Você conhece o social listening? Essa prática, que pode auxiliar na comunicação da marca com o público, pode ser feita com ferramentas específicas em alguns passos simples. Continue lendo para saber mais!
Social listening é, basicamente, o monitoramento do que as pessoas estão falando da sua marca, como se comportam os seus concorrentes e outras informações.
Se feita do jeito certo, essa técnica pode melhorar sua relação com os clientes e trazer diversos insights para a marca, além de vários outros benefícios que vamos listar a seguir.
Entender sobre o que estão falando seus clientes e sobre o que mais causa interesse no público é essencial. Dessa forma, é possível estruturar uma boa produção de conteúdo, com textos e títulos mais estratégicos. Além de aumentar o fluxo do seu blog, essa prática pode auxiliar também no rankeamento de palavras-chave das suas redes sociais.
A prática do Social Listening é importante para entender quais são as demandas do público-alvo da sua marca. Através de uma observação cuidadosa dos comentários, pode-se perceber a necessidade de adaptações nos serviços ou de novos produtos. Assim, a marca se mantém sempre up-to-date e um passo à frente dos concorrentes!
Observar como se posicionam as marcas concorrentes é uma prática essencial para entender seu negócio. Essa análise é importante para compreender erros e acertos, além de trazer ideias e ajudar você a definir o lugar da sua empresa no mercado.
O monitoramento das redes sociais pode auxiliar também no posicionamento da marca em relação ao cliente. Afinal, atualmente, destacam-se no mercado as empresas que se mostram próximas ao público, resolvendo problemas de forma rápida e criativa.
Saber o que seus clientes estão falando nas redes sociais ajuda a adequar esse posicionamento ao que é esperado pelo público. Além disso, possibilita um suporte mais rápido aos problemas apresentados.
Agora que você já sabe porque fazer o social listening, que tal entender como colocá-lo em prática?
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar na prática do social learning. Mas, antes de usá-las, mapeie suas palavras-chave! Elas vão ser suas melhores amigas nesse processo.
As palavras monitoradas podem conter, por exemplo, o nome da sua empresa, possíveis erros cometidos pelo público quando procuram a marca, assuntos-chave e termos relacionadas também aos concorrentes.
Com as palavras-chave definidas, você está pronto para a próxima fase: as ferramentas!
Essa ferramenta te ajuda a monitorar assuntos que estão sendo pesquisados no Google. Apesar de ser um dos mais simples, esse site te ajuda a perceber qual o interesse das pessoas em determinados assuntos em épocas selecionadas e é super fácil de usar!
Por ser mais completo, o Swonkie permite o monitoramento em diversos canais. A ferramenta mostra dados comparativos e análises acerca do que é postado, fornecendo feedback sobre tudo que é realizado.
A Sprout Social permite, além do monitoramento dos dados, programação de postagens e análise de perfis. A ferramenta intensifica o relacionamento com o cliente, ajudando na criação de conteúdo estratégico e aumentando a qualidade das redes da marca.
Outra ferramenta complexa, a Mention realiza o monitoramento de muitas fontes ao mesmo tempo, permitindo assim a análise de tudo que é falado em relação à marca em tempo real.
Agora que você já sabe porque e como implementar o Social Listening, que tal colocar a mão na massa? Para aprimorar ainda mais a experiência do cliente, separamos também um dos nossos textos sobre Costumer Success. Dá uma olhada!
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