É inegável que as cores sempre estão presentes no nosso cotidiano e que são utilizadas de inúmeras formas e aspectos. Mas você sabia que, em determinados contextos, elas podem influenciar diretamente no seu imaginário e atribuir significados socialmente construídos? Trata-se da psicologia das cores, estudo que mostra a forma como nosso cérebro as identificam e as transformam em sensações.
Segundo o cientista Johann Wolfgang Von Goethe, a cor não depende somente da luz e do ambiente, mas também da percepção que temos do objeto. A identificação dos tons é subjetivo, porém os efeitos das cores são universais. Os tons mais quentes (vermelho, amarelo e laranja) são dinâmicos e estimulantes. Já os frios (azul, roxo e verde) possuem propriedade calmante, são suaves e estáticos.
Dessa forma, é de extrema importância ter conhecimento sobre o assunto na hora de planejar a identidade visual da sua marca, afinal ela precisa ser facilmente identificada e transmitir os valores e as características desejadas aos seus clientes. A utilização errada das cores pode causar um grande desalinhamento entre os valores e os conceitos que são desejados passar ao público, prejudicando a imagem da marca. Entretanto, se utilizadas de forma correta, as cores podem transmitir ideais socialmente construídos que sejam condizentes com os valores e posicionamentos da marca.
Na Cria, por exemplo, percebe-se a utilização da cor laranja, que está associada ao otimismo, além de representar o verão, a alegria e a juventude. Também traz uma ideia de inovação, modernidade, vitalidade e confiança, o que encaixa perfeitamente com os valores e as missões da marca. Portanto, esse é um exemplo de como as cores e as associações feitas dentro do imaginário das pessoas foram utilizadas de forma positiva e coerente.
Entretanto, é preciso tomar cuidado. As cores podem se associar à muitas ideias e até mesmo ideias opostas em contextos completamente diferentes. Um exemplo bem claro é o vermelho. Ao mesmo tempo que representa amor, calor, paixão também traz conotações para perigo, punição e proibição (como nos semáforos, cartões punitivos em jogos, alertas de perigo, etc).
Dessa forma, más escolhas podem influenciar negativamente no seu negócio e não transmitir o pretendido aos seus clientes.
Mas calma! É por isso que selecionamos algumas dicas de como usar a simbologia das cores de forma correta.
Vermelho: cor estimulante que induz à ação. Associações mais comuns: amor, perigo, sensualidade, alerta e agressividade.
Amarelo: ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação. Associações mais comuns: alegria, criatividade , energia, divindade, bondade e positividade.
Laranja: retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Associações mais comuns: juventude, confiança, otimismo, inovação, alegria e modernidade.
Azul: a cor está relacionada ao aprofundamento. Associações mais comuns: serenidade, paciência, integridade, profissionalismo, frescor, higiene e bondade.
Verde: remete à natureza, além de estar ligado à ética, a tudo o que é orgânico e ao crescimento. Associações mais comuns: equilíbrio, tranquilidade, esperança e fertilidade.
Roxo: pode resultar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza e riqueza. Associações mais comuns: luxo, melancolia, mistério e criatividade.
Rosa: Em seus variados tons, simboliza afeto e relaxamento. Associações mais comuns: conforto, delicadeza, romantismo e diversão.
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