Tudo começou com o rádio. Criado em 1896, esse meio quebrou as barreiras da mediação das mídias impressas entre o sujeito comunicador e o receptor das mensagens. Dessa forma, permitiu que a audiência ouvisse, diretamente, a voz dos emissores. Assim, gerou um grupo de ouvintes mais próximos e conectados com o sujeito que se comunica com eles. A partir disso, marcas exploraram, durante décadas, a proximidade entre esses ouvintes e a mídia em questão. De tal forma, dialogaram com eles por meio do rádio, criando fortes estratégias de marketing nessa plataforma. Com o surgimento da internet, nasceu uma nova plataforma de comunicação e marketing em áudio: os podcasts.
Podcasts são programas e seriados em forma de áudio que, tais como os conteúdos de rádio, interagem com os ouvintes por meio da voz do locutor. Assim, criam entre esses dois sujeitos uma relação de intimidade e familiaridade. Entretanto, os podcasts são selecionados pelo ouvinte de acordo com o momento e o conteúdo mais adequado a sua demanda, o que os tornam ferramentas de marketing de maior flexibilidade e atração para a audiência.
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No ano de 2019, o consumo dessas mídias no Brasil cresceu em 70%, de acordo com o levantamento de dados das plataformas de streaming Spotify, Apple iTunes e Google Podcasts. Isso despertou a dúvida das marcas pelo uso ou não dos podcasts como estratégia de marketing. Assim, decidimos explicar um pouco sobre os benefícios presentes nessa utilização. Confira abaixo o que elencamos!
1. Podcasts como ferramentas presentes em qualquer momento.
Um dos principais benefícios dessa mídia é o fato de que ela não demanda esforços do público. Diferentemente de peças audiovisuais ou textuais, os podcasts não necessitam que a audiência interrompa suas atividades cotidianas para interagir com a marca. Essas mídias podem ser ouvidas enquanto o público está no trânsito ou fazendo tarefas domésticas, por exemplo. Assim, facilitam o consumo do público e a consolidação do marketing do negócio que os usam.
2. A autoridade no marketing agregada pelos Podcasts.
Podcasts não são ferramentas para vender produtos diretamente, oferecendo promoções ou explicações sobre o serviço dos negócios, mas sim plataformas por meio das quais as marcas podem oferecer conteúdo de qualidade, relacionados ao seu ramo de atuação, para seu público e, assim, gerar autoridade à marca na mentalidade da audiência. Dessa forma, esses negócios podem convidar palestrantes, entrevistar pessoas e debater assuntos diversos nos podcasts que construírem, contribuindo para agregar, à marca, esse valor de autoridade em sua área de atuação e fortalecendo o marketing da empresa.
3. A audiência fiel dos podcasts como estratégia de marketing.
Tal como foi falado previamente, o público de mídias sonoras têm mais propensão a se sentir íntimo com o emissor das mensagens, por estarem em contato constante com sua voz e seu discurso. Sendo assim, historicamente, essas mídias vêm demonstrando criar audiências fiéis que, cotidianamente, acompanham aqueles sujeitos e se sentem confortáveis para interagir com eles por meio de telefones e redes sociais. Desse modo, aumentam o engajamento do público com o marketing do negócio.
Dessa forma, a conclusão que se pode ter é que sim, para marcas que possuem conteúdo de qualidade para oferecer a sua audiência, vale a pena pensar no uso de podcasts como ferramenta para comunicação. Entretanto, vale lembrar que essa plataforma ainda não é de uso universal e possui um público específico familiarizado com ela. Assim, não pode ser a única forma de marketing das marcas, mas sim uma delas. Essa deve sempre estar associada a um bom branding e a um planejamento estratégico de comunicação prévio.
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