A intensa dinamicidade e a alta rotatividade do mercado de trabalho atual trazem à tona um questionamento interessante: quais habilidades podem destacar e, consequentemente, alavancar a carreira de um profissional em sua área de atuação nos dias de hoje?
Muitos podem dizer que a resposta é possuir um currículo repleto de cursos de pós-graduação, mestrados, MBAs, etc. Eles não estarão completamente equivocados. O mercado, no entanto, vem seguindo uma tendência diferente.
Empresários têm procurado cada vez mais por profissionais dotados de habilidades que competem à personalidade do indivíduo, as chamadas Soft Skills. Estas têm se destacado pelo efeito positivo que tem surtido no rendimento dos funcionários e nos resultados da empresa.
Soft skills nada mais são do que competências que variam de pessoa para pessoa em função da vivência individual de cada um. Bagagem cultural, gostos pessoais e experiências de vida são alguns dos fatores que influenciam na existência ou não de de tais habilidades . Podemos citar resiliência, empatia, colaboração e comunicação como exemplos conhecidos de Soft Skills.
Hard Skills são as habilidades técnicas que adquirimos nas salas de aula, por meio de cursos e graduações, que costumam constar nos currículos. Soft Skills , por outro lado, são competências adquiridas fora de ambientes acadêmicos e são fruto, principalmente, da inteligência emocional de cada sujeito.
Dessa forma, por serem habilidades orgânicas da pessoa que podem ser utilizadas positivamente no âmbito profissional, são que elas têm sido cada vez mais procuradas e valorizadas pelos profissionais responsáveis pela contratação de novos membros.
Uma pesquisa do Global Capgemini Digital Transformations Institute no ano de 2017 afirma que, dos aproximadamente 1.300 empresários que participaram da entrevista:
● 65% prezam por foco no cliente;
● 64% esperam engajamento nos processos em equipe e no trabalho;
● 64% valorizam quem busca constantemente por novos aprendizados ;
● 61% esperam habilidades para compreender as etapas da organização;
Baseado nesses dados, listamos algumas soft skills que vão fazer você um melhor funcionário para as demandas exigidas no mercado:
Sempre engaje nos processos e procure participar ativamente das atividades da empresa. Esse processo é essencial para que você seja visto como um bom profissional.
Em uma empresa que lida com diversos setores e processos, saber se comunicar de forma clara e eficiente é indispensável. Dessa forma, todas as informações sejam transmitidas e compreendidas corretamente. Evitando, assim, possíveis mal entendidos que possam prejudicar o bom rendimento do time.
A delegação de tarefas por funcionário numa empresa, tipicamente, acarreta numa jornada de trabalho consideravelmente árdua. Nesse sentido, é preciso saber administrar bem as funções que lhe foram demandadas sem que uma comprometa o andamento da outra.
Sabe-se que o mercado de trabalho atual é extremamente mutável e desafiador . Portanto, pessoas capazes de se adaptar bem e rápido a novas situações tendem a se destacar nesse tipo de ambiente.
Trabalhar em equipe vai muito além do simples relacionamento com colegas. Esta soft skill envolve procurar sempre proporcionar um ambiente agradável e positivo para todos os integrantes do time. Assim, todos se sentirão motivados tanto para desenvolver suas habilidades quanto para trabalhar suas dificuldades.
Um bom líder é altruísta e sabe mediar . É aquele capaz de enxergar através do olhar do outro para compreendê-lo com clareza e empatia, e assim auxiliá-lo no seu processo de crescimento. Um líder eficiente sabe gerir o tempo e as tarefas para o rendimento do seu time ser o melhor possível.
Agora que você já sabe o que são Soft Skills e quais delas são as mais valorizadas no mercado, vamos te dar algumas dicas para que você possa desenvolver aquelas nas quais tem mais dificuldade.
Em primeiro lugar, se conheça e identifique seus pontos positivos e negativos. Saber as atividades em que você é melhor e aquelas que você possui maior dificuldade para executar é essencial para iniciar seus trabalhos.
Procure criar o hábito de constantemente trocar opiniões sobre o que está bom e o que pode melhorar acerca do seu trabalho e dos seus colegas também. Assim, vocês contribuem mutuamente para que as habilidade citadas possam ser exercitadas e, consequentemente, desenvolvidas .
Tudo na vida exige dedicação. Para isso, organize-se. Saiba administrar bem seu tempo , defina com clareza seus afazeres e os disponha em ordem de prioridade .
Dessa forma, você consegue ter controle sobre suas obrigações. Assim você será capaz de direcionar melhor seu foco para aquilo que você pretende realizar naquele determinado momento.
Já quer colocar a mão na massa? Nesse textocontamos sobre algumas habilidades que tentamos desenvolver junto com nossos membros para tornar a empresa cada vez mais produtiva.
Nesse link aqui damos mais dicas que vão ser úteis para melhorar a eficiência dos seus funcionários e processos!
Apesar dos avanços tecnológicos, a tendência entre os jovens é de retomar nostalgicamente o passado.…
Aprenda como a consultoria de marca fortalece sua identidade no mercado e cria conexões emocionais…
A chegada do Halloween traz consigo uma ótima oportunidade para você se aproximar do seu…
A escolha do nome de uma marca não é aleatória, mas um processo estratégico que…
Explore as estratégias de Taylor Swift para a fidelização de fãs e aprenda a como…
Entenda o que é o Marketing de Provocação e veja 3 exemplos de como grandes…