Você já ouviu falar sobre a Metodologia AIDA? Sabe um pouco sobre a importância e papel dela? Ainda não?! Então vem conhecer essa metodologia que vai aumentar sua conversão no marketing digital.
O modelo AIDA foi cunhado por ST. Elmo Lewis em 1898 . Acima de tudo, seu objetivo principal era desenvolver um método capaz de orientar o processo de vendas.
Desse modo, metodologia busca compreender o comportamento do consumidor e guiá-lo através de um ciclo de 4 etapas para a conversão de um cliente: Atenção, interesse, desejo e ação.
No passado, o método foi usado para a construção de anúncios impressos, mas na atualidade é um forte aliado do marketing digital. A seguir vamos explicar cada uma das quatro etapas AIDA e como você pode aplicá-las.
Primeiramente, é preciso atrair a atenção para a marca e torná-la conhecida para o potencial cliente.
Nesse momento, é muito importante possuir uma buyer persona bem definida, para que você traga o foco no momento correto, no local onde seu público se encontra, e saiba a melhor maneira de abordá-lo.
Mostre a ele o que você está oferecendo, mas não de maneira invasiva. Use cores contrastantes, tipos de linguagens diferentes e locais distintos para conversar com o público.
Depois de trazer o foco para sua marca, é hora de despertar o interesse do lead.
Por isso, procure apresentar o produto, levar informações destacadas sobre ele, mostrar o seu diferencial e suas características.
Ademais, faça com que o possível comprador entenda o problema que possui e suas implicações, e apresente-se como a melhor opção para a resolução.
É legal nesse momento usar fotos, dados estatísticos, e informações para qualificar o lead e levá-lo a próxima fase.
Nesta fase, é importante mostrar as suas qualidades para o possível cliente, demonstrando que você é a melhor opção para o problema.
Assim sendo, é preciso transmitir credibilidade para garantir a conversão. Para isso, pode-se usar estratégias como mostrar cases de sucessos, depoimentos e comentários de clientes.
A etapa também serve para fortalecer a conexão entre a marca e o possível cliente. Entender os benefícios de contratar você leva o consumidor a última fase.
A última fase da metodologia busca chamar o consumidor à tomada de decisão. É necessário ressaltar que nem sempre a decisão esperada é a venda. Essa ação pode ser o donwload de um arquivo, o acesso ao seu site, etc.
O importante dessa etapa é encaminhar o consumidor até a conversão através de uma atitude tomada por ele.
Agora que você já sabe sobre as etapas da metodologia AIDA, descubra como construir uma boa estratégia de marketing de conteúdo neste outro texto.
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