Para que você conheça essa estratégia de marketing, preparamos esse post explicando como funciona o Omnichannel e no que ele implica.
Omnichannel vem do latim “Omni” que significa “tudo/todos” e “channel”, do inglês “canal”. Dessa forma, a tradução literal do termo é “todos os canais”,mas lembre-se de tomar cuidado, visto que não podemos nos limitar a semântica da palavra. Esse significado pode se confundir com multichannel e cross-channel, termos que se assemelham no marketing.or isso iremos diferenciá-los adiante.
O que a estratégia de Omnichannel faz é integrar todos os canais de comunicação de uma empresa, garantindo o uso simultâneo e conectado destes. Entretanto, é importante entender que essa estratégia vai além da conexão, visto que serve principalmente para otimização da experiência dos shoppers.
Dessa forma, o omnichannel traz a integração de lojas físicas, onlines e compradores. Assim, os clientes podem transitar entre os canais, agregando valor à jornada de compra. Á exemplo, você pode pesquisar no aplicativo da empresa se o produto se encontra disponível na loja física, experimentá-lo e pedir para entregar em casa.
Atualmente, com uma crescente era digital marcada pela constância do desenvolvimento da tecnologia, é comum surgir novas tendências nos mais diversos ramos. E o omnichannel é uma tendência forte no marketing atual, visto que cada vez mais as empresas buscam melhorar a experiência do cliente. Essa de experiência atrai shoppers pois, caso seja boa e fluída, as chances de fidelizar o cliente e ele voltar a fazer negócio são muito maiores.
Além disso, como mencionado anteriormente no post, é importante ressaltar a diferença do omnichannel para o multichannel e cross-channel.
Ao destrinchar a palavra, nos deparamos com “multi” que significa muito ou muitos. Por isso, uma empresa com multichannel, possui diversos canais para compra, sendo lojas físicas, aplicativos, sites etc.
Entretanto, eles não são conectados e operam um independente do outro. Como os vendedores de um não tem acesso a informação do outro, não há troca de informações.
‘Cross’ em português significa “cruzar”. Por isso, em estratégias de cross-channel, os canais podem cruzar entre si. Ou seja, você pode fazer uma compra online e retirar o produto na loja física. Dessa forma, não há concorrência entre elas, visto que se complementam.
Por ser um processo complexo, para a implementação dessa estratégia é necessário que a tecnologia interligue os sistemas em tempo real, para as informações serem processadas. Além disso, é necessário que a empresa antes de implementar a estratégia, mapeie e saiba suas buyer personas. Pois, a partir delas, poderá saber quais os melhores canais para se integrar e suprimir a demanda. Dessa forma, a jornada do cliente, que será o foco da empresa, poderá ser satisfatória pois estará atendendo ao que ele pede.
Agora que você já sabe o que é Omnichannel Marketing, que tal ler o texto da Giovanna sobre personas e saber se essa é a melhor estratégia para o seu negócio?
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