exemplo é a Nike, que, com sua linha de aplicativos e dispositivos vestíveis, analisa o comportamento de seus clientes e cria produtos cada vez mais alinhados com as expectativas e necessidades de seu público. Isso possibilita uma maior taxa de fidelização e acaba por conquistar ainda mais pessoas.
Dessa forma, nota-se que o big data é essencial na sua empresa se você quiser conquistar ainda mais seu público. Ficou interessado no manuseio de dados online? Não deixe de conferir nosso texto sobre Data Driven e assine nossa newsletter para saber mais sobre inovações na comunicação!
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