5 TED Talks que mudarão a sua visão sobre a comunicação

Rate this post

O que é TED Talk?

O modelo TED de conferência, criado no ano de 1984 pela fundação Sapling, transformou a maneira de como nos comunicamos em apresentações. Assim, com o intuito de propagar ideias, a fala tem duração de 18 minutos e busca uma nova forma de interação com os espectadores.

Dessa forma, o tempo de apresentação é justificado pelo fato da maior parte das pessoas perderem o foco após esse período. Além disso, segundo os criadores da TEDx, o fato de ser uma conferência de menor duração não têm influência na qualidade da informação passada.

Comunicação e TED Talks

A comunicação por sua vez, se mostra como fator essencial na vida dos seres humanos, o qual abrange diversas áreas e influencia comportamentos pessoais e profissionais. Afinal, os indivíduos são seres sociais que precisam se relacionar uns com os outros e não há maneira mais fácil para tal do que por meio do diálogo.

No entanto, é importante que este seja realizado de maneira agradável para ambas as partes, locutor e interlocutor, nos diferentes âmbitos da vida pessoal e profissional destes. Diante disso, conceitos importantes para se ter como base são o de comunicação não-violenta e de comunicação organizacional.

Pensando nisso, a Cria separou alguns TED Talks que irão mudar sua visão sobre a comunicação. Além de falar um pouco sobre como é possível utilizar de diferentes recursos para passar a mensagem desejada para seu público, eles abordam o papel essencial de um bom ouvinte em um diálogo.

Laurinda Alves

1. O poder da comunicação neste século

Nesse TED Talk, Laurinda Alves fala sobre a importância da comunicação para os indivíduos e como ela é uma competência que pode e deve ser treinada para nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

Ela ainda reforça que a falta do ensino na infância sobre como devemos nos comunicar acaba resultando em adultos que não sabem expressar suas ideias. A partir disso, ela diz que suas memórias de apresentações estão ligadas à momentos traumáticos e de tensão, como provas e exames avaliativos.

Amy Cuddy

2. Sua linguagem corporal molda quem você é

Em sua conferência, Amy Cuddy aborda no TED o tema da linguagem corporal e como ela pode afetar a maneira como, não apenas o mundo te vê, mas também como nós mesmo nos enxergamos. Diante disso, ela busca mostrar o impacto que a comunicação não verbal exerce na vida dos indivíduos e como nem sempre lhe é dada a importância necessária.

Por isso, para que nossa comunicação seja, de fato, eficiente, é essencial que nos portemos como queremos ser percebidos pelo ambiente em que estamos. À exemplo: se queremos nos mostrar como uma autoridade em um assunto nossa linguagem corporal deve ser condizente.

Simon Sinek

3. Como grandes líderes inspiram ação

Apresentada por Simon Sinek, a TED Talk têm como objetivo explicar o que difere uma pessoa capacitada de um pessoa capacitada com as características de um líder, por meio da ferramenta “Golden Circle” (Círculo Dourado). Caso você não conheça essa ferramenta, vale a pena dar uma olhada para entender melhor essa metodologia que ajuda a desenvolver o valor de uma nova ideia.

Julian Treasure

4. Fique atento à maneira como você fala

Nesse TED, Julian Treasure, especialista de som, aborda o tema de falar e ser ouvido e porque sentimos que as pessoas ao nosso redor não prestam atenção ao que estamos dizendo. Para isso ele explora alguns e exercícios vocais e técnicas que ajudam na dicção.

Julian Treasure

5. Seja um bom ouvinte

Durante esta TED Talk, também apresentada por Julian, ele busca passar a importância de sermos bons ouvintes durante um diálogo, para nos dizermos bons comunicadores. Assim, ele disserta sobre as “5 maneiras de escutar melhor”, que mostra como devemos nos preparar para ouvirmos de forma conscientes. Dessa forma, escutando o que as pessoas têm a dizer, tornamos nossas conversas mais produtivas.

Agora que você já entende sobre o papel da comunicação, que tal entender o que é comunicação organizacional e aplicá-la na sua empresa? Dá uma lida no post da Alana, que ela te explica direitinho a importância desse conceito.



Se inscreva na nossa newsletter!

Redator da Cria

Recent Posts

Marketing de Provocação: como grandes marcas usam a rivalidade para se destacarem

Entenda o que é o Marketing de Provocação e veja 3 exemplos de como grandes…

2 dias ago

Rótulos que Vendem: O Poder do Design na Escolha do Consumidor

Um rótulo bem feito pode ser o diferencial que falta no seu produto para se…

1 semana ago

O Impacto do Instagram Reels no Mercado Publicitário

O Reels tem se tornado o formato preferido para a divulgação de produtos. Entenda os…

2 semanas ago

40 anos de Rock in Rio: celebrando o Marketing de Experiência

Descubra como o Rock in Rio trabalha o Marketing de Experiência na edição de 40…

3 semanas ago

Collabs: o caminho para fortalecer seu posicionamento de marca

Descubra como a Carmed e outras empresas transformaram tendências de consumo em Collabs de sucesso…

4 semanas ago

O método da Disney para uma experiência do cliente mágica

Descubra como promover uma boa experiência ao cliente a partir do case de sucesso da…

1 mês ago