#NãoChegouPuroMalteSkol: entenda essa estratégia de Marketing

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Recentemente, a Skol utilizou uma estratégia diferente no lançamento da nova cerveja Puro Malte. Você, que muito provavelmente viu a campanha #NãoChegouPuroMalteSkol, entendeu como a marca quis divulgar o novo produto? Nesse texto você vai entender completamente o que a Skol quis dizer.

Tudo começou com um experimento

Primeiramente, o anúncio inicial da campanha surgiu como um vídeo. Ele dizia que algumas latas de Skol Puro Malte haviam sido embaladas por engano junto com outras unidades normais. Assim, as latas que foram vendidas por engano faziam parte de um experimento, e a marca pediu para que as pessoas não bebessem, porque ficariam muito chateadas.

Como o experimento que estavam fazendo “vazou”, a marca resolveu espalhar que o lançamento da Puro Malte era Fake News. Ademais, afirmaram que a Skol jamais lançaria uma cerveja desse tipo.

Na propaganda podemos perceber o tom de um anúncio formal que quer alertar sobre algo importante: o vazamento do experimento secreto. A partir de um certo momento o vídeo passa a ter uma pegada mais natural, como a de alguém que te conta um segredo mas pede pra que você não o espalhe para ninguém.

Abrindo a campanha com esse vídeo, a marca aposta na ironia e nas Fake News para vender o produto. Além disso, nos outros vídeos da campanha, a Skol dialoga com o consumidor mostrando como ele poderia aproveitar bons momentos, caso a Puro Malte “tivesse sido lançada”.

Os memes e a ironia ajudam a vender o produto

Depois que o tom da campanha já tinha sido estabelecido no primeiro anúncio, vários outros vídeos começaram a surgir na internet. Entretanto, nenhum deles era realmente sobre a cerveja Puro Malte. Assim, memes da internet, como vídeos de cachorros e gatos fofos, e mensagens subliminares, começaram a aparecer nos “não anúncios”.

Contudo, #NãoChegouPuroMalteSkol também contou com elementos bem clássicos de várias campanhas de cerveja que já vimos muitas vezes por aí. Nesse sentido, no anúncio lançado durante o carnaval, vemos as pessoas curtindo a festa e tomando a cerveja, e é claro que quando o narrador diz que não vai ter Puro Malte todos ficam tristes. Podemos notar no vídeo que quando as pessoas estão com a latinha na mão, elas estão se divertindo bastante.

Apesar de ser um clássico, a campanha conta com elementos bastante atuais, como a estética dos stories do instagram, com várias partes do vídeo em loop. Além disso, um homem fantasiado de Donald Trump, e logo atrás dele um outro fantasiado de muro e usando um sombreiro, e uma drag queen piscando ao final, também aparecem.

Os haters também fizeram parte de #NãoChegouPuroMalteSkol

Ainda mostrando tópicos bem atuais na campanha, a Skol não deixou os haters da internet de fora. Haters são aquelas pessoas que enchem as páginas da marca com comentários negativos. Inesperadamente, a empresa também deu voz para eles na campanha da nova cerveja.

Nesse vídeo a empresa faz uma provocação a todos os haters que aparecem nos comentários dos posts. Assim, podemos ver que eles mesmos não entendem do que estão falando e, mesmo falando mal, experimentaram a cerveja para ver se é realmente tão ruim. Por fim, todos acabam gostando.

#NãoChegouPuroMalteSkol: uma campanha com o tom clássico mas inovador

Na campanha #NãoChegouPuroMalteSkol, a empresa acertou bastante ao fazer um clássico anúncio de cerveja com uma pegada totalmente nova. Assim sendo, vários elementos das propagandas, como memes, assuntos atuais e estéticas em alta na internet aparecem na campanha.

Além disso, outro ponto que chama a atenção é fazer o possível cliente pensar: “a Skol lançou ou não lançou uma nova cerveja puro malte?” E procurar o produto em bares e supermercados.

Segundo a diretora de Marketing da Skol, Maria Fernanda Albuquerque, a intenção era “despertar a curiosidade do público: seria possível lançar uma cerveja puro malte que não fosse pesada e que pudesse ser consumida em diferentes ocasiões? Skol Puro Malte? Seria isso uma Fake News? Então a campanha é sobre o ‘não lançamento’.”

Entendeu um pouco mais sobre a nova (e ousada) campanha de cervejas da Skol? Continue lendo mais sobre grandes marcas que vêm inovando em estratégias de comunicação, neste texto. E que tal bolar uma grande campanha de marketing para sua empresa? Entre em contato com a gente!

Redator da Cria

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