Conheça esses 3 tipos aplicações de RSE e saiba qual delas pode ser ideal para a sua empresa

Rate this post

Você conhece a importância das ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) para o seu negócio? Já pensou em como aplicá-las adequadamente à sua empresa?

Existem várias formas de realizar ações RSE, mas é necessário analisar quais delas cabem melhor no seu modelo de negócio.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas das aplicações que podem ser colocadas em prática, caso se adequem ao posicionamento da sua empresa.

Responsabilidade ambiental

As ações de RSE pelo meio ambiente podem ser aplicadas em empresas de qualquer tamanho. Nesse sentido, existem diversos modos de contribuir que podem demandar investimentos ou não.

Atitudes simples como não deixar as luzes acesas em cômodos vazios, incentivar o uso de copos e garrafas particulares para evitar o uso de copos descartáveis, reduzir o consumo de papel e separar material para reciclagem podem gerar grandes impactos no meio ambiente.

Além disso, as empresas maiores podem fazer ajustes de maior custo de implementação. Trocar as torneiras para automáticas, investir no aproveitamento da luz natural e ajustar processos de fabricação, são algumas das possibilidades.

A C&A é um exemplo de empresa que se dedica à sustentabilidade: todo ano, é publicado um relatório com suas ações aplicadas pelo bem do meio ambiente. A produção têxtil é adaptada, o tipo de algodão utilizado é diferente e eles priorizam fornecedores sustentáveis.

Consciência comunitária

Uma empresa deve sempre se manter atenta à comunidade ao seu redor. Ademais, é essencial que ela se esforce para levar benefícios para a sociedade.

Para isso, datas especiais como o Dia das Crianças ou o Natal são ótimas oportunidades para promover ou patrocinar eventos voltados à comunidade.

As possibilidades vão desde atividades culturais e esportivas até a inclusão de pessoas que sofrem exclusão em função de alguma deficiência, idade ou outro motivo, nos programas e treinamentos oferecidos pela empresa.

As visitas a centros de acolhimento de crianças e idosos, por exemplo, também são meios de fazer o bem para a comunidade. Além disso, o recolhimento de doações por parte dos colaboradores da empresa.

O banco Santander é modelo nessa prática: em 1998, foi criado o PEB – Programa Escola Brasil. Ele firma parcerias com escolas públicas e promove ações de diversos temas para as crianças. Esporte, arte, meio ambiente e empreendedorismo são alguns dos exemplos de ações RSE.

Responsabilidade social interna

É muito importante que os colaboradores da empresa se sintam satisfeitos com sua ocupação. Um funcionário contente com seu ambiente é mais produtivo e contribui para uma imagem externa favorável do negócio.

A fim de promover essa satisfação, podem ser efetuadas ações que façam com que os colaboradores sintam-se confortáveis e tenham sua criatividade estimulada.

Algumas das possibilidades são:

● Implantação de um canto de leitura, com livros sobre conhecimento geral. Essa ação capaz de agregar à vida pessoal e/ou profissional dos funcionários;

● Determinação de políticas transparentes, para que todos tenham consciência do que acontece em cada setor;

● Acompanhamento pessoal do setor de gestão de pessoas com cada um;

● Oferecimento de plano de saúde ou convênio.

Diversas outras iniciativas são válidas e devem sempre ser incentivadas. O Google é um exemplo famoso. Seu ambiente de trabalho desperta a criatividade do funcionário e faz com que ele se sinta à vontade para desenvolver suas funções.

Nem todos os exemplos citados, entretanto, podem ser aplicados a qualquer modelo de negócio. Por isso, é muito importante estudar o que se adequa melhor ao seu posicionamento. Assim, é importante colocar em prática aquilo que se alinha aos valores da empresa.

Gostou das dicas? Leia nosso texto sobre marketing de causa social e, se quiser saber ainda mais em como planejar esse tipo de estratégia, mande seu contato pra contato@criaufmg.com.br !

Redator da Cria

Recent Posts

3 erros que prejudicam suas vendas na Black Friday

A Black Friday é uma oportunidade única, mas para aproveitá-la é preciso ser estratégico. Confira…

4 horas ago

A importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas

Veja o que é e qual a importância do Aftermovie para o fortalecimento de marcas…

1 semana ago

Como o fascínio da Geração Z pela nostalgia influencia as marcas

Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…

2 semanas ago

Consultoria de Marca: o caminho para transformar sua empresa

Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…

3 semanas ago

Como impulsionar as vendas no Halloween

A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…

4 semanas ago

Naming: a estratégia de reconhecimento de marca

A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…

1 mês ago