A interatividade é um grande marco do mundo contemporâneo em que vivemos. Por isso, a era dos sites institucionais já ficou para trás. O que conecta a humanidade agora são as redes sociais. Seja para a busca de informações ou seja para manter um canal de comunicação, as redes seguem em expressiva ascensão.
É fundamental, portanto, que as empresas invistam nas rede sociais, além dos sites. Essa presença tende a gerar maior afinidade dos consumidores com a marca. Isso traz os clientes para mais perto e permite uma interação mais sólida e contínua.
Para se ter ideia, de acordo com com dados da eMarketer, empresa de pesquisa de mercado de tendências relacionadas a marketing digital, mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados a redes como Facebook, Instagram e Twitter.
Isso nos mostra o quão férteis são esses meios digitais para as marcas. Por isso, uma empresa que investe em suas redes tende a ter maior autoridade no mercado e conquistar novos clientes.
Outro ponto em frequente mudança é a forma de consumo em si. Com a explosão das vendas virtuais, muitas pessoas buscam referência online antes de adquirir algum produto ou serviço.
Um ponto bastante interessante sobre esses meios é a facilidade de feedback. Assim, quando se está administrando uma página em rede social, é possível obter dados bastante relevantes sobre o público alvo e seus interesses. Esses dados mostram, por exemplo, um perfil mais claro dos clientes. Isso inclui suas preferências e como chegaram à sua página.
Porém, existem várias redes por aí. Whatsapp, Facebook, Twitter, Instagram. Com isso, como saber qual a melhor para o seu negócio? É válido ressaltar a importância de conhecer bem o seu público para saber quais as melhores redes para a sua marca estar.
O Facebook é uma rede social de amplo alcance, que permite compartilhamento de fotos, vídeos e associação de link, como o site institucional da empresa. Além disso, o Facebook permite patrocinar os posts. Assim, aumenta o engajamento e torna a marca visível a outros públicos.
Rede social em ascensão, o Instagram é uma plataforma unicamente visual, isto é, trabalha apenas com fotos e vídeos. Trata-se de um meio dinâmico, moderno e mais simples de interagir com o público da sua marca.
O Twitter é baseado na escrita de posts curtos e dinâmicos, que podem ou não incluir vídeos e imagens. Com boa aceitação, principalmente pelo público mais jovem, a plataforma é conhecida por uma linguagem mais divertida e informal. Aliás, é lá que os famosos memes costumam se disseminar com maior facilidade.
Plataforma de audiovisual, isto é, compartilhamento de vídeos. O Youtube é uma boa forma de divulgar vídeo institucional, marketing de conteúdo, entre outros. Além disso, a facilidade de compartilhamento é boa para visibilidade da marca.
O LinkedIn é uma rede de menor alcance. Porém, representa uma boa opção para a divulgação do nome da empresa em busca de melhoramento ou capacitação profissional. A rede funciona para as empresas que estejam interessadas na contratação de profissionais qualificados e experientes, além de permitir o contato com outras empresas, possibilitando a ocasião de parcerias ou campanhas comerciais.
A mais recente a se popularizar. O Pinterest é, como o Instagram, composto por imagens. A rede possibilita com que a empresa realize uma divulgação de seus serviços,produtos campanhas, entre outros por categorias. Assim, o público interessado por determinado assunto pode conhecer mais da marca relacionada a ele. Você pode conferir mais sobre o Pinterest aqui.
É necessário, portanto, que a empresa alinhe suas redes ao seu posicionamento e adapte seu conteúdo aos interesses do cliente. Quer saber mais sobre quais as redes mais utilizadas pelas empresas e como saber qual delas funciona melhor para cada tipo de cliente? Confira esse texto!
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