Na gestão 2019/2, Henrique Leite, um produtor de cafés especiais em sua fazenda, Santo Antônio, aprovou a Identidade Visual, a qual guiará seus produtos e o mais importante: sua marca.
Para iniciarmos o projeto, a história de Henrique, que as Gestoras de Contas, Laura Souza e Jenifer, captaram, foi essencial. Nascido em Capitólio, uma cidade turística no Sul de Minas Gerais, Henrique sempre foi apaixonado pelo jeitinho mineiro de ser, desde o queijo à roça, ao leite e, principalmente, ao café da tarde.
Além disso, era essencial para Henrique que a marca tivesse uma peça chave: seus avós, Maria e José. A qual, propositalmente, deu o nome que o estabelecimento carrega.
Um dos objetivos de realizar a identidade visual com a Cria, foi a melhor representação do que o café representa para os turistas, consumidores, sua família e para a cidade. A garantia de experimentar o sabor mineiro guiou a equipe na realização desse projeto.
A responsável pelo planejamento do projeto, Beatriz Costa, uniu os sentimentos de Henrique à sua marca, e chegou aos seguintes conceitos:
Café como parte da experiência de ser mineiro. Sendo assim, a transmissão de um estilo de vida que contrapõe a cidade, e não apenas grãos, pó ou líquido preto na caneca.
Agricultura familiar como desenvolvimento local, que possui um processo majoritariamente artesanal, como a seleção manual dos grãos na própria fazenda.
O processo de plantação familiar, feito com carinho que lembra a infância que Henrique passou no sítio ao redor de sua casa. Deve possuir a sensação de aconchego que um cafezinho tem.
A construção da Identidade Visual foi um processo imersivo para a Cria! Buscando evidenciar as plantações, as flores, a simplicidade, a terra, o aconchego, o carinho e a segurança, o Diretor de Arte, Gustavo Bonfim, foi conversar com sua amiga, futura agrônoma, sobre o café. Com isso, descobriu que para colher o fruto especial é preciso esperar o grão atingir a cor vermelho cereja, que capta todo o sabor e essência.
Seu processo criativo foi baseado na demanda do cliente: simbolizar sua cidade do interior antes da urbanização. Lembrando das histórias que Henrique contou durante as reuniões, o Diretor desenvolveu a estampa. Considerando a importância da Igreja da cidade e como os avós de Henrique casaram-se naquele lugar. Pensou nos detalhes que contornam a Igreja de Capitólio, na logo, em um esboço arquitetônico, como também na tipografia e nas cores.
Cada etapa do processo deve estar alinhada com o cliente e com o mercado. Desde a tipografia ser com serifa, para representar a tradicionalidade do negócio. Como também a utilização do estilo de caligrafia, que remete a assinatura dos avós de Henrique, que fazem parte de sua história e marca.
Durante a elaboração da Identidade, pontos importantes foram levados em consideração: as arquiteturas coloniais, presentes nos casarões, como também nas Igrejas; a atuação da República café com leite na cidade; a importância da família nas nossas histórias e também as junções de rústico e gourmet que o café oferece.
Identidade, no dicionário é um conjunto de particularidades que torna algo ou alguém reconhecível. Diante disso, a personalização do Café Maria e José foi pensada nos pequenos detalhes. Desde atingir o público e transmitir os valores da marca e até demonstrar as qualidades do produto.
Ter uma identidade visual é importante para o posicionamento de sua marca, para a criação de um vínculo com o público, o posicionamento no mercado e também para o reconhecimento da marca.
Junto com ela, a consultoria de marca, ajudará você a introduzir seu negócio no mercado ou até mesmo a melhorar a relação com os clientes.
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