Desde o avanço das redes sociais, o Marketing de Conteúdo vem sendo um conceito cada vez mais discutido no ramo empresarial. Afinal, é uma estratégia que demonstra a autoridade de uma empresa sobre assuntos que se relacionam ao seu serviço e/ou produto.
Somos bombardeados com centenas de conteúdos diariamente, seja por mensagens no celular, e-mail ou, principalmente, nas redes sociais. Mas como saber que, diante de todos esses assuntos, o seu conteúdo vai se destacar e, consequentemente, trazer o resultado esperado?
A resposta está em uma palavra simples e muito importante dentro da comunicação: estratégia. Para uma eficiente geração de conteúdo, não basta uma grande quantidade de produção quando não há planejamento por trás, dai a gente percebe a necessidade de uma linha editorial.
Uma linha editorial é um guia cujo principal objetivo é definir o grupo de características que um determinado conteúdo deve seguir. A linha editorial de uma marca deve ser pensada por meio de algumas perguntas básicas:
O que? (qual o objetivo central do seu Marketing? Geração de leads? Visibilidade? Relacionamento com o cliente?)
Quem? (para quem está falando? Qual o público alvo?)
Onde? (quais os canais de comunicação ideais para divulgar o conteúdo?)
Como? (como se dará essa comunicação? Qual tom será usado e quais assuntos abordados?)
Quanto? (qual será a frequência de posts?)
Por que? (quais os resultados palpáveis que motivam o investimento em conteúdo?)
Assim como devemos saber com quem estamos falando em nossa vida pessoal, já que não falamos com um familiar assim como conversamos com um chefe, para toda ação de Marketing, é essencial que se conheça o público da marca. Dessa forma, ter algumas características do público traçadas, como faixas de idade, sexo, preferências, hábitos de consumo, entre outras, garante com que se saiba com quem falar, e, através disso, se decida o que e como falar.
Para isso, existem diversas ferramentas. As próprias redes sociais oferecem algumas respostas, portanto é necessário ter atenção às métricas coletadas nesses meios.
Falando em redes sociais, é importante destacar as suas peculiaridades também. Cada rede possui características próprias, coisas que definem o estilo do usuário que vai estar ali.
Só para ilustrar, um exemplo que demonstra essa diversidade é o Twitter em comparação ao Linkedin. O primeiro é conhecido pela dinamicidade dos conteúdos e interação sem fronteiras, enquanto o segundo exige uma maior complexidade no conteúdo, já que é uma rede mais corporativa.
Para além disso, todos os canais possuem unicidades que dizem respeito ao público, ao tom e ao conteúdo divulgados neles. Assim, resta para as marcas entenderem quais deles serão as principais “pontes” entre o público e a empresa.
Por fim, para a manutenção e a otimização da linha editorial, é necessário um mapeamento de como as postagens vêm impactando o público e a empresa. Para isso, um cronograma de relatórios com análises das métricas é ideal.
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Ainda tem alguma dúvida? Confere só como a Cria vem aumentando o engajamento nas redes sociais.
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