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Data Driven: Como a coleta de dados e informações podem ser essenciais no Marketing Digital?

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Em 2019 o Data driven tornou tendência, as empresas não estão tomando decisões com base em intuições, mas sim, em dados numéricos reais.

Você já percebeu que estamos rodeados de ferramentas de dados?  E o quanto elas estão nos auxiliando a tomar decisões com base em informações assertivas? Trabalhar com dados se tornou fácil. Acabou aquele momento de pegarmos vários insights e não sabermos o que fazer com eles, ou, de agirmos sobre o achismo, dificultando a otimização do nosso negócio.

A cultura de dados ou a cultura orientada por dados é palpável e as empresas estão usando dessa disposição para guiar os negócios.   

Mas como usar esses dados? E quais ferramentas são necessárias?

Aqui vamos dar dicas e exemplos que te auxiliarão a implementar o data driven na sua empresa.

O que é o Data Driven?

A cultura orientados por dados surgiu da necessidade de termos que lidar com tantas informações e dados no qual temos acesso diariamente. 

Hoje a web conta com, em média 3,9 bilhões de usuários no mundo conectados às redes, logo, a cada segundo é gerado milhares de informações. De acordo com uma pesquisa realizada pela Domo, produzimos cerca de 2,5 quintilhões de dados por dia. 

Sendo assim o Data driven  qualifica esses dados que produzimos, a partir das ferramentas que utilizamos para a coleta. As empresas que adquirem essa cultura coloca a tomada de decisões, em dados, no centro, utilizando de planejamento estratégicos e fontes confiáveis.

Por que aplicar?

Em 2014 a Turn, em conjunto com a Forbes insights, produziu uma pesquisa mostrando que uma campanha de marketing, usando dados, têm chances maiores de alcançar resultados e produzir impactos nos consumidores do que uma campanha que não usa desse artefato.  Os dados apontam que 74% dos executivos que usam dessa estratégia alcança vantagem competitivas frente ao concorrente.

Eles também apontam que 55% dos marqueteiros que guiam a sua campanha com insights, produzidos pelos dados, percebem um aumento na receita.

Dessa forma, podemos perceber que o uso dos dados na tomada de decisão tem ganhado força e trazendo resultados significativos.

Ferramentas que podem compor o time do data driven

  • Google Analytics
  • Dashboards
  • Hubspot
  • CRMs

No entanto, lembre-se que apenas usar as ferramentas não irá trazer os resultados. É necessário que a equipe esteja atenta aos dados e os objetivos estejam bem alinhados ao negócio.

Case de sucesso 

Como todo processo possui resultados, a cultura de orientação através de dados não poderia ser diferente. Veja empresas que tiveram sucesso ao fazer uso desses dados:

Netflix

(Fonte:Netflix-Media Center)

Já percebeu que a conta da Netflix do seu amigo é diferente da sua, em vários aspectos? Além dessa personalização, que faz o consumidor se sentir único, existem vários propósitos através dessa coleta de dados.

A Netflix faz um uso constante do Data Driven, não apenas para entender os seus consumidores, mas também para auxiliar na produção dos filmes. Cada passo que é dado dentro da plataforma de streaming é analisado.

Um ótimo exemplo é a série Stranger Things, a qual foi criada totalmente a partir de dados. É possível perceber na narrativa, a contar das referências, a similaridade com alguns filmes dos anos 90. 

Além disso, voltar a cena; adiantar um episódio; dispositivos que as contas estão logadas; comportamento do usuário na navegação, são algumas ferramentas que trazem muitos insights, os quais auxiliam no resultado das ações.

Amazon

(Fonte: Performance Digital)

Em 2019 saiu um relatório em que aponta a Amazon como a marca mais valiosa no mundo, de acordo com a Brand Finance.

Esse sucesso tem parte em que a Amazon é uma das maiores empresas que investe em coleta de dados, análise sobre clientes, armazenamento e processamento.

Após o cruzamento de dados sobre as pessoas que utilizam os seus produtos, ela cria planos estratégicos de marketing. Estes plano passam satisfação para os clientes e aumentam a taxa de retenção da empresa.

Após realizado o levante de dados, a Amazon percebeu que seus consumidores têm grandes chances de comprar o produto quando a entrega é mais rápida. Isso, portanto, resultou em uma otimização do tempo nesse setor.   

Os seus preços também variam de acordo com a análise feita nos concorrentes, não tendo valores fixos, mas sim com a demanda do momento.

Mudanças como essas na estratégia foram essenciais para o crescimento da empresa e foram possíveis apenas com um monitoramento constante dos dados.

Marvel

Data-Drive-Marvel

(Fonte: Tableau public)

Escrever roteiros de filmes/séries apenas na intuição, crendo  que o público vai gostar e a crítica vai aplaudir, não se aplica mais.

A Marvel atualmente usa da análise de dados dos fãs para entender o que o seu público quer e precisa, criando um plano estratégico e eficiente que gera insights palpáveis para as novas ações.

Criar expectativas aos fãs, mudar o final do filme, construir novos super-heróis, provocar um ar de segredo faz parte de um levantamento de dados minuciosos que gera impacto ao final do processo.  Vingadores: Guerra Infinita é a prova disso: o filme, lançado em 2018, bateu recordes mundiais e arrecadou uma de $630 milhões.

Conclusão

Como foi visto durant o texto, a cultura dos dados necessita de uma boa estratégia para ser eficiente. Desta forma analise o seu negócio e trace metas de acordo com seus objetivos; entenda onde a análise de dados pode ser aplicada. 

Selecionamos alguns pontos que podem te ajudar e servir como referência para você começar:

  • Junte informações internas e externas;
  • Customize as informações (agrupe-as para que a análise fique mais eficiente)
  • Tenha uma equipe alinhada entre si;
  • Entenda tudo sobre o seu cliente;
  • E entenda quando aqueles dados devem ser utilizadas para fazer uma ação.

Gostou dessa tendência dos dados? Que tal explorar um pouco mais sobre o que se pode fazer com tantas informações? Continue lendo nosso texto sobre Inteligência Artificial!

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