Em primeiro lugar, para entendermos o rebranding, precisamos, inicialmente, entender o que é o branding e porquê sua existência é imprescindível para uma marca.
O branding é o trabalho de gerir uma marca com o objetivo de fazer com que ela se torne mais conhecida e consolidada no imaginário popular. Certamente você já associou felicidade à Coca Cola ou as cores amarelo e azul ao Banco do Brasil. Essas associações são provenientes de uma gestão de marca, ou seja, de branding.
É necessário compreender que essa estratégia é complexa e não traz resultados imediatos, ela requer tempo e produz frutos duradouros. Embora essa estratégia seja comum em grandes empresas, ela é necessária para todas que desejam crescer.
O branding, portanto, são estratégias que garantem o crescimento sustentável de uma empresa, de maneira inteligente e duradoura. Uma marca precisa de um bom planejamento, assim como precisa ser estruturada, gerida e promovida.
Ainda está com dúvidas sobre o termo? Que tal dar uma conferida em um de nossos textos, explicando a importância do branding na construção de marca e no seu posicionamento no mercado.
Uma marca é o conjunto de sentimentos e experiências que o seu público teve e criou do produto que é oferecido pela empresa. Dessa forma, essa perspectiva é baseada nos contextos sociais, culturais, econômicos em cada experiência com a empresa.
Logo, para se destacar da concorrência, é necessário se diferenciar por meio de experiências positivas do início ao fim. Sendo assim, marcas precisam de valores e propósitos alinhados com suas ações.
Nesse cenário, fatores como identidade visual, slogan, tom e voz são importantes em como as marcas se relacionam com o público e o mercado.
Rebranding são as estratégias que buscam reposicionar sua marca no mercado e na visão do consumidor. Essa prática é adotada por empresas com imagens prejudicadas ou que buscam alcançar novos mercados.
Com o passar do tempo e a evolução do marketing, percebe-se a tendência do público esperar a humanização das marcas, e, por isso, diversas empresas passaram pelas estratégias de rebranding, a fim de mudar a mensagem que era passada e refletir melhor os valores das suas personas.
Além disso, a mudança de comportamento do público e o esforço das marcas para acompanhar esse movimento caracteriza o rebranding, que visam modificar o posicionamento de uma marca.
O rebranding pode ser necessário quando a mensagem passada não se adepta mais às características do consumidor, sendo muitas vezes um negócio para mudar o público alvo.
Trabalhar a identidade visual, posicionar a marca em canais de mídia relevantes, criar expectativas e monitorar o público são imprescindíveis na realização do rebranding.
A Skol é um exemplo de sucesso do rebranding.
Inicialmente, a marca seguia um padrão publicitário que relacionava à momentos de diversão da vida, assim como a maioria das marcas de cerveja. Entretanto, para passar essa mensagem, a marca utilizava em seus anúncios modelos femininas seminuas.
Percebe-se que essa estratégia funcionou tendo em vista o público alvo da empresa, que era majoritariamente formado por homens. Contudo, a ascensão de movimentos feministas e a conscientização do público no geral fez com que a estratégia anteriormente adotada ficasse cada vez mais mal vista.
Não obstante, a marca também notou a necessidade de se comunicar com o público feminino, e, por isso, em 2017 a marca começou uma campanha de rebranding no dia internacional das mulheres.
Uma das estratégias que a Skol adotou foi revisar campanhas veiculadas em outros tempos e seis ilustradoras foram convidadas para reconstruir pôsteres e anúncios antigos. Além disso, foi lançado o slogan “redondo é sair do seu passado.”, incluindo novas embalagens, novos produtos e até mesmo um logo mais simplificado.
Sendo assim, é muito necessário entender o seu público e a necessidade de um branding. A Cria oferece diversos serviços que podem te auxiliar a ter uma marca melhor consolidada no mercado, entre em contato com a gente.
Que tal dar uma olhada em como a Cria passou por esse processo? Em 2020, percebemos que a nossa identidade havia se transformado e decidimos mudar e você pode conferir um pouco do que rolou assistindo o vídeo abaixo:
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